A organização pessoal e profissional é extremamente importante para diferentes âmbitos da vida. Ser uma pessoa mais organizada pode ajudar na produtividade, no bem-estar, motivação e até mesmo na saúde mental dos colaboradores.

Saiba como manter a organização dos colaboradores
A organização ajuda também na saúde mental dos colaboradores

Muitas vezes, com a correria da rotina, o dia pode virar um caos. Tem semanas que parece que tudo acontece ao mesmo tempo e você fica sem tempo até de respirar, não é mesmo? Afinal, o dia tem apenas 24 horas e, às vezes, parece impossível conseguir conciliar tudo nesse espaço de tempo. 

Sem contar com a organização, as tarefas podem se acumular, você pode esquecer de fazer algo, perder uma reunião importante… A vida sem organização é o verdadeiro caos, e causa muito estresse

A desorganização atinge muitas pessoas, especialmente no ambiente de trabalho. Conciliar a vida pessoal e profissional pode ser uma tarefa complicada, especialmente para quem tem filhos e uma família dependente em casa. 

A organização no trabalho também pode ajudar muito a motivar a equipe. E sabemos que o grande sucesso de uma empresa são as pessoas. Quando os colaboradores estão felizes, motivados e engajados com a instituição, ambos os lados só têm a ganhar. 

Porém, não é tão fácil incentivar os colaboradores a serem mais organizados. E o RH tem um papel essencial nessa jornada. Quer saber mais? Continue a leitura. 

Como manter a organização dos colaboradores? 

O primeiro passo para manter a equipe organizada é a empresa praticar a organização interna. Ou seja, os rituais, as funções e a senioridade de cada um precisa ser bem clara para todos os colaboradores desde o momento da contratação, alinhado com as lideranças

Além disso, um onboarding multidisciplinar e unilateral, onde seja bem explicado todos os processos internos, as pastas de trabalho e outras informações importantes é essencial para a organização e bom desempenho do colaborador. 

A própria empresa, por si só, precisa ter processos que incentivem a organização interna da equipe. Até porque, ser uma pessoa organizada, leva uma série de benefícios não só para a profissão, mas também para o bem-estar e qualidade de vida de cada um. 

Qual a relação da organização com a saúde mental? 

Saiba os benefícios da organização para a saúde mental
A organização ajuda muito na saúde mental e qualidade de vida

Um dos grandes benefícios da organização é a melhora da saúde mental do indivíduo. 

A falta de saúde mental era um problema que estava sendo observado há anos por pesquisadores e profissionais de diversas áreas. Inclusive, problemas como ansiedade e depressão tiveram um aumento estrondoso nos últimos tempos. 

Com a pandemia causada pelo Coronavírus, isso parece ter piorado ainda mais. As pessoas, ao precisarem ficar trancadas em casa para se manterem a salvo, desenvolveram uma série de problemas mentais, além de uma piora considerável na qualidade de vida. 

De acordo com dados da FAPESP,  34% dos fumantes aumentaram o número de cigarros consumidos por dia e 17,6% das pessoas aumentaram o consumo de álcool. Além disso, o percentual dos que realizavam atividades físicas semanais caiu de 30,4% para 12,6%. 

Além disso, das pessoas entrevistadas, 40,4% disseram ter sentimentos de tristeza ou depressão e 52,6% afirmaram experimentar sentimentos de nervosismo ou ansiedade, muitas vezes ou sempre. O maior impacto na saúde mental ocorreu nos adultos jovens e nas mulheres.

Indique sua empresa

Ou seja, os primeiros meses da pandemia foram bem difíceis para os brasileiros como um todo. Hoje, mais de dois anos depois, o cenário parece estar melhorando, porém, as sequelas desses tempos ainda existem na mente e na rotina de cada um que sofreu no período. 

A desorganização também é um fator determinante para a qualidade de vida e a melhora da saúde mental. 

Você já ouviu o ditado “casa arrumada, mente arrumada”? Parece apenas uma falácia popular, mas, na verdade, é um dialeto que reflete muito a realidade. 

O cérebro humano funciona a partir de pequenos incentivos e percepções. Se forem visuais, ainda melhor! Por isso que, ao terminar de fazer uma faxina na casa, por exemplo, nosso corpo é tomado por uma sensação reconfortante de satisfação e felicidade. 

Por isso, é essencial manter a organização. Ao ter tudo arrumado da melhor forma possível, a nossa mente entende que está no controle das coisas, o que libera uma série de hormônios bons para o organismo, entre eles, a serotonina (conhecida como hormônio da felicidade). 

Sabemos que, depois de um dia cansativo, parece uma tarefa impossível organizar as coisas e cuidar um pouco de si mesmo. Porém, essa atitude pode até mesmo ajudar o indivíduo a dormir melhor e ter mais produtividade ao longo do dia. 

Como incentivar os colaboradores a serem mais organizados? 

Agora, você já sabe todos os benefícios pessoais sobre ser uma pessoa organizada. No âmbito profissional, não é tão diferente! 

Dentre os benefícios de ser um colaborador organizado, destacam-se: 

  • Alta produtividade;
  • Boa gestão de tempo
  • Melhor comunicação;
  • Ser mais disruptivo; 
  • Maior motivação; 
  • Melhor execução das atividades; 
  • Entre outros. 

O RH pode tomar algumas atitudes para ajudar os colaboradores a manterem a organização, como: 

Incentive o uso de agenda  ou planner

Ter uma agenda é ótimo para a organização
A agenda ajuda na gestão do dia a dia.

A agenda profissional é uma das maiores aliadas do colaborador moderno. Incentive as pessoas a anotarem tudo lá, desde reuniões profissionais até compromissos pessoais. Assim, ele não perde nada, já que recebe notificações em tempo real e lembretes de tudo. 

O ambiente de trabalho importa 

Especialmente no home office, muitas pessoas não organizam a mesa de trabalho ou vão com o computador para cima da cama ou para o sofá. Além dessas atitudes atrapalharem a concentração, elas são prejudiciais para a postura. Incentive a equipe a trabalhar em uma mesa limpa e organizada, com apenas os itens essenciais à vista. 

Por isso, é extremamente importante que a empresa ofereça uma infraestrutura para que o colaborador tenha o melhor ambiente de trabalho possível, mesmo em casa. 

Divida as tarefas por dia 

Incentive a equipe a dividir as tarefas por dia de trabalho. Assim, nas primeiras horas da jornada profissional, o colaborador já planeja todo o seu dia e organiza as demandas da melhor forma possível, criando uma satisfação maior e uma sensação de controle profissional. 

Evite tarefas de última hora 

Tudo bem surgir uma demanda extra um dia ou outro, mas isso não pode virar uma constante na empresa. Além de causar problemas sérios como Burnout, essa atitude quebra toda a organização e planejamento que o colaborador fez para o dia. 

Estabeleça ações interativas para cumprimento de metas 

Depois dos colaboradores aprenderem a organizar as demandas por dia, se adaptarem ao uso da agenda e terem um ambiente de trabalho propício para trabalhar, é hora de incentivá-los a se manter assim para cumprimento de metas. Para isso, você pode implantar dinâmicas interativas e multidisciplinares para a equipe. 

Incentivar a organização dos trabalhadores é muito importante para eles se desenvolverem como profissionais e como pessoas também, além de ajudar muito na saúde mental. 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Quer saber mais sobre nossos benefícios? Converse com um de nossos profissionais para implementar a TotalPass na sua empresa! 

Ou indique sua empresa clicando aqui!

Agora tudo pode, Agora é TotalPass