Desenvolver competências comportamentais é uma ótima forma de incentivar e capacitar os colaboradores em diversos âmbitos relacionados ao meio empresarial. No entanto, muitos líderes e profissionais de Recursos Humanos encontram dificuldades para entender e aplicar esse processo.

Saiba mais detalhes sobre as competências comportamentais para o mercado de trabalho e três dicas para desenvolvê-las em uma empresa!

O que são competências comportamentais?

As competências comportamentais estão associadas às habilidades, atitudes e hábitos dos profissionais. Provavelmente, o contribuidor possui algumas dessas competências de forma inata, mas outras podem ser desenvolvidas com o passar do tempo, a partir de experiências e aprendizados durante a sua carreira.

Existem três tipos de competências comportamentais:

  1. Individuais: referentes às atitudes e habilidades que cada colaborador possui.
  2. Funcionais: competências comportamentais desejáveis para cada cargo.
  3. Organizacionais: competências que todos devem ter para a admissão.

Competências comportamentais: exemplos

Veja abaixo a lista de competências comportamentais mais valorizadas.

  • Liderança: arte de comandar pessoas e influenciá-las de forma positiva.
  • Trabalho em equipe: envolvimento com a equipe de forma harmoniosa, para alcançar objetivos.
  • Motivação no trabalho: engajar-se e dar o melhor de si.
  • Equilíbrio emocional: controle das emoções.
  • Criatividade: novas ideias e soluções rápidas.
  • Adaptabilidade: ser flexível perante diferentes situações e pessoas.
  • Comunicação: desenvoltura para transmitir pensamentos e informações de maneira clara.
  • Empatia: compreender o ponto de vista alheio, sentimentos e emoções.
  • Aprendizado: estar sempre aperfeiçoando os conhecimentos.
  • Ética: responsabilidade social.
  • Prudência: sensatez e ponderação de atitudes.

Dicas para o desenvolvimento de competências comportamentais

Confira três dicas para aplicar o desenvolvimento das competências comportamentais em uma empresa! O resultado pode ser surpreendente, pois pode tornar o ambiente mais harmonioso, organizado e produtivo.

1. Avaliação de competências comportamentais

Quais são as competências comportamentais individuais, funcionais e organizacionais que a empresa prioriza? Esse levantamento deve ser feito com base nos objetivos futuros, visando as habilidades necessárias para alcançá-los.

Após o mapeamento das competências desejadas, é preciso fazer uma pesquisa sobre o perfil de cada colaborador: observe as competências que ele já possui e as que precisam ser desenvolvidas.

2. Treinamentos

Para realmente colocar em prática, deve haver treinamentos com coachs e profissionais de Recursos Humanos. Durante esses encontros, são realizadas atividades, simulações e dinâmicas que impulsionam o colaborador a refletir e adquirir as competências requeridas.

3. Avaliação periódica

Por fim, o monitoramento dos colaboradores é imprescindível para acompanhar o desenvolvimento das competências comportamentais. Caso necessário, mudanças nos treinamentos podem ser feitas, a fim de proporcionar um aprendizado eficaz.

Nesse momento, é muito importante ouvir cada colaborador e motivá-lo, alinhando as expectativas e os resultados esperados de ambas as partes.

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Motivar o colaborador é um grande diferencial para que ele desenvolva as competências comportamentais esperadas.

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