O equilíbrio mental é muito importante para a nossa qualidade de vida. Em momentos difíceis como o atual, essa pauta deve receber uma atenção ainda maior, a fim de garantir o bem-estar de todos os colaboradores. 

Para isso, existem diversas atitudes que uma empresa pode tomar, contribuindo para a redução de sintomas de estresse, ansiedade e esgotamento. 

Entenda esse conceito, sua importância e veja cinco ações práticas para construir uma cultura de equilíbrio mental na sua empresa! 

O que é equilíbrio mental?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o conceito de equilíbrio ou saúde mental está relacionado à forma como uma pessoa reage a exigências, desafios, mudanças e ao modo como ela harmoniza suas ideias e emoções. 

No entanto, quando há dificuldade de lidar com esses fatores e se desvincular dos pensamentos, a saúde mental é comprometida. Isso gera descompensações fisiológicas, hormonais e neurológicas, podendo levar a quadros como depressão e ansiedade. 

Por que construir uma cultura de saúde mental?

cultura de saude mental

Construir uma cultura de saúde mental é benéfico, tanto para os colaboradores, quanto para a organização. Além de exercer a empatia e promover a qualidade de vida, essa é uma atitude que pode alavancar os resultados da empresa e diminuir o absenteísmo

Funcionários com equilíbrio mental e emocional tendem a ter mais engajamento e produtividade. Outra grande vantagem é a construção de um bom clima organizacional. 

Ações para colocar em prática na sua empresa

Confira cinco ações, baseadas em técnicas do Employer Branding, para priorizar e manter o equilíbrio mental da equipe na quarentena! 

#1 Comunicação clara e empática

Ter empatia significa compreender e se colocar no lugar do outro. Sendo assim, uma comunicação empática é indispensável, ainda mais em tempos difíceis. 

O feedback é uma ótima ferramenta de comunicação e pode acontecer na forma de bate-papo. Durante a conversa, ambos os lados expõem os pontos positivos e os pontos a melhorar, sempre com empatia. 

#2 Palestras

Dar palestras sobre como encontrar o equilíbrio mental pode ser um grande diferencial. Muitos funcionários podem já ter sintomas de depressão ou ansiedade, por exemplo, mas não o conhecem. Ao saber mais sobre esse tema, torna-se mais fácil reconhecê-los. 

#3 Atendimento psicológico

O CFP (Conselho Federal de Psicologia) liberou a consulta online, devido à quarentena. Visto isso, pode ser interessante contratar um profissional da área para atender os colaboradores. 

Afinal, não só pessoas com distúrbios podem ter acompanhamento psicológico, pois todos vivenciam diariamente várias situações e emoções boas e ruins. 

#4 Momentos de descontração

Mesmo virtualmente, é possível realizar confraternizações semanais ou mensais para integrar o time. Há diversos aplicativos online que permitem reunir dezenas de pessoas em uma só chamada de vídeo, como Skype, Hangouts e Zoom. 

#5 Incentivo à prática de atividades físicas

Ao praticar uma atividade física, são liberados inúmeros hormônios do bem-estar, ajudando a diminuir sintomas de estresse e ansiedade. Desse modo, os colaboradores poderão ter mais equilíbrio mental, motivação no trabalho e na vida. Incentive a sua equipe!