A pandemia do novo coronavírus se tornou um grande desafio para toda a população. Ela trouxe mudanças significativas tanto para tarefas mais simples como ir ao mercado, quanto às mais complexas como ter que mudar toda a rotina por causa do isolamento social.

Com isso, muitas escolas fecharam as portas e muitos profissionais passaram a trabalhar de casa, impondo uma forma totalmente nova de vivência. Isso fez com que as pessoas passassem a conciliar a vida pessoal com a profissional, ajudar os filhos com as tarefas escolares e atividades de lazer.

Ufa! Muitas mudanças, né? Por isso, ouvimos a rotina de algumas mães em home office e pedimos algumas dicas para duas psicólogas para te ajudar a passar por toda essa situação. Vamos lá?

Use esse índice para navegar nos tópicos desse post:

Como tem sido a rotina de home office com os filhos em casa?

“Meu filho quer atenção o tempo inteiro já que eu estou em casa, então por mais que explique e converse com ele, ainda é difícil ele entender. Por exemplo, se eu estou em uma reunião por videoconferência, ele quer aparecer, dar oi, achar a letra “B” no teclado do notebook (risos), é bem difícil”, conta a professora do ensino fundamental, Andressa Oliveira, mãe de Bruno, 3 anos.  

O caso de Andressa é apenas um entre tantos pais e mães que passaram a trabalhar de casa na companhia dos pequenos, que também passaram a ficar em casa após a suspensão das aulas.

A carga horária parece dobrar com a quantidade de tarefas para fazer ao longo do dia (e também da noite): cozinhar, lavar, fazer reuniões, ajudar o filho com o dever de casa, realizar tarefas do serviço, atender aos pedidos do filho…

“O que ta pegando mais é a questão de alimentação, eu tomo café agora todo dia em casa, a gente almoça todo dia, tem o lanche da tarde e a janta, então geralmente não tinha esse costume, você ta na rua, sai, come alguma coisinha. Agora é parar pra fazer essas coisas. Você suja mais roupa, lava mais louça, enfim, a rotina de casa aumentou bastante”, diz Monique Casa Grande, mãe da Lívia de apenas 1 ano e 8 meses. 

“Eu tenho que realmente conciliar, se eu tenho 8/9h de trabalho, eu tenho que estender em quase 13, porque eu tenho que parar, descer, dar uma atenção, voltar enquanto ele dorme, quando ele pega um brinquedo e se distrai mais ou quando ele vê um desenho”, conta Beatriz Rezende, assistente administrativa da Gucci e mãe do pequeno Heitor de apenas um aninho.

O que fazer para lidar com as crianças durante o período de isolamento?

De início, a quebra da rotina pode ser encarada como uma situação de férias, por isso, é preciso organização. É importante que os pais não fiquem de pijama ao longo do dia, por exemplo, assim fica mais fácil da criança entender que mesmo de casa, existem tarefas a serem cumpridas.

Explique o que está acontecendo

Segundo a psicóloga Vanila Lopes, primeiro, é preciso explicar para os filhos o porquê da alteração da rotina. Explicar porquê não estão saindo de casa ou não estão frequentando a escola. 

“As crianças não sabem, elas imaginam, e isso pode gerar angústia e ansiedade nelas. Então sugiro que os pais expliquem de uma maneira mais lúdica, o porquê de todos estarem em casa”, finaliza.

Separe atividades

Crianças brincando durante o home office.

Durante o horário em que os filhos, teoricamente, estariam na escola/creche, é importante que os pais revezem no acompanhamento da aula online ou, caso as aulas não estejam ocorrendo, criem algumas atividades. Pintura e desenhos são ótimas para manter a criança ocupada enquanto você trabalha, por exemplo. 

“Não existe muita surpresa, nem muita mágica no que a gente pode colocar de atividade pras crianças fazerem”, diz a psicóloga Suely Casartelli, “Desenhar, pintar, jogar, não tem muita novidade”. 

Além das atividades citadas, Suely sugere que os pais deem certa responsabilidade aos filhos, principalmente quando se trata de uma tarefa importante no trabalho. Pode ser ajudando a guardar/limpar os brinquedos, passar um paninho na mesa, tarefas simples, mas que podem distrair e ainda oferecer maior responsabilidade para a criança. 

Monte um cronograma visual

Montar uma rotina, mesmo que não repita as ações, pode ajudar com os anseios da criança. 

A psicóloga Suely Casartelli conta como o planejamento é importante nesse momento: “Em primeiro lugar, mostre qual é o momento dele (filho) e qual é o momento dela (mãe).”

Vocês podem montar juntos um cartaz semanal – de forma bem visual – com as tarefas que a criança pode realizar. Você pode combinar os seus horários no trabalho com os horários do seu filho, mostrando a importância de cada um executar suas atividades durante aquele período. 

Se os filhos forem muito pequenos, não tem jeito: é revezar com as outras pessoas da casa para cuidar deles e tentar distraí-los com brinquedos e programas infantis. 

“Vamos dizer que a galinha pintadinha tem sido a minha salvação, porque ele realmente ta um grude comigo, tá puxado, nunca me senti tão cansada na vida, de verdade”, diz Beatriz. 

Faça pausas

A psicóloga Vanila explica a importância das pausas durante o trabalho: “Os pais precisam fazer pausas no trabalho, como faziam na empresa, e esse período de pausa pode ser dedicado aos filhos. Os pais podem revezar as pausas”. 

Se puder contar com a ajuda de outra pessoa de confiança, essa pessoa deverá respeitar as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para se prevenir ao novo coronavírus.

A analista de Recursos Humanos da BV, Monique Casa Grande, nos contou sobre como a ajuda de sua mãe com a filha Lívia, de apenas um ano e oito meses, tem sido fundamental para a rotina de home office:

“Eu não consigo, eu moro em apartamento, meu marido também trabalha remoto, eu to aqui no quarto, meu marido fica lá na sala, ele também faz call o dia inteiro, então eu acabo levando ela (filha) pra minha mãe todo dia. Minha mãe dá uma força, então às vezes ela manda já ela jantada, tudo o que tenho aqui, eu tenho lá, tem uma casinha pronta pra ela ficar lá”.

Aproveite para fazer coisas juntos

Além dos jogos no computador, smartphones e desenhos na TV, é fundamental que a família aproveite esse momento em casa para fazer atividades em conjunto. É um bom momento para cultivar o hábito de se alimentarem juntos e até deixar a criança ajudar nos preparos (sempre com supervisão, claro).

Essas tarefas em comum podem estimular o conhecimento e aproximar ainda mais as relações. “É importante que os pais deem um tempo de qualidade para os filhos, estar presente de verdade, pois as crianças sentem quando são deixadas de lado. É um período difícil para os pais e para os filhos, pois os dois lados estão demandando atenção e carinho”, diz Vanila.

Importante lembrar: isso não vai durar para sempre!

A crise do coronavírus vai passar. Em um futuro próximo, é importante podermos olhar para trás e perceber que passou. Para isso, o isolamento é fundamental para se proteger e proteger a saúde de todos ao nosso redor. 

Não existe um roteiro certo para trabalhar com os filhos em casa, mas algumas dessas medidas podem te ajudar a passar tudo isso com mais leveza. A gente sempre vai conseguir reagir e se adaptar a qualquer mudança. Saiba que, por mais difícil que pareça, no que a TotalPass puder ajudar, estamos à disposição.

Sugestões de atividades para as crianças

A psicóloga Vanila Lopes (CRP: 06/139462) separou algumas brincadeiras para os pequenos deixarem os smartphones e notebooks de lado para se divertirem em família:

1 – Quente ou frio

E aí, você lembra dessa?

Esconda um objeto sem que a criança veja e depois peça para ela procurar. Conforme ela está longe, você vai dizendo que está frio (muito frio, gelado, congelando), e conforme ela se aproxima do objeto você vai dizendo que está quente (muito quente, queimando, pegando fogo).

Esconda um bombom.

Além de divertido, será delicioso!

2 – Estátua!

Coloque uma música para tocar, ou você mesmo pode cantar. Você escolhe quando ficar em silêncio, logo em seguida, você diz “estátua!”, então a criança fica paralisada.

Neste momento, você brinca de mexer com o corpo da criança, e vale até fazer leves coceguinhas. Ganha quem não der risada! A criançada adora o desafio!

3 – Elefante colorido

Essa brincadeira não é muito antiga. As crianças fecham os olhos e o cuidador diz “Elefante colorido!”. Então, elas perguntam “Qual a cor?”. O adulto escolhe uma cor e a criança deve abrir os olhos e procurar. Ela tem 10 segundos para conseguir achar um objeto daquela cor ou pagará um mico!

A graça é inventar umas cores difíceis, pode ser de verde água até azul bebê! Já vai pensando no mico!

“Este pode ser um bom momento para fortalecer os vínculos. Não há nada melhor do que dar e receber afeto, de forma lúdica se torna melhor ainda. Deixa sujar e bagunçar um pouco. Não está sendo fácil para você, mas pode ser para o seu pequeno”, finaliza a psicóloga. Veja mais dicas como essa no Instagram da Vanila! 

Esperamos que essas dicas possam te ajudar a passar por este período tão complicado. Caso tenha alguma dúvida ou gostaria de compartilhar alguma dica com outras mamães, deixe nos comentários!