Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é Employer Branding e como aplicá-lo em uma empresa. Por definição, é um conjunto de ferramentas e técnicas que contribuem para gerar uma percepção positiva da marca em relação ao mercado.

Ou seja, ele representa toda uma imagem da empresa como empregadora, seja avaliada por quem já está empregado ou causando uma boa impressão para novos talentos que buscam emprego.

Melhorar a imagem da sua empresa gera uma série de benefícios, tanto na retenção de novos talentos quanto na melhora da gestão de pessoas já presentes na empresa, o que pode aumentar muito a sua reputação como empregador.

Confira mais detalhes sobre as vantagens do Employer Branding, exemplos de empresas para se inspirar e ações para aplicar na sua empresa!

Vantagens do Employer Branding

Os principais benefícios proporcionados pelo Employer Branding são: 

  • O reforço dos valores institucionais; 
  • Atração de clientes em potencial e de candidatos para trabalhar na empresa; 
  • Diminui o turnover (desligamento de colaboradores); 
  • Ampliação da quantidade de promotores, seja funcionários ou entusiastas; 
  • Aumento da produtividade, melhorando os resultados da empresa; 
  • Aumento do engajamento. 

Employer Branding: exemplos de sucesso

Veja abaixo três empresas que são destaque em Employer Branding.

Google

Sendo o maior site de busca e uma das maiores empresas do mundo, o Google oferece um espaço corporativo diferenciado, visando não só a produtividade, mas também a diversão dos colaboradores nos intervalos do expediente.

No Google, toda inclusão é muito bem-vinda. Por isso, há uma grande variedade em termos de orientação sexual, gênero, etnia e vagas destinadas a pessoas com deficiência.

L’Oréal

Quando o assunto é engajamento, a L’Oréal é referência. Ao acessar o canal do YouTube da marca, é possível assistir a vídeos de funcionários reais descrevendo como é trabalhar na empresa.

Já no LinkedIn, houve a elaboração da campanha “Are You In” para atrair os entusiastas da marca. Durante essa campanha, os participantes deveriam compartilhar “IN word” (uma palavra) e “IN moment” (um momento) que melhor os definissem. As dez melhores respostas foram publicadas na página oficial da L’Oréal.

Netshoes

Devido à sua cultura interna, o grupo brasileiro Netshoes é considerado uma das melhores empresas para se trabalhar no país. Além de ter criado a hashtag #GenteValorizada, transformou todos os colaboradores em embaixadores e realizou um projeto para entender como os funcionários percebiam a empresa.

Ações de Employer Branding

Para melhorar o Employer Branding de sua empresa, uma série de ações podem auxiliar em sua evolução, seja melhorando os fatores internos ou externos. Confira algumas delas!

Sites atrativos

Um bom site é a porta de entrada para os primeiros visitantes de sua empresa, buscando um modelo que gere o interesse de quem lê, que seja bem projetado e pensado.

Descrever as vagas com clareza o aproxima do candidato, deixando claros seus benefícios, tarefas e programas.

Provar sua credibilidade torna sua empresa mais real e confiável. Por meio de vídeos, histórias e testemunhos de quem já é um colaborador, você consegue conquistar a confiança de quem busca com mais facilidade.

O site tem como grande função a reflexão dos ideais da empresa, mostrando quem ela é e o que almeja para seus empregados, demonstrando porque ele deveria se candidatar à vaga.

Por fim, a adaptação para o mobile deve ser bem feita, visto que grande parte das pessoas navega via celular. Facilitando o acesso, você consegue melhorar muito a experiência do usuário.

Mídias sociais

Muitas vezes, as mídias sociais são o território mais usado pelos colaboradores. Manter sua empresa integrada e atualizada às novas tecnologias facilita o contato com novos candidatos e mantém uma ligação direta com seus atuais colaboradores.

A empresa pode, por exemplo, fazer postagens com as quais os colaboradores se identifiquem e se aproximem da corporação. Pode ser um post que mostre a rotina de trabalho ou que realmente valorize a atuação desses profissionais e como eles contribuem para os resultados da empresa.

Políticas internas

Implementar políticas mais flexíveis e que visam o bem-estar dos colaboradores é uma das ações do Employer Branding, como o home office uma vez por semana. Também é recomendado criar um ambiente de integração de setores a fim de desenvolver uma visão holística em toda a equipe e, assim, trabalhar de forma coordenada mesmo em departamentos separados.

Outro aspecto importante é a criação de um plano de carreira, garantindo ao funcionário possibilidades de crescimento dentro da empresa a partir de orientações e metas. Desse modo, ele se sentirá mais motivado e valorizado como profissional.

Feedback

Em qualquer ambiente organizacional, o feedback pode ser uma ótima ferramenta para alinhar expectativas, pontos negativos e positivos de ambas as partes. Podendo ser realizado em forma de bate-papo, é preciso ter cautela e fazer observações construtivas, mantendo um bom diálogo.

Processo seletivo

O Employer Branding pode ser aplicado já no processo seletivo. Afinal, a primeira impressão, geralmente, é a que fica. Elaborar um jogo de perguntas interessante e reforçar a cultura interna da empresa durante as entrevistas são ótimas ações para reter e engajar talentos.

Benefícios corporativos

Oferecer benefícios corporativos a seus colaboradores facilita e melhora a vida em seus trabalhos, seja com benefícios já conhecidos como vales alimentação e refeição, seja com convênios com academias, priorizando o bem-estar da pessoa no ambiente corporativo.

Interferir positivamente na saúde mental e física de quem trabalha em sua empresa é fundamental. A fim de melhorar seu Employer Branding, você pode oferecer uma série de academias com preços acessíveis para todos os colaboradores, melhorando diversos aspectos em seu trabalho, assim como funciona a TotalPass.

Com diversos benefícios e clareza em seus atos, o Employer Branding na gestão de pessoas se tornará peça fundamental em sua empresa, pois os colaboradores se sentirão muito melhores durante a rotina de trabalho.

Agora que você já sabe o que significa Employer Branding, promova o bem-estar dos seus colaboradores com a TotalPass!