A retomada ao escritório já é uma realidade para muitas empresas, uma vez que as vacinas estão bem avançadas no Brasil. Mesmo que para muitos profissionais seja possível continuar trabalhando remotamente, essa não é a escolha de muitas organizações que adotaram, no mínimo, um estilo de trabalho híbrido.

A retomada ao escritório já é uma realidade em muitas empresas.

Para o setor de Recursos Humanos, a volta ao escritório pode ser bem desafiadora, já que grande parte dos trabalhadores já consideram o home office como o “novo normal”. Apesar de muitos acharem que o trabalho remoto pode prejudicar sua ascensão profissional, pensar no trânsito e no tempo perdido faz com que não queiram voltar ao presencial.

Por isso, fazer algumas ações para que a retomada ao escritório seja tranquila para todos e não gere uma frustração na equipe é essencial. Veja algumas dicas que separamos.

Certifique-se que o local está seguro e estabeleça protocolos

Estabelecer protocolos é essencial para este início de retomada ao escritório, já que, apesar da vacinação avançada, novos casos de covid-19 ainda têm sido contabilizados. Por isso, é dever do RH estabelecer algumas regras e deixar claro para toda a empresa.

Atitudes como uso de máscara, disponibilização de álcool gel em pontos estratégicos da empresa, divisória de acrílico e rodízio de funcionários podem ser boas alternativas para que os colaboradores se sintam seguros.

Converse com os gestores e prepare a equipe

Para este retorno, é importante que o setor de RH esteja bem alinhado com os gestores das equipes para que as regras sejam entendidas e respeitadas. Elabore materiais explicativos sobre os novos protocolos e peça aos gestores para que apresentem a seus respectivos grupos.

Os líderes devem ser os responsáveis por gerenciar a equipe nesta transição. Garantir que toda a empresa esteja alinhada é fundamental.

Escute os seus funcionários e não imponha regras desconfortáveis

Apesar da vacinação avançada, muitos funcionários podem não se sentirem confortáveis de trabalharem presencialmente ainda. Por isso, por mais que a retomada ao escritório esteja sendo feita, é importante que você garanta o bem-estar dos colaboradores.

Por isso, criar reuniões de feedback ou distribuir um questionário para toda a empresa a respeito do assunto poderão facilitar o seu entendimento a respeito de como os colaboradores estão interpretando este retorno. Permitir que eles sejam ouvidos pode aumentar a percepção de valor que eles têm em relação a empresa.

Seja flexível e permita uma rotina de trabalho remoto

Permitir que todos se sintam confortáveis com a volta ao escritório também exige flexibilidade por parte da empresa. Por isso, não meça esforços para que ferramentas de processos diários de trabalho sejam disponibilizadas para que, tanto os funcionários que resolveram voltar ao trabalho presencial quanto aqueles que continuaram trabalhando remotamente, consigam executar suas tarefas e conversar entre si.

Outra flexibilidade que o RH pode ter é em relação aos benefícios. Por exemplo, com o trabalho home office, a despesa com o vale transporte, por exemplo, deixou de fazer parte da folha salarial de muitos empregados. Neste sentido, a empresa pode oferecer outras vantagens, como um auxílio home office, para que o colaborador seja ajudado em sua conta de luz e de internet.

Não esqueça de consultar o jurídico de sua empresa

Muitos contratos foram alterados durante a pandemia e, por isso, devem ser revistos. Por isso, peça ajuda ao jurídico para analisar cada caso e qual o procedimento correto a partir de agora.

Prepare o ambiente para o grande dia

Assim que o dia da retomada ao escritório chegar, organize o ambiente com carinho e conforto para que todos os colaboradores se sintam recepcionados. Enfeite com balões, faça um café da manhã especial e disponibilize frutas para o dia. Faça com que as pessoas se sintam felizes por estarem de volta.

Se possível, organize alguma atividade ou discurso do CEO ou executivo responsável sobre a importância do trabalho presencial. Ainda, pense na possibilidade de disponibilizar testes de covid-19 para os colaboradores que quiserem fazer, mas não o torne obrigatório. O importante é manter a cultura organizacional da empresa fortalecida.

A retomada ao escritório deve ser organizada pensando na segurança dos colaboradores.

A retomada ao escritório pode ser bem desafiadora, mas é possível fazer com que este momento seja mais leve e seguro para os colaboradores. Lembre-se que muita coisa mudou ao longo desses quase dois anos e que a rotina no escritório pode não ser mais a mesma.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?