Há diversas tecnologias novas surgindo a todo momento e que ajudam os mais diversos setores a fazerem a gestão de suas áreas, como marketing, financeiro e administrativo. Na área de recursos humanos não é diferente e o RH Digital surgiu para tornar a gestão de pessoas ainda mais eficiente. Confira!

RH Digital e a gestão de pessoas
O RH Digital facilita a gestão de pessoas

O RH Digital surgiu para auxiliar o setor de recursos humanos a otimizar processos e desburocratizar procedimentos que antes levavam muito tempo para serem realizados.

Assim, com essas soluções mais eficientes, o setor de RH consegue se posicionar mais estrategicamente dentro da organização, tendo mais tempo para focar no ativo mais importante da empresa: seus colaboradores.

Quer saber mais sobre o que é o RH Digital e como ele pode revolucionar o setor? Continue a leitura!

O que é RH Digital?

O RH Digital é o nome que se dá para a evolução tecnológica dos processos no setor de recursos humanos por meio de ferramentas para a gestão de pessoas. Ou seja, é a digitalização de muitos procedimentos para tornar o setor mais estratégico.

Porém, não é só a utilização de tecnologias digitais que caracteriza o RH Digital, mas toda a mudança da cultura organizacional que acontece quando o RH se torna um setor mais focado nas pessoas e nas estratégias da empresa como um todo.

Assim, as principais características do RH Digital são:

  • Automatização de processos de recrutamento e seleção, de comunicação, de pesquisas de clima, entre outros;
  • Inclusão do ponto digital;
  • Gestão integrada de benefícios utilizando-se de aplicativos;
  • Adoção de diversos programas para facilitar a rotina do RH.

Neste sentido, é possível dizer que o RH está entrando na sua era 4.0, que acompanha a evolução industrial e caracteriza-se pelas mudanças de mentalidade e inserção de novas tecnologias.

Como funciona o RH Digital?

A primeira questão que temos que deixar claro é que o RH Digital não é uma ferramenta, mas sim toda a transformação digital que o setor de recursos humanos vem sofrendo nos últimos anos.

Ela está ligada, é claro, a todas as ferramentas digitais que auxiliam o setor a tornar a rotina mais fácil e ágil, porém ela não substitui os profissionais de RH.

Com a adoção dessas ferramentas, o setor de RH consegue automatizar muitos processos, criar um novo ambiente de trabalho e desenvolver competências estratégicas dentro da empresa.

Algumas das ferramentas mais comuns que podem ser aplicadas no RH Digital estão relacionadas ao recrutamento digital, uso de aplicativos de gestão de pessoas, recursos de inteligência artificial, gamificação e People Analytics.

Há diversos programas de cada uma dessas áreas que podem auxiliar na rotina de RH e a escolha delas dependerá dos objetivos estratégicos da organização. Há muitas ferramentas pagas, porém com um serviço de demonstração gratuito e com menos recursos.

Veja como usamos as ferramentas do RH Digital aqui na TotalPass:

Quais as vantagens do RH Digital para a empresa?

A inovação do setor de RH, transformando-o em uma área mais digital, pode trazer muitos benefícios para a empresa, tais como:

Melhora a rotina do setor de RH

As rotinas do setor de RH costumam ser bem cheias, pois além de fazer o recrutamento, seleção e treinamento de novos colaboradores, há todo o cuidado com os atuais funcionários e suas necessidades.

Por isso, digitalizar processos de pagamentos, distribuição de holerites, ponto eletrônico e outras atividades mais operacionais e burocráticas pode melhorar a rotina de trabalho do RH, fazendo com que se tenha mais tempo para cuidar de dados e relatórios referentes a essas tarefas.

Otimiza a comunicação interna

As ferramentas digitais possibilitam uma melhor comunicação interna entre departamentos e equipes, tornando o dia a dia mais ágil e eficiente.

Assim, é possível se utilizar de softwares de murais de recados on-line, chat, entre outros. O importante é que se tenha um padrão onde as mensagens serão distribuídas, para que os colaboradores saibam onde precisam buscar a informação.

Além disso, o onboarding digital passou a ser muito utilizado nas empresas, principalmente naquelas que são adeptas ao modelo híbrido ou home office. É uma ótima oportunidade de a organização explicar como são feitos os processos e os seus valores para os novos colaboradores.

Aumenta a produtividade e análise de resultados

Com processos automatizados e mais tempo para focar em outras atividades, o setor de RH consegue otimizar suas atividades diárias e analisar os resultados de suas ações.

Assim, é possível que o RH faça o monitoramento de resultados da gestão do capital humano, como número de faltas, atrasos e turnover do último mês, avaliar os resultados de suas ações internas, focar em estratégias de People Analytics, entre outros.

Desta maneira, é possível, juntamente aos gestores das outras áreas, implementar planos de ação para melhorar cada vez mais o dia a dia da empresa.

Desenvolve os colaboradores e o recrutamento de novos talentos

Com a digitalização da rotina, o RH passa a ter mais tempo para focar no principal ativo da empresa: os colaboradores e os futuros talentos que irão entrar para as equipes.

Assim, é possível se aproveitar das ferramentas digitais para melhorar o processo de recrutamento e seleção e ser ainda mais assertivo na hora da contratação.

Além disso, essas ferramentas tecnológicas de recrutamento permitem que o setor de RH consiga acompanhar todo o processo do candidato durante todas as etapas de entrevistas, testes, entre outros.

Outro ponto importante é a avaliação dos perfis comportamentais e das pesquisas de clima feitas com os colaboradores que já compõem o quadro da organização. Assim, é possível desenvolvê-los com base em suas características, como futuros líderes por exemplo – o que é bom tanto para a empresa quanto para o próprio funcionário, que se sente valorizado.

Como funciona o RH Digital?

O primeiro passo para criar a transformação digital no setor de RH é entender que a implementação de novas ferramentas tecnológicas, por si só, não garantem a inovação da área.

É necessário que, além da implementação das novas tecnologias, seja feita uma mudança na cultura organizacional e na mentalidade das pessoas.

Além disso, é muito importante que o RH seja envolvido nas tomadas de decisões estratégicas dentro da empresa, integrando todos esses pilares de cultura, tecnologias e engajamento das equipes.

Por isso, o primeiro passo para transformar o setor num RH Digital é traçar um plano de negócios e entender todas as ferramentas disponíveis hoje e quais são as mais necessárias e urgentes para implementação.

Depois disso, é importante que o setor passe pelos treinamentos dos softwares para que possam usufruí-los ao máximo. Assim, aos poucos, os processos vão se otimizando no setor – mas essa mudança deve ser gradual.

Caso sua empresa não possua muitos recursos, existem muitas ferramentas disponíveis de forma gratuita, porém com menos recursos do que o plano pago. Apesar disso, já é um ótimo demonstrativo das possibilidades de mudanças que aquele software pode causar no setor.

O RH Digital já é mais do que futuro, pois está presente em grande parte das organizações, otimizando processos e facilitando o dia a dia do setor. Assim, os profissionais de RH conseguem focar no que realmente importa para uma empresa: as pessoas!

Acompanhe a TotalPass

Gostou deste conteúdo? Confira mais em nossas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

#FocoTotalEmVocê