Já parou para pensar sobre o que os seus funcionários acham da sua gestão? Um dos desafios do líder moderno é elevar o desempenho da equipe sem aumentar a folha de pagamento. E a gestão de pessoas é uma ferramenta para chegar lá. 

Além de manter os colaboradores motivados, é preciso um planejamento que envolva desenvolvimento e humanização da sua equipe, garantindo que o papel desempenhado pela equipe esteja progredindo. Para saber mais sobre como aplicar essa liderança, veja 10 dicas que separamos! 

Qual a importância da liderança na empresa?

dicas sobre liderança para atingir a excelência

Para quem pensa que a liderança é uma tarefa fácil, está enganado. Principalmente porque as empresas (inclusive do setor de academias) estão em constante competição, o que exige mudanças contínuas. 

O líder é essencial para que os processos mantenham um fluxo organizacional em ordem e para que todos os colaboradores se sintam motivados e dispostos a lutar pelos objetivos da empresa. No caso das academias, por exemplo, o objetivo pode ser atrair mais e mais alunos. 

Por isso, indicamos alguns caminhos que um gestor de academias pode seguir para ser um bom líder para a sua equipe.

1 – A equipe precisa confiar no líder

Isso é fato: se não houver confiança, as pessoas não darão credibilidade nas falas e ações do seu gestor. Mas como garantir a confiança dos colaboradores?

Normalmente, o time está atento aos comportamentos do líder: se ele chega no horário, como executa suas tarefas e se demonstra responsabilidade. Dessa forma, a equipe vai se espelhar nos comportamentos que observa. 

Além de dar o exemplo, é fundamental que o líder seja claro e transparente sobre qualquer situação e também cumprir as promessas que fizer a equipe. 

2 – Conheça e confie em sua equipe 

Não basta apenas a equipe confiar no gestor se ele não fizer o mesmo com seus colaboradores. O pior erro que um líder pode cometer é não conhecer as forças e fraquezas do seu time ou não confiar em cada um deles. 

Afinal, não dá para fazer a gestão de pessoas que você não conhece, certo? Como você poderá apontar quem merece uma promoção, por exemplo? Isso sem contar que essa situação pode afastar a equipe da liderança e vice-versa, o que não é bom para nenhum negócio. 

3 – Promova o desenvolvimento da equipe

Para aumentar o potencial de sucesso da sua equipe e consequentemente da sua academia, ofereça cursos, palestras, treinamentos e workshops. Dessa forma, não apenas os seus colaboradores se sentirão mais felizes e motivados, como os seus clientes também vão agradecer pelo atendimento de qualidade. 

4 – Ofereça feedbacks 

Uma prática muito comum no mundo corporativo, você também pode aplicá-lo no mundo fitness. Afinal, é a partir de avaliações e comentários que as pessoas sabem o que está funcionando e o que precisa melhorar. 

Mantenha a comunicação sempre aberta e transparente, seja para um elogio ou um conselho, por menor que ele seja, pode ser muito válido. 

5 – É preciso assumir responsabilidades 

Essa dica é fundamental: se você não está pronto para assumir responsabilidades, você ainda não está pronto para liderar. O gestor precisa ter em mente que será preciso tomar grandes decisões e chamar a responsabilidade para si quando algo está dando errado.

6 – Tenha uma cultura organizacional 

A cultura organizacional é um conjunto de valores de uma empresa. São as regras, valores e comportamentos de um estabelecimento, como: a transparência, responsabilidade, vestimenta, entre outros. 

Deixar a cultura organizacional formalizada facilita na hora de construir um ambiente de respeito e falar “na mesma língua” com os clientes. 

7 – Ouça mais 

Valorize o que a sua equipe tem a lhe dizer. Esteja sempre aberto para escutar críticas e sugestões. A sua equipe de colaboradores é quem sempre está na linha de frente do trabalho e, por isso, podem trazer melhores informações e pontos de vista do que é possível melhorar dentro da sua empresa, tanto com os clientes, quanto com os fornecedores. 

Gostou dessas dicas? Esperamos que elas possam te ajudar no cargo de liderança e dessa forma evoluir cada dia mais a sua academia. Conte com a TotalPass para te ajudar a trazer mais alunos e divulgar o seu espaço! Caso tenha dúvidas, deixe nos comentários!