Dia 7 abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, uma data criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para que assuntos relacionados a esse tema ganhem mais espaço e visibilidade ao redor do mundo. Saiba mais sobre a importância dessa data!

Saiba mais sobre o dia mundial da saúde
Aproveite este Dia Mundial da Saúde para mudar seus hábitos

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948 pela Organização Mundial da Saúde, que é a principal instituição humanitária do mundo, quando se trata da saúde e bem-estar de todos. Essa data busca conscientizar a população para buscarem hábitos mais saudáveis e formas de melhorar a qualidade de vida do povo em geral.

Todos os anos, essa data ganha um tema diferente, que aborda os mais diversos problemas relacionados à saúde que afetam a população mundial e precisam ser observados com mais atenção e cautela.

Essa data é importante, especialmente, para órgãos e entidades públicas começarem a prestar mais atenção em assuntos importantes que afetam a população mundial como um todo, especialmente aqueles que afetam a qualidade de vida de inúmeras pessoas em diversos países diferentes.

Qual a importância do Dia Mundial da Saúde? 

Muitas pessoas acham que são saudáveis por não possuírem nenhuma doença ou enfermidade. Porém, segundo a OMS, saúde é um conceito que consiste em “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”, ou seja, uma pessoa saudável não é apenas aquela que não possui doenças mas, sim, a que tem uma qualidade de vida e que pratica hábitos que fazem bem para si mesma. 

O autocuidado também faz parte da saúde e é tão importante quanto qualquer outra atitude que você possa tomar para melhorar a sua qualidade de vida. 

Fazer atividades físicas, alongamentos e caminhadas também são atitudes que podem ajudar a melhorar o bem-estar de cada um, já que liberam endorfina para o organismo. 

O tema do Dia Mundial da Saúde de 2022 é “Nosso planeta, nossa saúde”. Ou seja, é um manifesto de atenção para a responsabilidade coletiva de todos os seres humanos de cuidarem do planeta Terra, tomando atitudes diárias para deixar nossa vida cada dia melhor. 

Essas atitudes podem ir desde parar de jogar lixo no chão até começar a utilizar da compostagem para diminuir a poluição e incentivar um estilo de vida mais simples e plant based, que traz benefícios para todos. 

O Dia Mundial da Saúde é super importante por conta disso! O tema anual ajuda a população a abrir os olhos e se conscientizar cada dia mais para uma responsabilidade coletiva, onde todas as pessoas podem tomar pequenas atitudes no dia a dia para que todos possam viver uma vida mais saudável. 

Como se manter saudável nos dias atuais? 

Saiba como se manter saudável nos dias atuais
Mude seus hábitos hoje mesmo e se torne uma pessoa mais saudável

Ser uma pessoa saudável no mundo moderno é um grande desafio. A população, como um todo, está cada vez mais sedentária, e hoje em dia é possível fazer tudo através de uma tela de celular, com apenas alguns cliques de distância. 

Além disso, estamos cada dia mais ocupados. O trabalho consome muitas pessoas e, com a rotina corrida, fica muito difícil conseguir conciliar um treino mais pesado no dia a dia. Com a pandemia causada pelo Coronavírus e o home office se tornando uma realidade para grande parte das empresas, essa situação apenas se agravou. 

É cada dia mais difícil ter hábitos saudáveis porque as informações correm muito rápido e temos acesso a tudo com apenas alguns cliques. É muito mais fácil para a população pedir fast food do que fazer uma comida natural, por exemplo. 

Além disso, segundo uma pesquisa publicada na revista The Lancet em 2017, cerca de 11 milhões de pessoas morreram de alguma doença decorrente de maus hábitos alimentares naquele ano, o que fez a má alimentação entrar para o ranking dos principais fatores de risco responsável por óbitos ao redor do mundo. 

Ou seja, começar a cuidar de si mesmo e obter hábitos mais saudáveis pode ser a melhor forma de obter uma boa qualidade de vida e uma longevidade sadia.

Saiba algumas atitudes que você pode tomar para ser uma pessoa mais saudável: 

Durma bem 

Dormir pelo menos 8 horas por dia é essencial para que seu organismo consiga descansar e o corpo repor as energias depois de uma rotina pesada. Por isso, se você sofre com insônia e não consegue criar o hábito de dormir direito, busque um especialista no assunto para que ele possa te passar um tratamento efetivo, que pode inclusive ajudar na produtividade

Há uma enorme relação entre produtividade e a qualidade do sono. Basicamente, quando você dorme mal, a habilidade de concentração e foco diminuem. O mesmo acontece com a capacidade de aprender e reter informações. E isso vale tanto para os tempos de escritório quanto para o home office.

Faça atividades físicas 

Exercícios físicos são uma ótima forma de manter o corpo ativo e saudável, além de liberar hormônios essenciais para o bem-estar e felicidade, como a endorfina. Sabemos que às vezes é difícil conseguir encaixar as atividades físicas no dia a dia, por isso, procure por alguma que você possa fazer em casa e consiga adaptar à sua rotina. Pode ser uma caminhada antes de ir pro escritório, uma sessão de meditação e yoga, alongamentos… O importante é se exercitar. 

Consuma alimentos saudáveis 

As atividades físicas são ótimas, mas elas podem ter ainda mais efeito quando combinadas com uma alimentação regrada e saudável. Por isso, busque um nutricionista especializado para customizar um plano de reeducação alimentar que se encaixe na sua rotina e te ajuda a alcançar a tão sonhada qualidade de vida. 

Beba muita água 

A água é um dos elementos naturais mais importantes para a natureza e para o nosso corpo. Por isso, é essencial beber pelo menos 2 litros por dia, para que o seu organismo seja limpo de dentro para fora e outros aspectos da sua vida funcionem da melhor forma possível. 

Faça coisas que te fazem bem

Parece uma dica óbvia, mas, muitas vezes, as pessoas deixam de fazer aquilo que gostam por causa de terceiros. Se a sua paixão é dançar, faça uma aula de dança mesmo sem saber coordenar os passos. O importante é tirar um tempo para se reconectar consigo mesmo e ter ótimos resultados.

Faça aulas de dança para ser feliz
Faça atividades que te fazem feliz

Aproveite este Dia Mundial da Saúde e faça uma transformação na sua vida. Você verá resultados muito bons para si mesmo! 

Conheça a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

Baixe agora mesmo o aplicativo TotalPass no Android ou iPhone e comece a aproveitar as vantagens exclusivas. 

E aí, bora?

Agora tudo pode, Agora é TotalPass