As habilidades emocionais, ou soft skills, têm conquistado espaço na hora de os RHs das empresas procurarem por novos candidatos. Mais do que conhecimentos técnicos, que podem ser treinados, elas ajudam no desenvolvimento da equipe e da empresa como um todo.

Como desenvolver habilidades emocionais no trabalho
Como desenvolver habilidades emocionais no trabalho? / Reprodução: Canva

Por serem capacidades que fazem com que os profissionais consigam lidar melhor consigo mesmos e com os outros, as habilidades emocionais estão ganhando espaço nas entrevistas de emprego como características a serem observadas pelos recrutadores.

Mas o que são as soft skills e como elas podem ajudar na sua carreira?

O que são habilidades emocionais?

As habilidades emocionais vão muito além da experiência na área, conhecimento técnico e inteligência: elas são a capacidade de um profissional em resolver problemas, se relacionar com a equipe e entender os seus pontos de melhoria.

Com a grande concorrência no mercado de trabalho, um profissional com as soft skills bem desenvolvidas pode se destacar em meio às contratações.

Mas quais são as principais habilidades emocionais para avançar na carreira?

Adaptabilidade e flexibilidade

A flexibilidade é a habilidade de se adaptar facilmente às mudanças, seja de serviços, de setor ou até de liderança. Além disso, muitas mudanças podem acontecer no decorrer de um projeto e, se adaptar para trazer melhores resultados, pode ser desafiador.

Um profissional com uma boa capacidade de se adaptar também pode se tornar mais criativo e ajudar a equipe a resolver problemas.

Empatia e resiliência

Apesar das mudanças no mercado de trabalho, muitas pessoas ainda acreditam que errar é proibido. Assim, acabam não aprendendo a utilizar aquela experiência como um aprendizado para evitar erros futuros.

Por isso, a resiliência, que é a capacidade de aprender com seus erros, e a empatia, que é saber se colocar no lugar do outro, são habilidades emocionais muito valorizadas num profissional.

Bons líderes devem ser capazes de serem empáticos quando alguém da sua equipe comete algum erro, assim como os outros membros do time.

Compreender os sentimentos e as necessidades das pessoas torna um ambiente mais agradável e gera confiança entre todas as pessoas da equipe.

Inteligência emocional

Inteligência emocional é a capacidade de perceber as próprias emoções e saber gerenciá-las.

Essa habilidade emocional se tornou cada vez mais necessária ao longo dos últimos anos, visto que colaboradores estressados podem desenvolver síndromes como a do Burnout.

Além disso, desenvolver a inteligência emocional pode trazer inúmeros benefícios para a sua carreira profissional. Veja mais em nosso vídeo:

Automotivação e estudo contínuo

Funcionários automotivados necessitam de menos atenção e monitoramento, pois são capazes de se gerenciarem e estabelecer metas e traçar objetivos.

Alinhado a isso, está a capacidade de continuar se atualizando sobre sua profissão, para que traga sempre inovações da área para propor soluções dentro da empresa.

Colaboração e humanização

Como está a colaboração com a sua equipe?

Estar presente e saber trabalhar em grupo são habilidades emocionais muito importantes para desenvolver um trabalho em conjunto, principalmente em tempos de pandemia em que a maioria das reuniões são remotas.

Prestar atenção nas necessidades e nas falas dos outros é importante para que se sintam valorizados.

Como as habilidades emocionais podem ajudar a alavancar a carreira?

A boa notícia é que as habilidades sociais são treináveis!

Veja algumas maneiras de desenvolver ou fortalecer as soft skills:

Descubra como se autorregular

Entender suas emoções e pensamentos e saber controlá-los é o primeiro passo para desenvolver habilidades emocionais como inteligência emocional, empatia e flexibilidade.

Para que seja possível se controlar quando a raiva aparecer, você deve treinar isso antes de acontecer. Aprender como começar a meditar poderá lhe ajudar a se controlar em momentos de estresse.

Gerencie o seu tempo

Fazer uma boa gestão do seu tempo poderá lhe ajudar a se sentir (e ser) mais eficiente. Assim, você conseguirá organizar momentos de trabalho, de estudo e de lazer.

Saiba identificar se tarefas urgentes realmente precisam ser feitas na hora ou podem ser remanejadas.

Faça o seu próprio feedback

Assim como as empresas possuem a cultura do feedback entre líderes e liderados, você pode fazer isso consigo mesmo.

Pergunte a amigos, familiares, colegas de trabalho e até aos seus gestores quais são as características que eles vêem que você pode melhorar.

Desenvolver soft skills no trabalho
Benefícios de desenvolver as soft skills no trabalho / Reprodução: Canva

Aprimorar suas habilidades emocionais no ambiente de trabalho poderá fazer com que você se desenvolva num profissional com mais inteligência emocional e capacidade criativa. Que tal começar a colocar algumas das nossas dicas em prática?

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição. 

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?