Comunicar-se bem é uma habilidade fundamental no ambiente profissional. Porém, não é apenas pelas palavras que se dá esse tipo de relação: o nosso corpo também fala por meio de gestos, expressões faciais, postura do corpo, e até por outros aspectos, como roupas, acessórios e distância social. A isso, damos o nome de comunicação não verbal.

A importância da comunicação não verbal no ambiente de trabalho
A importância da comunicação não verbal no ambiente de trabalho. Fonte: Canva

Assim, aprender a habilidade de se comunicar bem vai muito além do discurso, mas sim até em como nos expressamos por meio dos nossos trejeitos e modo de ser. A comunicação não verbal é um aspecto muito importante no ambiente de trabalho, já que é assim que você mostra como escuta, olha e reage com os demais colaboradores – principalmente se você for um líder de equipe. Ou seja, certifique-se de que você está passando a imagem correta e alinhada com suas palavras.

O que é comunicação não verbal?

A comunicação não verbal é aquela que acontece além do uso das palavras faladas ou escritas. Ou seja, é por meio de comportamentos como olhares, gestos, toques, postura ou até outros aspectos como a roupa que se usa, a distância que mantém das pessoas, entre outros.

Cada um desses jeitos de se expressar podem significar algo. Por exemplo, a comunicação não verbal pode indicar repetição, que é quando o que você diz é confirmado pelo seu tom de voz ou gestos; contradição, que é quando você diz o oposto do que o seu corpo expressa, o que pode configurar que o que é dito é mentira; substituição, neste caso, o não verbal substitui uma mensagem verbal, com uma intensidade que não seria possível colocar em palavras; complemento, que é quando a comunicação não verbal complementa o verbal, como um tapinha nas costas depois de um elogio; e, por último, um reforço, que é quando o não verbal intensifica uma mensagem falada, como quando uma pessoa fica irritada e aumenta o seu tom de voz, além de estufar o peito.

Há inúmeras maneiras de se expressar e, muitas vezes, não percebemos que estamos passando uma imagem equivocada. Para isso, existem algumas dicas que você pode colocar em prática para aprender a se comunicar melhor.

Esteja presente no presente

Pode parecer redundância, mas estar focado no momento presente é fundamental para a auto-observação do seu jeito de ser e de suas reações. Por isso, praticar mindfulness pode ser uma boa estratégia para lhe trazer ao momento atual.

Isso é importante porque, ao estarmos focados no presente, conseguimos identificar nossos atos e agir de acordo com a comunicação que queremos transmitir.

Cuide do seu estresse

Pessoas estressadas costumam emitir julgamentos errados sobre a forma de se comunicar de outras pessoas, isso porque estão mais tensas e reativas. Por isso, se você está estressado, o ideal é identificar essa sensação assim que ela aparece (através da prática de mindfulness) e não entrar em nenhuma conversa ou qualquer tipo de embate no momento. Respire e se acalme primeiro, se não as pessoas poderão lhe interpretar de maneira equivocada.

Observe suas emoções

A comunicação não verbal está intrinsecamente relacionada às nossas emoções. Por isso, entender as suas é fundamental para manter um comportamento adequado com a imagem que você deseja passar. Assim, você será capaz de enviar os sinais não-verbais corretos, além de melhorar a compreensão que tem do outro.

Cuidar da sua comunicação não verbal configura autoridade na conversa
Cuidar da sua comunicação não verbal configura autoridade na conversa. Fonte: Canva

A comunicação não verbal deve ser priorizada sempre que nos relacionamos com alguém, pois a todo momento estamos comunicando algo ao outro. Por isso, cuidar com a força do seu aperto de mão, reduzir gestos nervosos, não cruzar os braços, não demonstrar inquietação e fazer contato visual podem ser dicas valiosas na hora de passar autoridade na sua conversa.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira todos os nossos canais nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também o canal da TotalPass no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais. Até a próxima!

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.