Em uma cultura organizacional, a motivação no trabalho é indispensável para trazer resultados positivos à empresa, além de gerar boas relações interpessoais, promover a valorização do colaborador e reduzir o absenteísmo. No entanto, é comum ter dúvidas sobre como motivar um funcionário e elaborar ações assertivas.

Confira sete dicas de motivação no trabalho para aplicar na sua empresa, muitas delas com princípios do Employer Branding!

Feedback

O feedback é uma ferramenta para alinhar as expectativas de ambas as partes, visando a solução de problemas, destacando pontos positivos e apontando aspectos a serem melhorados. Portanto, a prática é benéfica tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Podendo ser realizado em forma de bate-papo, a chave do feedback é um bom diálogo. Também é necessário ter cautela e empatia para não causar um resultado inverso. Técnicas de comunicação não violenta são muito bem-vindas. 

Boas condições de trabalho e gestão

Condições de trabalho inadequadas podem ocasionar inúmeras doenças ocupacionais, tanto físicas (como lesões), quanto mentais (como a depressão, ansiedade etc.). Por isso, oferecer condições ideais, com mobiliário ergométrico, atividades moderadas e boa convivência é fundamental.

Já uma gestão desordenada reflete diretamente na motivação dos colaboradores. Nesse caso, cabe aos líderes, juntamente com o setor de RH, focarem em soluções para melhorar esse cenário.

Treinamentos e workshops

Ideias para motivar os colaboradores.

Ao fornecer treinamentos e workshops, é possível integrar todos os setores, desenvolver e aprimorar habilidades. Afinal, não há como motivar os funcionários de uma empresa sem que haja uma devida capacitação, não é mesmo? Desse modo, eles poderão obter mais conhecimento, autoconfiança e espírito de equipe.

Comemorações

Sabe-se que a rotina de trabalho, muitas vezes, é bastante corrida. Entretanto, para aliviar a tensão e celebrar as conquistas, eventos semanais ou mensais podem ser feitos. Durante esses eventos, cada setor pode compartilhar o seu progresso. Além disso, comidas diferentes são bem recebidas, caracterizando um pequeno evento social.

Plano de carreira

O plano de carreira consiste em metas e etapas de curto, médio e longo prazo que um colaborador deverá cumprir para crescer profissionalmente. Assim, a possibilidade de crescimento se torna mais palpável e clara para ele, gerando uma motivação maior para alcançar os seus objetivos. 

Cultura organizacional flexível

É necessário criar uma cultura organizacional forte, com missão, visão e valores bem definidos. Sendo como um DNA próprio do empreendimento, atrai candidatos alinhados e motiva os funcionários. Hoje em dia, a flexibilidade é algo aderido na cultura de várias empresas: horários flexíveis e home office semanal, por exemplo.

Benefícios corporativos

Uma das principais dicas para motivação no trabalho é a oferta de benefícios corporativos, como ticket alimentação, transporte e plano de saúde. Mas, para quem deseja inovar e motivar ainda mais os colaboradores, proporcionar o acesso fácil à prática de atividades físicas é um grande diferencial. 

Segundo estudos, são liberados diversos hormônios de bem-estar durante os exercícios físicos, aliviando sintomas de estresse e ansiedade. Assim, há o aumento da produtividade e qualidade de vida de toda a equipe. 

Veja como funciona a TotalPass, um benefício que oferece as melhores academias e estúdios em todo o país, e coloque a motivação no trabalho em prática!