Atualmente, a saúde mental tem se tornado um dos assuntos mais procurados pelas empresas e por seus colaboradores. No entanto, uma dúvida muito importante surge: como o RH precisa atuar diante dessa situação?

Duas pessoas com a saúde mental em dia
A saúde mental é importante para todos os colaboradores. Saiba mais!

Pensando nesse tema tão relevante, preparamos um webinar que foi transmitido ao vivo no dia 5 de maio de 2022, às 16h, por meio do nosso canal no YouTube. 

Neste bate-papo, tivemos a participação de dois convidados especiais que puderam compartilhar suas experiências e conhecimentos — Luciene Bandeira (co-fundadora da Psicologia Viva e Diretora de Saúde Mental do Grupo Conexa) e Matheus Benatti (CEO do Zen, incluindo as plataformas Zen Yoga, Zen2B, MyMat e Sonno).

Para ajudar você a entender um pouco mais sobre a importância da saúde mental nas empresas, explicaremos neste artigo o que é e algumas dicas, além de duas plataformas essenciais para o dia a dia do colaborador, entre outros assuntos que foram discutidos em nosso webinar. 

O que é saúde mental?

Muito se fala sobre saúde mental nas organizações, mas pouco se sabe de verdade o que é. Saúde mental representa o seu estado atual, ou seja, estar de bem com as pessoas à sua volta e consigo mesmo. Além disso, significa como você administra todas as situações relacionadas a sua vida, seja por meio de suas emoções ou adversidades.

Desse modo, é possível destacar que o bem-estar é de extrema importância para você que deseja ter mais qualidade em qualquer aspecto da vida. E, quando o assunto é qualidade de vida, não podemos esquecer das empresas e como elas estão agindo em relação à saúde mental de seus colaboradores. 

Por isso, continue sua leitura, pois trouxemos alguns dados sobre a saúde mental dos brasileiros nos últimos anos.

Dados sobre a saúde mental nos últimos anos

Em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertava sobre a importância de cuidar da saúde mental da população. Foi apontado neste relatório que 9,3% da população, o mesmo que 18,6 milhões de cidadãos, já tinham problemas mentais. Além disso, muito já se falava sobre o aumento de quadros clínicos relacionados à ansiedade e depressão. 

No que diz respeito à saúde mental do colaborador, conforme uma pesquisa levantada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o país registrou, só em 2020, mais de 576 mil concessões de afastamento devido a problemas mentais.

Conforme o Instituto Ipsos, a pedido do Fórum Econômico Mundial e concedido à BBC News Brasil, a população brasileira declarou que o seu bem-estar mental teve piora no período pandêmico (2020 e 2021), levando a porcentagem de 53%. Ainda, segundo a pesquisa do instituto, o Brasil só ficou abaixo de quatro países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%).

É com esses dados que deixamos um questionamento: o que você tem feito para mudar esse cenário dentro da sua empresa? 

3 dicas para ajudar com a saúde mental nas empresas

Meditação é saúde mental
A meditação contribui na melhora da saúde mental. Confira algumas dicas!

Quer se tornar um RH ou uma empresa cada vez mais resiliente e ajudar seus colaboradores com a saúde mental? 

Atualmente, devido à pandemia e outros problemas que ocorrem no dia a dia do funcionário, é notória a baixa qualidade na saúde mental. Por outro lado, é possível implementar novas soluções para dar cada vez mais apoio eficaz e personalizado para o ambiente de trabalho. A seguir, confira algumas sugestões:

1 – Método Pomodoro

O método consiste em dividir o tempo das tarefas do trabalho em pequenos ciclos de 25 minutos de foco e cinco minutos de repouso. Essa técnica tem como finalidade ajudar a diminuir possíveis distrações, impulsionar o foco e a produtividade de todos.

2 – Meditação

A técnica de meditação contribui na melhora da saúde mental, pois auxilia na redução do estresse do dia a dia, na qualidade do contato com a equipe, expande a criatividade, entre outros benefícios.

3 – Psicologia on-line

A terapia traz inúmeros benefícios para a saúde mental, facilitando o deslocamento de quem mora longe, além de você poder ter a sua consulta onde, quando e a hora que quiser. Além disso, te ajuda a lidar com problemas relacionados ao estresse, ansiedade, vida profissional, entre outros.

Psicologia Viva: o que é e como vem facilitando a vida do usuário?

A Psicologia Viva surgiu por meio do fundador Braúlio Bonoto, mestre em Saúde Pública com foco em Telessaúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), quando chegou à conclusão sobre a importância de implementar no país a Psicologia Viva, conforme todas as leis regulamentadoras.

Atualmente, é a maior plataforma de telepsicologia em toda a América Latina, permitindo que você possa se comunicar com um psicólogo on-line onde, quando e a hora que quiser, sempre respeitando o sigilo e a sua segurança por meio da plataforma.

Além disso, a empresa conta com profissionais de psicologia graduados e registrados no Conselho Regional de Psicologia. Por último, todos os psicólogos precisam realizar um método de credenciamento, tudo isso para garantir qualidade, ética e sigilo em todos os atendimentos.

Psicóloga conta como conheceu a Psicologia Viva

Em participação em nosso webinar, a psicóloga Luciene contou um pouco sobre a importância de unir a psicologia com a tecnologia. “Eu sempre senti essa vontade, mas ainda não sabia como. Após alguns anos, eu entrei na Psicologia Viva como uma das primeiras clientes e depois sócia da empresa, tornando-me diretora de saúde mental”, contou a psicóloga. 

Naquela época, Luciene morava no interior de Minas Gerais e estava se mudando para Belo Horizonte: “a Psicologia Viva veio-me como uma solução, pois eu estava de mudança e tinha um consultório lotado em Juiz de Fora, sendo que, ao mesmo tempo, eu estava indo começar do zero”.

Na dúvida do que fazer com todos os seus pacientes, Luciene encaminhou alguns e deu alta para aqueles que completaram seu ciclo terapêutico, mas ainda tinha uma parcela que precisava da ajuda da psicóloga, bem como pacientes que se recusaram a mudar de profissional.

Após pensar sobre o assunto, Luciene contou em nosso webinar que descobriu a Psicologia Viva e levou todos os seus pacientes para o remoto. Depois de um tempo exercendo seus atendimentos remotos, perguntou a eles: qual a diferença do atendimento presencial para o atendimento on-line? “Lu, é igualzinho. Só falta o abraço no final. Isso porque eu sempre me despedia deles com um abraço”.

Gostou e quer conhecer melhor a psicologia Viva e a história da psicóloga Luciene? Acompanhe nosso webinar na íntegra!

Zen App: o que é e qual a sua importância?

O Zen App surgiu com o intuito de ser um espaço confortável para a jornada daquelas pessoas que desejam alcançar o bem-estar e o autoconhecimento por meio da meditação. Atualmente, ele está em mais de 150 países e em três idiomas (inglês, espanhol e português).

“Para meditar, você não precisa ser uma pessoa calma ou ir para a Índia. Existem praticantes de meditação que vivem nas cidades dos centros urbanos. Além disso, gostamos de brincar que você não precisa ser zen para estar zen”, comentou Benatti, CEO do aplicativo.

Por meio do app, ele te ajudará a encontrar sua motivação diária para conquistar a autoconfiança que tanto deseja, permitindo que todos os planos sejam colocados em prática para ter uma rotina cada vez mais saudável emocional e fisicamente. 

Além disso, o app oferece programas, jornadas, exercícios e cursos em diferentes formatos, como, por exemplo, áudio, texto e vídeo, perfeitos para todos os estilos de vida. 

Quer saber mais sobre o Zen App? Ele está disponível para Android e iOS

Ficou interessado e quer implementar a Psicologia Viva e o Zen App? Os dois são grandes parceiros da TotalPass e estão disponíveis no Total Mind. Temos certeza que serão serviços essenciais para a saúde mental na sua empresa.

Indique sua empresa

Acompanhe a TotalPass

Gostou deste conteúdo? Confira mais em nossas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

#FocoTotalEmVocê

Agora tudo pode, Agora é TotalPass