Será que a sua empresa já adotou as práticas ESG? Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a importância de investir em ações voltadas para o crescimento sustentável da organização, tanto para diminuir os impactos ambientais quanto para construir um ambiente corporativo cada vez mais justo e inclusivo entre todos os colaboradores. 

práticas esg
A prática ESG visa a responsabilidade com meio ambiente e com todos os colaboradores. Saiba mais!

Essa sigla, que se tornou uma tendência entre os assuntos corporativos, tem como objetivo firmar um compromisso das empresas com o planeta e todas as pessoas em volta, tudo isso por meio de ações práticas consideradas necessárias e, consequentemente, benéficas para a organização.  

Pensando nisso, para te ajudar a implementar novas práticas ESG na sua empresa, responderemos as seguintes dúvidas: 

  • O que é ESG?
  • Qual o significado da sigla ESG?
  • Quais são os benefícios das práticas ESG? 
  • 3 práticas ESG para colocar em ação na sua empresa

O que é ESG?

Pessoas olhando para o computador
As práticas ESG são algumas maneiras de melhorar o ambiente corporativo em prol de todos. Confira!

A sigla ESG significa em inglês ‘Environmental, Social and Corporate Governance’ que, traduzindo para o português, tem o significado de Ambiental, Social e Governança Corporativa, três pilares essenciais para uma organização que visa incluir ações em prol das boas práticas, tanto para meio ambiente quanto para as questões sociais e gerenciais.

Embora não seja obrigatório se enquadrar nos padrões ESG, o mercado está de olho nessas novas exigências, que são consideradas um diferencial competitivo na visão de investidores, clientes e futuros colaboradores. 

Mas, afinal, quando esse termo surgiu? Essa sigla foi criada no ano de 2004 por meio de uma publicação da empresa Pacto Global, que foi desenvolvida pelo projeto proposto pela ONU (Organização das Nações Unidas) para incentivar as organizações em relação às ações e às políticas voltadas para o compromisso social, tanto corporativo quanto sustentável, em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins (Quem se importa ganha).

Qual o significado da sigla ESG?

Homem mexendo no notebook
As palavras Ambiental, Social e Governança Corporativa carregam significados importantes para as empresas que desejam se destacar no mercado. Saiba mais!

Antes de entendermos quais são os benefícios das práticas ESG, é importante entender o que significa cada uma das letras da sigla, né? Como mencionamos acima, ela carrega os seguintes significados: Ambiental, Social e Governança Corporativa. 

Environmental (ambiente)

Essa primeira letra está relacionada a maneira como a sua empresa ou qualquer outra presente no mercado está se referindo a conservação do nosso planeta, ou seja, os cuidados de conservação ambiental. Confira quais critérios estão atrelados às suas ações:

  • Gestão de descarte correto de lixo;
  • Prevenção e controle do desmatamento;
  • Ações de cuidados com a poluição do ar e da água;
  • Boas práticas voltadas para a redução da circulação de carbono;
  • E muito mais!

Social

Voltada mais para as ações internas em relação às pessoas, o social tem como objetivo trabalhar o olhar das empresas e das lideranças em prol de todos, podendo ser colaboradores, parceiros e/ou clientes. Confira quais são os pontos de atenção:

  • Redução da taxa de turnover e absenteísmo;
  • Reconhecimento e adesão aos direitos trabalhistas;
  • Oferecer benefícios corporativos além do tradicional, como auxílio academia, psicoterapia, entre outros;
  • Programas de crescimento profissional, tanto de treinamento quanto de desenvolvimento;
  • Ações de gestão voltadas para o relacionamento ao cliente;
  • Políticas corporativas em prol da diversidade e inclusão;
  • Cuidados com a saúde mental;
  • E muito mais!   

Governança

Será que a administração da sua empresa está indo bem? Esse terceiro e último ponto de atenção representa todo o sistema interno da organização, podendo ser as tomadas de decisões, a maneira como cada gestor e liderança estão trabalhando, mudanças ou definição da cultura organizacional em prol de todos, entre outras coisas. Fora esses pontos mencionados, podemos dizer alguns outros:

  • Responsabilidade corporativa;
  • Veracidade das informações dos produtos vendidos;
  • Políticas de controle em relação aos processos internos;
  • Transparência em relação à remuneração dos cargos de direção;
  • E muito mais! 

Quais são os benefícios das práticas ESG? 

Agora que você já sabe o que significa as práticas ESG e o que representa cada letra da sigla, o próximo passo é entender quais são os benefícios de investir em soluções e estratégias mais sustentáveis no ambiente de trabalho.

Pensando nisso, separamos uma lista com os principais benefícios para a sua empresa:

  • Acesso às linhas de crédito verde;
  • Redução de todos os custos operacionais;
  • Aumento da produtividade de todas as equipes;
  • Elevação da confiança de todos os stakeholders;
  • Satisfação dos colaboradores perante a empresa;
  • Fortalecimento da imagem em relação ao mercado;
  • Aumento do engajamento entre todos os colaboradores;
  • Fidelização dos clientes que valorizam as boas práticas em prol de serviços sustentáveis;
  • E muito mais!

3 práticas ESG para colocar em ação na sua empresa

Colaborador indo para a academia
O auxílio academia é uma das práticas que qualquer empresa pode colocar na vida dos seus colaboradores

Que tal adotar algumas práticas ESG na sua empresa? Temos algumas sugestões para você!

1 – Promova programas de benefícios para os colaboradores

Quando o assunto é equipe engajada, logo pensamos em um time mais produtivo e com entregas mais assertivas. No entanto, muitas empresas ainda estão focando nos benefícios corporativos básicos, como o vale-transporte e o vale-alimentação. Embora sejam importantes, é preciso olhar para as outras necessidades, como o cuidado com a saúde e bem-estar.

O benefício que facilita o acesso à atividade física, como auxílio academia por exemplo, pode ser uma ótima opção, tendo em vista que a prática esportiva promove a melhora a saúde do colaborador em vários aspectos: concentração, produtividade, alívio de tensão, estímulo do bom humor e, por último, ajuda a recuperar o relacionamento entre todas as outras pessoas do time.

Com a TotalPass, a sua empresa e seus funcionários têm as melhores academias em todo o Brasil, com mais de 250 modalidades (musculação, natação, crossfit, beach tennis, entre outros) para promover ainda mais saúde e bem-estar. 

Além disso, todos os colaboradores poderão ter acesso ao Total Mind, que inclui meditação guiada pelo Zen App e psicologia on-line com a Psicologia Viva, ou seja, são inúmeras formas de cuidar do bem-estar da sua equipe – o Total Mind só poderá ser usado após a inclusão deste benefício no contrato por meio da empresa solicitante. Após a contratação, os funcionários terão acesso ao benefício.

Indicar minha empresa

2 – Incentive a diversidade e a inclusão

A diversidade e a inclusão são dois temas que já vêm sendo pautados por muitas empresas, afinal, muitas deixam de contratar um profissional devido às diferenças, como o gênero, a raça, a etnia e/ou a orientação sexual

Ao incluir pessoas diversas, é possível ter outro olhar para os projetos do dia a dia e, consequentemente, tornar o ambiente mais inclusivo, melhorando o clima organizacional, aumentando a retenção de talentos e diminuindo a rotatividade dos colaboradores antigos.

Fora que é muito mais legal ter uma empresa que respeita as diferenças e abraça a diversidade, né? Sendo uma excelente maneira de promover o respeito! 

3 – Implementar programas de desenvolvimento 

Quem não quer se desenvolver profissionalmente, né? Ao colocar em prática programas voltados para o aperfeiçoamento profissional dos seus colaboradores, é possível desenvolver novas habilidades técnicas e torná-los cada vez mais confiantes nas demandas do dia a dia, evitando erros nos processos da organização. 

Fora as novas habilidades adquiridas, essa implementação mostra o respeito e a preocupação da gestão com cada profissional da empresa.

Que tal começar a colocar essas práticas ESG a partir de hoje na sua empresa? Essa é uma ótima forma de ganhar relevância para os seus negócios e, consequentemente, melhorar a relação com todos os seus colaboradores.