Muito se fala, porém pouco se sabe de fato sobre a luz azul. Afinal, este espectro visível é benéfico ou pode causar algum tipo de problema para a saúde?

Casal mexendo no celular com luz azul
A luz azul pode prejudicar a qualidade do sono. Saiba mais!

No artigo de hoje, vamos explicar um pouco sobre o que é a luz azul, quais os efeitos que ela pode ter em nosso organismo e algumas dicas importantes para o dia a dia. 

O que é luz azul?

A luz azul, conhecida também como espectro de luz visível, possui a dimensão de ondas azuis entre 350 a 500 nanômetros — quando usadas corretamente, são benéficas durante o dia, pois aumentam a concentração e o humor. 

Atualmente, é possível encontrar inúmeros tipos de luz consideradas “naturais”, como, por exemplo, as lâmpadas leds branco quente. Por outro lado, existem as fontes que conhecemos como artificiais, mais comuns em aparelhos eletrônicos, como celular, tablet, notebook e/ou televisão. 

Nas lâmpadas de casa, por exemplo, é muito comum nos depararmos com a luz azul artificial. Os LEDs brancos só funcionam por meio de um “emparelhamento” de um dispositivo que emite essa cor de luz, o que gera mais economia, proporcionando para o ambiente a iluminação para o seu estado sólido. 

Portanto, a luz azul é originária de raios solares artificiais ou de aparelhos eletrônicos, responsáveis pela claridade visível ao olho humano. 

Quais são os malefícios da luz azul artificial?

Diferente da iluminação natural, como a solar, que aumenta a endorfina no cérebro, substância considerada um antidepressivo natural, que ajuda a estimular a sensação de bem-estar e proporcionar mais alegria, a luz azul artificial pode afetar a saúde das pessoas.

A luz azul é nociva à saúde dos olhos e pode prejudicar a qualidade do sono. Confira!

No caso da luz azul artificial, ela é extremamente nociva à saúde dos olhos, como, por exemplo, a degeneração macular relacionada à idade (doença que surge em uma parte da retina e resulta na perda contínua da visão), a catarata e a fotoqueratite (inflamação na córnea devido à exposição da luz sem óculos).

Além disso, ela pode prejudicar a qualidade do sono, isso porque o uso de aparelhos eletrônicos são muito mais comuns durante a noite, reduzindo o desempenho do hormônio responsável pela produção de melatonina, que ajuda a dormirmos. 

Em entrevista para o jornal Estadão, na página E+, a pediatra Denise Katz, formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), explica que a luz azul dos aparelhos eletrônicos impede a secreção de melatonina, responsável por estimular a sensação de sono, sendo um dos fatores essenciais durante o desenvolvimento dos pequenos.

Segundo a pediatra, a luz emitida pelas telas dos aparelhos eletrônicos pode afetar a percepção do dia e da noite. Dessa forma, o cérebro acredita ser dia e o sono não chega, causando problemas relacionados à insônia.

5 dicas para evitar os malefícios da luz azul 

1 – Evite a exposição prolongada de telas

Mulher mexendo no celular com luz azul
Evitar a exposição de telas durante a noite é uma das dicas para evitar a luz azul

Já mencionamos ao longo do texto como os aparelhos eletrônicos são prejudiciais quando o assunto é luz azul. Por isso, quando for utilizar um celular, tablet ou computador, os maiores responsáveis pela emissão dela, tome alguns cuidados:

  • Evite utilizar por horas;
  • Não utilize muito no período da noite;
  • Ajuste automático de luz conforme o horário;
  • Tenha aplicativos que tenham a opção de trocar a luz para amarelo ou alaranjado. 

 2 – Aposte na vitamina C

Outro problema da luz azul é em relação à pele, por isso, aposte em antioxidantes para aumentar a imunidade. São substâncias que combatem diretamente os radicais livres, conhecidos pelo envelhecimento da pele e manchas de melasma.

Por isso, aposte em uma boa alimentação com alguns dos seguintes alimentos:

  • Brócolis;
  • Couve;
  • Pimentão amarelo;
  • Caju;
  • Goiaba;
  • Mamão;
  • Acerola;
  • Laranja;
  • Salsa. 

3 – Use películas de proteção 

Atualmente, é possível encontrar películas de proteção para celular e computador que inibem a luz azul. Elas podem ajudar você a garantir mais segurança contra essa iluminação e reduzir todos os seus efeitos negativos para o organismo e a pele, principalmente na hora de dormir. 

4 – Relaxe a visão 

Quem fica sem o celular hoje em dia? É muito difícil! Pensando nisso, é preciso colocar em prática um exercício fácil e prático.

A cada 20 ou 40 minutos de olhos na telinha, procure descansar 20 segundos. Mire em algum ponto distante, sem forçar a visão. O intuito é que o exercício seja realizado em um ambiente aberto, fora de distrações. Caso não seja possível, foque em qualquer objeto que esteja de 2 a 5 metros de distância. 

5 – Use óculos que inibem a luz azul

Esse modelo de óculos pode ser encontrado em inúmeras óticas físicas e virtuais. Suas lentes costumam ser amarelas ou alaranjadas, sendo muito indicadas para bloquear essa luz que é tão prejudicial para a saúde dos olhos.

Por outro lado, é preciso saber que, diferente dos óculos de sol, esse modelo não protege contra os riscos dos raios ultravioletas.

Agora que você já conhece alguns dos malefícios da luz azul, que tal colocar em prática as nossas dicas? Lembre-se: é muito importante procurar ajuda de um médico para mais orientações.

Acompanhe a TotalPass

Gostou deste conteúdo? Confira mais em nossas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

#FocoTotalEmVocê