Assim como as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul, o Janeiro Branco foi criado com o intuito de trazer para o debate questões relacionadas à saúde mental das pessoas. Ela é uma iniciativa popular criada por psicólogos, psiquiatras e outros profissionais da saúde a fim de colocar os cuidados com a mente e com a saúde mental em destaque.

O que é o janeiro branco e importância para empresas
O que é Janeiro Branco e a importância para sua empresa / Reprodução: Canva

Ao analisarmos dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), percebemos a importância desse assunto: até 2030, a depressão deverá ser uma das principais doenças no mundo. 

O Brasil já lidera a maior taxa de pessoas com ansiedade no mundo e é o quinto em casos de depressão. Com a pandemia, os casos dessas doenças se intensificaram ainda mais.

Por isso, foi criado o Janeiro Branco – iniciativa que visa desmistificar doenças como ansiedade, depressão, abuso de álcool e até esquizofrenia. 

Além disso, também tem o objetivo de oferecer alternativas para minimizar o impacto negativo desses transtornos mentais que, num primeiro momento, podem não se mostrar tão graves assim – porém, possuem danos sérios, como isolamento e problemas físicos de saúde.

A importância da saúde mental

Após a pandemia do coronavírus, o tema da saúde mental ganhou cada vez mais importância na vida dos brasileiros. Aprendemos que não basta cuidarmos do corpo sem nos preocuparmos com a mente também.

As incertezas e inseguranças sobre o futuro geram ansiedade e depressão em um grande número de pessoas. Ao nos encaminharmos para o fechamento do segundo ano de pandemia, muitas restrições ainda seguem presentes no cotidiano das pessoas.

O cuidado com a saúde mental para sobreviver a tudo isso de maneira esperançosa é um dos meios encontrados por muitas pessoas. Ser gentil consigo mesmo, procurar terapia e cuidar de si são pequenas atitudes de amor consigo mesmo e com os outros.

Quem já andou de avião, conhece a premissa: em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão e você deve primeiro colocar em si mesmo, depois no outro. Se não estamos bem, se não cuidamos de nós mesmos, não conseguimos ajudar o outro.

Como promover a saúde mental

Iniciativas como o Janeiro Branco são uma das formas de promover a saúde mental na sociedade, já que, a partir disso, é possível colocar este assunto em pauta nas discussões tanto em empresas, quanto em escolas e na comunidade em geral.

Assim, é possível incentivar estilos de vida mais saudáveis nas pessoas, além de promover acolhimento para que não se isolem, conversem sobre seus problemas e procurem ajuda.

Pessoas com a saúde mental debilitada são improdutivas e ineficientes, podendo até afetar a economia do país e prejudicar as empresas que trabalham. Por isso, iniciativas como o Janeiro Branco são muito mais impactantes do que podem parecer num primeiro momento.

Quais ações de saúde mental implementar nas empresas?

Criar ações dentro da sua empresa para saúde mental pode trazer inúmeros benefícios para os seus colaboradores, já que, assim, os funcionários se sentem valorizados pelo seu empregador.

Promover a saúde mental dentro da sua organização poderá:

  • Aumentar a qualidade de vida no trabalho;
  • Melhora o clima organizacional; 
  • Aumenta a confiança e a percepção de pertencimento dos colaboradores; 
  • Criar relacionamentos mais sólidos; 
  • Gerar mais produtividade;
  • Reduzir o absenteísmo;
  • Aumentar a boa percepção da marca perante os clientes, com publicidade espontânea dos próprios colaboradores.

Veja quais ações adotar para promover a saúde mental dentro da sua empresa.

Incentive a saúde mental na sua empresa

Faça campanhas de saúde mental para seus colaboradores, como a conscientização sobre o que é saúde mental, como cuidar de si e pequenas mudanças no dia a dia.

Além disso, alinhe com as lideranças os valores da empresa e certifique-se de que eles coloquem em prática. É possível acompanhar se o trabalho exigido não está fora do alcance do colaborador, se os prazos exigidos são viáveis, se as reuniões de one-on-one são feitas regularmente, etc.

Peça feedback dos colaboradores

Além de acompanhar o rendimento da equipe diretamente com os líderes, certifique-se de ouvir, eventualmente, os colaboradores. Dar um espaço para que eles possam dar sua opinião é importante para o sentimento de pertencimento de toda a equipe.

Ofereça benefícios de bem-estar

Ao oferecer um plano de saúde, certifique-se de que ele cubra consultas com psicólogos e psiquiatras para que você consiga oferecer este serviço aos seus colaboradores. Outra opção seria implementar benefícios corporativos de terapia, como o Psicologia Viva.

Além disso, ao oferecer um benefício corporativo como a TotalPass, você acrescentará diversos outros auxílios, como aulas de yoga, meditação, massagem, receitas fitness, entre outros – tudo para promover a saúde mental de nossos beneficiários.

Janeiro Branco incentiva terapia para colaboradores
Oferecer benefícios como terapia para seus funcionários faz parte de iniciativas do Janeiro Branco / Reprodução: Canva

Incentive atividades físicas

Além de benefícios para o corpo, a prática regular de exercícios físicos também é ótima para a mente. Por isso, incentivar que seus colaboradores incorporem uma atividade física em suas rotinas é essencial para a promoção da saúde mental.

Ao incluir um benefício corporativo como a TotalPass, você estará oferecendo muito mais do que acesso às melhores academias para os seus funcionários. Você encontrará diversos treinos on-line para praticar em casa ou onde estiver por meio da plataforma do Queima Diária, além de inúmeras dicas e conteúdos exclusivos.

Mostre o valor dos colaboradores

Agradeça os colaboradores pela dedicação na sua empresa, mostrando o valor que eles possuem para a instituição. Mande recados, envie mensagens e se comunique com eles. Ofereça ajuda e demonstre apoio psicológico.

Utilize a tecnologia a seu favor

Principalmente em tempos de pandemia, usar a tecnologia para engajar os funcionários é primordial para ter colaboradores mais motivados.

Use e abuse da sua criatividade. Implemente happy hours como parte do calendário da empresa, com jogos e um tempo simplesmente para conversar.

Aqui na TotalPass, todas as sextas-feiras, separamos os primeiros 10 minutos da reunião do departamento de marketing para promover relaxamento e meditação entre todos os colaboradores.

Avalie os resultados e faça melhorias

Após implementar ações de saúde mental na sua empresa, chegou a hora de avaliar a percepção dos colaboradores em relação às novas práticas.

Pergunte a eles o que eles pensam sobre as mudanças de hábitos, veja a adesão efetiva dos seus funcionários aos benefícios e faça as melhorias necessárias para implementar uma saúde mental organizacional efetiva e duradoura.

Janeiro Branco e a saúde mental nas empresas
Janeiro Branco traz à tona saúde mental nas empresas / Reprodução: Canva

O Janeiro Branco é uma iniciativa para trazer à luz discussões a respeito da saúde mental. Com a pandemia do coronavírus, este é um assunto cada vez mais difícil de ignorar – e que deve ser levado muito a sério. Implemente melhorias de saúde mental na sua empresa e colha os benefícios de colaboradores mais motivados e valorizados.

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?