Em uma empresa, aderir à ergonomia é fundamental para o bem-estar de cada membro da equipe, apresentando vantagens tanto para os líderes, quanto para os funcionários. No entanto, muitos gestores enfrentam dificuldades para colocar os fundamentos da ergonomia, de fato, em prática.

Saiba o que é ergonomia no trabalho, seus benefícios, os principais tipos e confira como aplicá-la na empresa. 

O que é ergonomia no ambiente de trabalho e quais são os benefícios?

O conceito de ergonomia está associado à relação ser humano-trabalho e visa melhorar aspectos como conforto, satisfação e saúde. Além disso, tem como objetivo diminuir perigos, erros e acidentes no trabalho.

Muitas doenças ocupacionais, ou seja, aquelas que são desencadeadas pelas atividades do colaborador em sua função, ocorrem devido à falta de ergonomia. Por isso, aplicá-la significa prezar pela qualidade de vida dos profissionais.

Como resultado há maior produtividade, menor índice de ausências ou afastamentos e um ótimo clima organizacional. Veja os sete benefícios da ergonomia no trabalho

Tipos de ergonomia do trabalho

É comum que muitas pessoas pensem que a ergonomia se refere apenas às condições físicas. Na verdade, há também a ergonomia cognitiva e a organizacional, tão importantes quanto. Confira! 

Ergonomia física

Postura inadequada, movimentos repetitivos e levantamento de objetos pesados são os exemplos mais comuns de uma ergonomia física ausente. Em outras palavras, trata-se da relação entre as atividades físicas executadas no trabalho e a anatomia do colaborador, que, muitas vezes, é prejudicada devido à falta de infraestrutura e mobiliário adequado.

A ergonomia home office também é algo a ser levado em consideração. Por esse motivo, é importante se certificar de que o profissional possui os equipamentos e as condições ideais, como mesa e assento ergonômico. 

Ergonomia cognitiva

Já a ergonomia cognitiva estuda processos como raciocínio, resposta motora, percepção e memória, além de amenizar sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Demandas excessivas e pressão psicológica costumam ser os maiores responsáveis pela ausência de ergonomia cognitiva. 

Ergonomia organizacional

O último segmento da ergonomia, mas não menos importante, é o organizacional. Aqui, o foco é intervir na cultura e no clima da empresa, analisando aspectos como comunicação, trabalho cooperativo, gestão, entre outros.

NR 17: ergonomia

Com o objetivo de estabelecer normas e orientações relacionadas à ergonomia no trabalho, foi criada a NR 17 (Norma Regulamentadora), que já no primeiro parágrafo diz:

“Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Portanto, para desenvolver uma empresa ergonômica, tem-se como ação prática e infalível seguir a NR, que é estruturada da seguinte maneira:

  • levantamento, transporte e descarga individual de materiais; 
  • mobiliário dos postos de trabalho; 
  • equipamentos dos postos de trabalho; 
  • condições ambientais de trabalho; 
  • organização do trabalho.

Agora que você já sabe onde encontrar as medidas necessárias, aplique a ergonomia e priorize o bem-estar geral. Confira também o post da TotalPass sobre E-training!

indique sua empresa totalpass