Traçar estratégias para encontrar um meio de como reduzir custos na empresa tem sido um dos grandes desafios do RH nos últimos tempos. Os gastos parecem que aumentam cada dia mais, e manter os colaboradores motivados e engajados pode ser uma tarefa árdua.

Saiba como reduzir custos na empresa
Cuidar da saúde mental dos colaboradores pode reduzir custos na empresa

Porém, muitas empresas não investem na saúde mental e bem-estar dos colaboradores. A longo prazo, esse investimento pode ajudar a reduzir os custos da empresa e diminuir a rotatividade do quadro de funcionários, além de prover um ambiente de trabalho mais saudável e menos tóxico. 

O cuidado com a saúde do colaborador deve ser visto como um dos principais pilares da empresa, já que as pessoas são a base de qualquer instituição. O problema é que muitas organizações enxergam essa parte como mais um gasto e não como uma forma de reduzir custos. 

Quer saber como reduzir custos na empresa cuidando da saúde mental e qualidade de vida dos colaboradores? Continue a leitura! 

Qual a importância de cuidar da saúde mental dos colaboradores? 

Uma empresa é feita de pessoas. Se os colaboradores do local não estão satisfeitos e felizes com o ambiente de trabalho, muita coisa pode começar a desandar. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Regus, mais de 60% dos colaboradores consideram o trabalho como um fator que abala a saúde mental. Isso porque, com a correria do dia a dia, prazos apertados e estresses internos, muitas pessoas podem acabar se sentindo sobrecarregadas, ansiosas e, em casos graves, o quadro pode evoluir para um Burnout

Além disso, muitos colaboradores, especialmente as mulheres, vivem uma jornada dupla, pois precisam cuidar dos filhos, doas afazeres domésticos, realizar cursos, lidar com as finanças, enfim, são diversos fatores que podem deixá-los sobrecarregados e estressados.

Um ambiente onde as pessoas não estão felizes e não se sentem motivadas está fadado ao fracasso. Os resultados começam a piorar gradativamente, muitos colaboradores começam a se demitir, o absenteísmo aumenta, a rotatividade dos funcionários se torna uma rotina e, em pouco tempo, a empresa pode até mesmo ir à falência.

Investir em recursos para que o colaborador se sinta mais motivado e feliz no ambiente de trabalho é uma forma de prever riscos e, a longo prazo, escolher o melhor cenário possível e que mais favoreça a empresa. 

Cuidar da saúde mental do colaborador não é uma tarefa fácil. Cada pessoa tem um desafio diferente para lidar, problemas pessoais e profissionais que influenciam diretamente nos resultados da empresa como um todo. 

Por isso, o RH precisa avaliar minuciosamente cada caso apresentado e, junto com as lideranças, chegar em um consenso da melhor forma de promover uma melhora de vida para aquele colaborador. 

Assim, os resultados aumentam, a produtividade melhora e os colaboradores ficam cada vez mais satisfeitos com o ambiente em que trabalham. 

Como reduzir custos na empresa?

Dicas para reduzir custos na empresa
Existem diversas formas de reduzir custos na empresa

No começo, é preciso de um investimento mais robusto em planos de saúde mental, dinâmicas diferenciadas para motivar as equipes e uma gestão de saúde completa que faz com que os profissionais de Recursos Humanos acompanhem cada caso da melhor maneira possível.

Porém, a longo prazo, esse investimento vale totalmente a pena, já que cuidar da saúde mental dos colaboradores pode levar uma série de benefícios para a empresa, como: 

Reduz o absenteísmo 

O absenteísmo é um sentimento de frustração, que geralmente é aliado à baixa produtividade dos colaboradores, além do psicológico comprometido. Quando se encontram nessa situação, as pessoas tendem a se abster do ambiente de trabalho, chegar atrasados com mais frequência ou não se importar tanto com a qualidade do que está sendo entregue. 

Esse conjunto de fatores é conhecido como absenteísmo, e é o primeiro passo para que o colaborador adquira um Burnout. Além disso, esse comportamento compromete a empresa, já que a pessoa não se importa com os prazos e com a qualidade do produto final. 

Isso faz com que a empresa sofra sérias consequências e pode gerar insatisfação dos clientes, além de uma situação delicada com os outros membros da equipe, já que alguns podem se sentir mais sobrecarregados ao realizar todas as tarefas para não gerar desconforto com as lideranças e gestores. 

Colaboradores felizes e motivados tendem a trabalhar melhor, cumprir os prazos e se importar com a qualidade do produto final, o que leva uma série de benefícios para a empresa. 

Reduz a taxa de turnover 

A taxa de turnover, também conhecida como taxa de rotatividade da empresa, é um indicativo muito importante para o RH. Quando muitos colaboradores começam a sair da instituição em um curto espaço de tempo é porque tem algo errado acontecendo. 

É preciso descobrir qual a raiz do problema e buscar meios de resolvê-lo da melhor forma possível. Os profissionais de Recursos Humanos precisam investigar como os colaboradores estão se sentindo, se eles estão insatisfeitos com algum processo interno ou se existe algum problema maior para que a rotatividade esteja tão alta. 

Se o problema está interligado com a saúde mental dos colaboradores, é necessário ter processos internos específicos que ajudem as pessoas a melhorarem a qualidade de vida delas dentro e fora da empresa. 

A taxa de turnover é muito importante, já que, quando uma empresa perde um colaborador, ela também perde um talento único. Além disso, é preciso recomeçar todo o processo de contratação com alguém que tenha fit cultural, domínio dos processos e conexão com os clientes e a equipe. 

Colaboradores motivados e felizes tendem a ficar na empresa por mais tempo, o que reduz significativamente a taxa de turnover. 

Aumento do rendimento 

A saúde mental é um fator importantíssimo para qualquer cargo, desde o estágio até a diretoria. Pessoas que não estão bem psicologicamente não conseguem fazer seu trabalho da melhor forma possível. 

Por isso, investir em programas e dinâmicas internas de melhora de saúde mental e qualidade de vida do colaborador pode aumentar o rendimento da equipe como um todo, melhorando os resultados e deixando todos mais produtivos e motivados.

Benefícios de reduzir custos na empresa
Há muitas vantagens em investir na saúde mental dos colaboradores

Reduz custos com plano de saúde 

O plano de saúde é um dos maiores gastos da empresa. E mais da metade desse valor é revertido para consultas com psicólogos, psiquiatras e outras especialidades relacionadas com a mente humana. 

Cuidar e monitorar a saúde mental internamente é a melhor forma de reduzir custos com o plano de saúde, já que é possível prever e tomar medidas eficientes para melhorar a qualidade de vida do colaborador da melhor forma possível com profissionais competentes dentro da empresa. 

Se você já pensou como reduzir custos na empresa, a resposta é: invista na saúde mental dos colaboradores. Pessoas felizes e motivadas trabalham melhor e geram mais resultados. 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Quer saber mais sobre nossos benefícios? Converse com um de nossos profissionais para implementar a TotalPass na sua empresa

Ou indique sua empresa clicando aqui!