Capacitar os colaboradores de uma empresa é fundamental para que eles possam desenvolver e aperfeiçoar habilidades. Um ótimo método para isso é o e-training, modalidade de ensino a distância que utiliza os recursos virtuais e que tem surtido efeitos positivos. 

No atual período, em que grande parte dos funcionários está realizando o trabalho remoto, a aprendizagem não deve ser deixada de lado, pois ela pode ser uma forte aliada para motivar a equipe e aumentar o engajamento. 

Saiba cinco maneiras de oferecer treinamento para colaboradores em home office e confira as vantagens de aderir ao e-learning! 

#1 Plataformas

Quando o assunto é como dar treinamento à distância, o primeiro passo está na escolha das plataformas. É possível escolher apenas uma ou variar de acordo com a proposta do treinamento. 

No entanto, vale destacar que o e-learning conta com dois meios: 

  • síncrono: quando o treinamento acontece ao vivo;
  • assíncrono: quando o conteúdo é disponibilizado para que os colaboradores possam acessar em momentos diferentes. 

#2 Workshop virtual

O fornecimento de workshops já é parte da cultura organizacional de diversas empresas. Para fazê-lo virtualmente, as chamadas de vídeo são ótimas alternativas, como Hangouts, Skype e Zoom. 

Essas plataformas síncronas permitem a presença de dezenas de pessoas em uma só chamada, além de tornar possível a integração e o esclarecimento de dúvidas em tempo real. 

#3 E-books

e-training ebook

Os e-books são espécies de livros em formato digital que podem ser lidos através de computadores, tablets e celulares. Portanto, trata-se de um material bastante útil quando nos referimos ao treinamento para colaboradores em home office

Veja algumas dicas para produzir um e-book de fácil compreensão. 

  • Escolha um tema para abordar e se aprofundar.
  • Separe o conteúdo por partes e subtítulos.
  • Use ilustrações.
  • Evite trechos longos. 

#4 Vídeos e podcasts

Elaborar vídeos pode ser uma das maneiras mais fáceis e eficientes para transmitir o conteúdo com clareza e capacitar a equipe. Já o podcast é considerado uma novidade que tem levado a ótimos resultados, sendo um material em formato de áudio que se assemelha ao rádio. 

#5 Indicação de cursos online

Há inúmeros excelentes cursos online já existentes e disponíveis na internet, como de Employer Branding, sejam gratuitos ou pagos. Uma boa ideia é criar planilhas com links de cursos e fornecê-las para os colaboradores. Assim, eles podem conhecer materiais que não conheciam antes, acessar e aprimorar suas habilidades. 

A empresa também pode comprar alguns cursos para os colaboradores aprimorarem seus conhecimentos e consequentemente aplicarem na empresa. Esta é uma maneira de mantê-los engajados e atualizados no setor. 

Vantagens do treinamento à distância nas empresas

Oferecer treinamentos, por si só, já é uma forma de motivar os funcionários, levar autoconfiança e, consequentemente, reduzir o absenteísmo. Com o e-training, a otimização de tempo e a dinamicidade são grandes vantagens. Além disso, cada colaborador pode escolher o meio de estudo que tem maior afinidade, se tornando uma atividade mais prazerosa. 

Agora que você já sabe como dar treinamento à distância, comece já e mantenha a equipe motivada e integrada, mesmo em home office!