Em tempos de quarentena, priorizar a saúde do colaborador em home office é fundamental. Afinal, permanecer em casa em tempo integral pode ser uma adaptação difícil para quem está acostumado a trabalhar externamente e, por isso, algumas medidas são necessárias. 

Saiba como cuidar da saúde do colaborador em home office por meio de cinco ações, fundamentadas em técnicas do Employer Branding!  

Equipamentos e condições adequadas

saúde do colaborador em home office

Ao aderir ao home office, é importante se certificar de que o funcionário possui os equipamentos e as condições adequadas. Existem muitas doenças ocupacionais que podem ser desenvolvidas por má postura, por exemplo, como lesões osteomusculares e dorsalgias. 

Caso ele faça o uso de um computador para desempenhar as suas funções, oriente-o a trabalhar sentado em uma cadeira, com o aparelho apoiado em cima da mesa, mantendo uma boa postura. Pausas para se alongar também são recomendadas. 

Cuidado com as horas extras

Contrariando o senso comum, muitas vezes, pessoas em adaptação ao home office acabam trabalhando por muito mais tempo do que deveriam. Isso acontece porque é normal que a transição comprometa a produtividade, devido à falta de prática, organização e concentração. Desse modo, é possível que o funcionário leve mais tempo para concluir as suas tarefas. 

No entanto, isso não é saudável se feito com frequência. É recomendado monitorar o tempo de trabalho dos colaboradores e instruí-los a cumprir a carga horária. 

Paciência e empatia

Como foi dito, se adaptar a esse novo modelo de trabalho pode ser complicado nas primeiras semanas. Por isso, aplicar a paciência e a empatia é um grande diferencial para não gerar desmotivação na equipe. Caso algo esteja fora do esperado, o diálogo e a instrução são os melhores caminhos. 

Encontros e comemorações virtuais

Encontros semanais ou mensais para celebrar as conquistas do time já são parte da cultura organizacional de diversas empresas. Por que não fazê-los virtualmente? 

Utilizando programas como Hangouts e Zoom, é possível reunir dezenas de pessoas em uma só chamada de vídeo. Assim, promove-se a integração e a motivação, alinhando os resultados e mantendo o espírito de equipe, mesmo à distância. 

Incentivo à prática de atividades físicas

É comprovado cientificamente que a prática de exercícios físicos libera diversos hormônios relacionados ao bem-estar, aliviando os sintomas de estresse e ansiedade. A motivação e a produtividade aumentam significativamente. Portanto, ainda mais no período atual, as atividades físicas trazem inúmeros benefícios

A TotalPass, empresa de benefício corporativo que facilita o acesso às melhores academias, criou uma plataforma online e gratuita de treinos para fazer em casa. Por lá, está disponível uma série de modalidades: Treinos Rápidos, Emagrecimento, Treinos Funcionais, Abdominais, Hipertrofia, Yoga e Alongamentos. Todas as aulas possuem o formato de vídeo, com professores que explicam e orientam a execução correta de cada exercício. 

Contribua para a saúde do colaborador em home office e incentive a sua equipe a se exercitar com a TotalPass!