Ter uma equipe eficiente é um dos maiores desafios do ambiente corporativo. Isso porque a estruturação de um time energético envolve diversos fatores e, entre eles, está a motivação.

Como motivar uma equipe? Qual a relação entre motivação e produtividade? Continue a leitura para ter essas e outras respostas!

Motivação e produtividade: qual a relação?

Desde a infância, somos movidos por estímulos e recompensas – “Se você comer tudo, poderá ganhar sobremesa”. Assim, chegamos na fase adulta ainda com essa necessidade, que é levada também ao âmbito profissional.

Em outros termos, a motivação e a produtividade estão diretamente relacionadas em todas as áreas de nossas vidas.

Trata-se de um fenômeno psíquico, lá no subconsciente. E o responsável é um neurotransmissor bastante conhecido: a dopamina. Quando uma pessoa se sente motivada, o organismo libera esse neurotransmissor, aumentando o foco e a concentração. Consequentemente, aumenta-se a produtividade.

5 fatores essenciais para ter colaboradores motivados e eficientes

Saiba como ter uma equipe motivada e fazer uma gestão de equipe desde a atração de talentos, no processo seletivo, até a retenção dos profissionais na empresa. Lembre-se: motivação e produtividade andam lado a lado.

Processo seletivo

A estratégia para montar uma equipe eficiente precisa começar desde o processo seletivo, buscando e atraindo candidatos com perfis alinhados à cultura organizacional. 

Para isso, capriche na descrição da vaga, da empresa (missão, visão e valores) e deixe os pré-requisitos bem claros. Usar um tom de voz condizente com a cultura da organização é uma ótima ideia. Reforce tudo durante as entrevistas.

Comunicação

Uma comunicação clara é a chave para qualquer organização, sendo um sinal de transparência e evitando “disse-me-disse”. 

O feedback, por exemplo, é uma excelente ferramenta de comunicação. Em forma de bate-papo, é possível alinhar expectativas de ambas as partes, apontar os pontos positivos e aqueles que precisam ser melhorados. Estude e utilize técnicas de comunicação não violenta.

Delegação de tarefas

Os líderes são importantíssimos para uma empresa, já que estão ligados tanto à gestão de pessoas quanto à equipe e aos clientes. Sabe-se que a responsabilidade é imensa e as atividades são muitas. No entanto, a delegação de tarefas é uma maneira de demonstrar confiança e de motivar os colaboradores. 

Reconhecimento

Quem não gosta de ser reconhecido e elogiado por seu esforço, não é? É necessário quebrar essa barreira e valorizar um bom trabalho. Assim, o colaborador irá se sentir notado e terá mais energia para continuar trazendo bons resultados.

Salários, benefícios e crescimento

Naturalmente, essas são as primeiras coisas que os profissionais buscam em um emprego. Ofereça remuneração compatível com o mercado, benefícios e oportunidades de crescimento na empresa. Do contrário, o resultado no longo prazo será desmotivação e a perda de grandes talentos para a concorrência. 

E aí? Motivado para montar uma equipe eficiente, ativa e que consiga atender às demandas? Essas e outras dicas, você encontra no blog da TotalPass!

indique sua empresa totalpass