Segundo levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o sedentarismo no Brasil é a maior causa dos problemas de saúde da população, sendo o quinto país mais sedentário do mundo e o primeiro da América Latina.

Por isso, o estímulo à prática de atividades físicas é muito importante para prevenir diversas condições de saúde.

Entenda melhor sobre o que é o sedentarismo, suas causas, consequências, formas de evitá-lo e veja como isso interfere na produtividade e no bem-estar dos colaboradores de uma empresa!

Quais são as causas do sedentarismo?

A falta de exercícios físicos e dietas pouco balanceadas são as duas principais causas que levam ao sedentarismo.

Com as facilidades proporcionadas pela tecnologia, como o uso de celulares, para realizar a maioria das tarefas, as pessoas passaram a se locomover menos. Outro aspecto relacionado à locomoção é a utilização de carros, dispensando o “ir à pé”, mesmo em curtas distâncias.

Além disso, a escassez de tempo é uma das principais queixas na vida moderna, alavancadas pelo trânsito e pela rotina de trabalho.

Quais são as consequências do sedentarismo?

O aumento de peso é a primeira consequência do sedentarismo, e, com o passar do tempo, outras complicações podem surgir, como:

  • Doenças cardiovasculares; 
  • Diabetes; 
  • Falta de força muscular; 
  • Dor nas articulações; 
  • Aumento de colesterol e triglicerídeos; 
  • Problemas para dormir; 
  • Cansaço e improdutividade constante. 

Sedentarismo no trabalho

Em um ambiente de trabalho, tornou-se muito comum passar o dia sentado em frente ao computador, levantando apenas algumas vezes. Trocar o elevador pelas escadas, fazer alongamentos e escolher o bebedouro mais distante, por exemplo, são pequenas atitudes que ajudam quando o assunto é sair do sedentarismo.

Também cabe aos líderes incentivar os colaboradores a serem mais ativos, oferecendo um benefício relacionado a academias. Desse modo, é possível aumentar o engajamento das equipes e melhorar a qualidade de vida no trabalho, evitando sintomas de estresse e ansiedade, para que possam ser mais produtivos.

Como evitar o sedentarismo?

Como evitar o sedentarismo

Para reverter esse cenário, em que cerca de 46% da população brasileira se enquadra, a motivação no trabalho é um grande diferencial. Saiba como motivar os seus colaboradores em três passos!

1- Acesso à prática de atividades físicas

A TotalPass é um benefício corporativo que oferece as melhores redes de academias. Ao se tornar uma empresa parceira, é possível proporcionar o acesso à prática de atividade física aos colaboradores e promover o bem-estar geral.

2- Horários

Como foi dito, uma das maiores causas do sedentarismo é a falta de tempo. Por esse e outros motivos, a flexibilidade de horários é uma medida que vem sendo adotada por diversas empresas.

3- Palestras e workshops

Fornecer informações relacionadas aos benefícios de se exercitar também é uma ótima maneira de estimular os colaboradores, despertando a vontade de adquirir mais saúde e longevidade.

TotalPass: indique já a sua empresa

Veja como funciona a TotalPass e saia do sedentarismo!