De fato, o salário é um fator de peso para os colaboradores. No entanto, a retenção desses talentos na empresa não será eficiente se não houver uma cultura de reconhecimento profissional. Só assim é possível levar autoconfiança e aumentar o engajamento da sua equipe.

Saiba mais detalhes sobre a importância do reconhecimento profissional e as maneiras de implementar essa prática na empresa! 

A importância do reconhecimento profissional

As pessoas são movidas por estímulos e recompensas desde a infância. Quando um bebê começa a andar, por exemplo, recebe elogios e comemorações (formas de reconhecimento). Trata-se de um fator biológico, pois o cérebro libera inúmeros hormônios relacionados à felicidade quando somos valorizados de alguma maneira.

Além disso, talvez, você já tenha ouvido falar da Pirâmide de Maslow, muito utilizada na psicologia. Essa pirâmide descreve em níveis as necessidades do ser humano, sendo a necessidade de estima e de realização pessoal os níveis mais complexos. E é aí que entra o reconhecimento profissional. 

Formas de reconhecimento profissional

Abaixo, confira exemplos de reconhecimento profissional para aplicar na sua empresa e gerar satisfação. 

Elogiar um bom trabalho

Nada melhor do que receber um elogio depois de se dedicar muito a uma tarefa, por exemplo. Rompa o silêncio e enalteça o colaborador, demonstrando que você está notando e valorizando sua evolução. 

Não tratar o colaborador apenas como um número

Um caso típico de falta de reconhecimento é tratar os funcionários como números. Isso pode deixá-los desmotivados e inclinados a sair da empresa. Por isso, é essencial destacar a importância de cada um para a equipe.

Criar um sistema de metas e recompensas

O sistema de metas e recompensas já é muito utilizado em diversas organizações e garante resultados positivos. Um dia de home office como recompensa neste contexto, por exemplo, pode ser uma ótima ideia. 

Organizar momentos de confraternização

Que tal promover um momento para interagir, reforçar o trabalho em equipe e comemorar as conquistas da semana ou do mês? Essa é a ocasião perfeita para elogiar os destaques publicamente e motivar os colaboradores.

Estimular projetos desenvolvidos pelo colaborador

É muito importante ouvir e enaltecer quando um colaborador cria um projeto ou um novo jeito de fazer algo. Assim, ele se sentirá entusiasmado para dar continuidade e saberá que tem o seu apoio.

Realizar feedbacks

Sendo uma ferramenta de comunicação, o feedback pode ser feito em forma de um simples bate-papo. É o momento de elogiar os pontos positivos e, caso existam pontos a ser melhorados, apontá-los em tom de instrução.

Oferecer benefícios corporativos

Os benefícios corporativos são ótimos para o reconhecimento profissional, como: 

  • vale-transporte;
  • vale-alimentação e vale-refeição;
  • assistência médica e odontológica;
  • benefício voltado à prática de atividades físicas, como a TotalPass. Vale destacar que colaboradores praticantes de exercícios físicos podem obter muito mais motivação, impactando diretamente na produtividade da empresa.
indique sua empresa totalpass