Quando a internet começou a se popularizar, as empreendedoras digitais já começaram a aparecer. Com o passar do tempo, elas foram crescendo ainda mais em número e diversidade de conteúdos, negócios e serviços. 

empreendedoras digitais
Que tal conhecer algumas empreendedoras digitais para se inspirar? Saiba mais!

O verdadeiro “boom” do empreendedorismo digital aconteceu na década de 2000, quando plataformas de redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn surgiram, abrindo novas oportunidades para o marketing digital e a criação de negócios on-line. E ele só aumentou com a conectividade e com o uso de dispositivos móveis.

Áreas de atuação das empreendedoras digitais

mulher no e-commerce
Mulheres no e-commerce? Confira!

Existem diversas áreas de atuação possíveis para as mulheres que desejam empreender no meio digital. A ideia é escolher um nicho de mercado com o qual se identifique mais e investir no negócio, aprendendo técnicas de vendas, marketing, finanças, entre outros.

Será que você saberia nos dizer quais são as áreas de maior destaque para as empreendedoras digitais? Pensando nisso, nós separamos as principais:

E-commerce

Muitas mulheres estão abrindo suas próprias lojas virtuais para vender produtos físicos ou digitais, criando marcas e gerando receitas a partir da venda de produtos em plataformas on-line.

Marketing Digital

Diversas empreendedoras estão se tornando especialistas em marketing digital, oferecendo serviços de marketing nas áreas de mídias sociais, SEO, e-mail marketing, conteúdo e outras estratégias. Formação e conhecimento em comunicação podem ser um diferencial interessante para quem quer ingressar nessa área.

Blogging e vlogging

Há quem não acredite no poder das influenciadoras, mas a realidade é que é mais do que possível ganhar dinheiro com seu próprio blog, canal de vídeo ou rede social especializada. A receita vem, especialmente, com publicidade, patrocínios e visualizações remuneradas pela própria plataforma.

Coaching e consultoria

Serviços de consultoria e coaching podem ser aplicados a diversas áreas, como negócios, carreira, finanças, marketing digital e desenvolvimento pessoal.

Educação on-line

Elas também investem em cursos e programas de treinamento on-line, compartilhando seus conhecimentos e experiências para ajudar outras pessoas a aprenderem habilidades e crescerem profissionalmente.

Interessante, não é mesmo? As mulheres estão ganhando cada vez mais espaço com seus próprios negócios. Ter esses exemplos de sucesso fortalece e incentiva a coragem de outras empreendedoras a investirem em seus produtos digitais e conseguirem viver do que amam. 

Por mais mulheres no empreendedorismo

Você sabia que, até 1962, as mulheres casadas só podiam trabalhar fora se o marido permitisse? O mesmo Código Civil que impôs essa regra (de 1916) impedia que as mulheres tivessem estabelecimentos comerciais, ou seja, não podiam empreender. Ainda bem que isso mudou, não é mesmo? 

Elas quebraram barreiras e o resultado é incrível: a última pesquisa do Sebrae, feita com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e publicada pelo G1, mostra que, no terceiro trimestre do ano passado, havia 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país, mais de 34% dos empreendedores.

4 empreendedoras digitais para inspirar

Arianna Huffington
Saiba mais sobre a Arianna Huffington, co-fundadora do site de notícias The Huffington Post

Ainda bem que temos muitos exemplos de empreendedoras para nos inspirar atualmente, não é verdade? Nós separamos quatro delas para contar sua história e como seu modelo de negócio fez toda a diferença. Continue lendo!

1 – Bianca Andrade (Boca Rosa)

Bianca Andrade começou a compartilhar seus vídeos em 2011, no YouTube, blog e Orkut. O batom que ela usava na época chamou a atenção do público e ela passou a ser conhecida como Boca Rosa.

O sucesso de Bianca não demorou a chegar e, dois anos depois, ela já estava fazendo aparições na televisão. Em 2016, a influenciadora começou a diversificar seus conteúdos na internet e até hoje é uma referência quando se fala em marketing de conteúdo, com lifestyle, maquiagens, empreendedorismo, entre outros assuntos. 

Em 2018, surgiram os primeiros produtos da Boca Rosa Company, a empresa de cosméticos de Bianca. A marca é resultado de uma parceria com a marca de cosméticos Payot e a Cadiveu, de produtos capilares. 

Só em 2022, o faturamento da Boca Rosa Beauty (linha de maquiagens) foi em torno de R$160 milhões. 

Atualmente, Bianca tem mais de 18 milhões de seguidores no Instagram e continua expandindo suas marcas com patrocínios e posicionamentos muito bem construídos.

2 – Nathália Rodrigues (Nath Finanças)

Nathália Rodrigues ficou conhecida na internet em 2019 com seus vídeos sobre educação financeira voltados para pessoas de baixa renda, compartilhando informações que aprendeu na faculdade de administração.

Em 2020, virou meme no Twitter: as pessoas compartilhavam suas falhas financeiras e postavam com a frase “Nath Finanças, falhei com você”. A conta de Nathália cresceu, ela se destacou falando sobre economia e finanças e hoje é referência no assunto.

Hoje em dia, ela é empreendedora e CEO da própria empresa, a Nath Finanças, é escritora do livro “Orçamento sem Falhas” e youtuber. Além disso, uma de suas novidades mais recentes é o livro “O Plano Perfeito”, idealizado em parceria com o escritor Ziraldo e voltado para o público infantil.

3 – Arianna Huffington

Apesar do “The Huffington Post” ser um veículo de mídia norte-americano, sua fundadora, Arianna Huffington, nasceu na Grécia. 

Ela fundou o site em 2005, para ser um blog de notícias. Rapidamente, ele se tornou um dos veículos mais lidos e compartilhados dos Estados Unidos.

O empreendimento dela não para por aí: em 2016 Ariana lançou a tribo global, uma companhia de tecnologia voltada para a mudança de formas de trabalho no mercado corporativo.

Além disso, ela participa de conselhos de administração de outras empresas, como a Onex Group, de investimentos, e a The B Team, voltada para a defesa de práticas empresariais mais humanizadas.

Arianna tem mais de 15 livros publicados e já foi nomeada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e uma das mulheres mais importantes do mundo na lista da Forbes.

4 – Luiza Helena Trajano

Luiza Trajano é a mulher que está à frente da gigante Magazine Luiza. Ela assumiu a empresa em 1991 e, já em 1992, começou a transformar a forma de vender. 

Ainda naquele ano, os compradores podiam ir até a loja e serem auxiliados por um vendedor para adquirir produtos que não estavam expostos por meio da “loja virtual”. 

Atualmente, a Magalu é uma das maiores redes de varejo do Brasil: só o e-commerce tem mais de 40 mil colaboradores! 

Uma curiosidade é que o nome Magazine Luiza foi sim dado em homenagem a uma mulher chamada Luiza, mas não é Luiza Helena Trajano! Sua tia, que tinha o mesmo nome, era dona da loja “Cristaleira”, onde Luiza Trajano começou a trabalhar aos 12 anos. Depois, a loja foi rebatizada, mas com o nome da tia, não da sobrinha. 

Segundo a Forbes 2022, Luiza Trajano tem um patrimônio estimado em mais de 1 bilhão de dólares e a marca segue crescendo, com serviços financeiros e a aquisição de outras grandes lojas do mercado on-line, como Netshoes, Estante Virtual e Jovem Nerd. 

Livros sobre mulheres empreendedoras

Não há forma melhor de aprender sobre empreendedorismo feminino do que com bons livros sobre o assunto, não é mesmo?

Separamos alguns títulos para você conhecer, escritos por mulheres fortes que transformaram seus sonhos em realidade.

Girl Boss, de Sophia Amoruso

Sophia começou a vender roupas usadas no eBay e hoje é fundadora e CEO da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares e com mais de 350 funcionários.

Além de falar sobre a vida da autora, em cada capítulo do livro tem um ensinamento para mulheres que empreendem.

Empreendedoras de alta performance, de Andréia Roma, Tatyane Luncah e Vanessa Cotosck

Este livro reúne a história de 40 mulheres brasileiras com tudo sobre suas estratégias de empreendedorismo e dicas para outras mulheres que estão se preparando para o mundo dos negócios. 

Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar, de Sheryl Sandberg

Sheryl Sandberg é COO (Chief Operation Officer) do Facebook e pela Forbes como uma das dez mulheres mais poderosas do mundo. No livro, a autora incentiva as mulheres a sonharem alto, assumirem riscos e buscarem seus objetivos. 

Gostou desse texto? Saiba que as mulheres estão cada vez mais em evidência na internet, seja com um produto ou serviço revolucionário ou com um negócio digital que viralizou. 

A internet é uma ferramenta muito poderosa quando bem utilizada e, com a orientação correta, as empreendedoras digitais podem alcançar um público-alvo sólido e alcançar o sucesso com suas marcas.