Recolocar-se no mercado de trabalho pode ser complicado. A jornada que começa ao mandar seu currículo até o momento da contratação é árdua. Ao longo do caminho, nos deparamos com muitos desafios. São etapas longas de processos seletivos, entrevistas com gestores, testes e outros obstáculos até finalmente conseguir seu lugar na empresa dos seus sonhos e na vaga que almeja.

O que talvez podemos não entender – à primeira vista – é que encontrar o perfil ideal para sua vaga também exige uma demanda de energia por parte da empresa. Além disso, assim que identificam o candidato mais apto, é igualmente desafiador manter e cultivar essa pessoa dentro de sua organização.

É a partir desta compreensão que entendemos o Employer Branding como ferramenta fundamental. Um processo vital no mundo corporativo que auxilia a gestão de pessoas e permite alavancar sua marca como um todo, reduzindo o turnover e criando profissionais cada vez mais capacitados e eficientes em sua área de atuação.

Abaixo, entenda mais sobre essa ferramenta e por que ela pode fazer toda a diferença em seu negócio. Vamos desmistificar todos os conceitos por trás do Employer Branding e mostrar que esse é o caminho para deslanchar no mercado!

O que é Employer Branding e como ele ajuda em meus negócios?

Logo de cara, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é Employer Branding e como aplicá-lo em uma empresa. É um conceito que vem crescendo nos últimos anos, momento em que tem-se exigido cada vez mais do mercado como um todo (em relação a direitos trabalhistas, inclusão e diversidade).

Mas, afinal, o que é Employer Branding? A tradução literal do inglês significa “marca empregadora” e diz respeito ao modo como sua marca se apresenta às pessoas, tanto para as que estão querendo trabalhar em sua empresa quanto para os colaboradores que já trabalham.

Por definição, é um conjunto de ferramentas e técnicas que contribuem para gerar uma percepção positiva da marca em relação ao mercado. É um divisor de águas quando se trata sobre construção e desenvolvimento de marcas.

Ou seja, ele representa toda uma imagem da empresa como empregadora, avaliada por quem já está empregado ou causando uma boa impressão para novos talentos que buscam emprego.

Como mencionado anteriormente, melhorar a imagem de sua empresa gera uma série de benefícios, tanto na retenção de novos talentos quanto na melhora da gestão de pessoas já presentes na empresa, o que pode aumentar muito a sua reputação como marca empregadora.

Confira mais detalhes sobre as vantagens do Employer Branding, exemplos de empresas para se inspirar e ações para aplicar na sua companhia!

Por que fazer Employer Branding?

O Employer Branding proporciona diversos retornos à empresa. Entenda mais sobre alguns motivos pelos quais adotar esta prática faz toda a diferença no funcionamento da marca e em seus resultados também.

  1. Diminui a rotatividade de funcionários.
  2. É um fator decisivo nos processos de contratação, determinando o interesse pela empresa.
  3. Diminui custos, pois encontra candidatos alinhados com as necessidades da empresa e mais engajados em trazer resultados.
  4. Fortalece o reconhecimento de marca.

Esses são alguns dos pontos que se destacam e melhoram sua percepção como marca empregadora, ocasionando um retorno positivo. É claro que existem muito mais vantagens em desenvolver sua imagem como empresa. 

Entenda abaixo o que mais o Employer Branding pode oferecer.

Vantagens do Employer Branding

Ainda não se convenceu de que fazer Employer Branding é muito importante? Veja quais são os principais benefícios proporcionados por ele: 

  1. O reforço dos valores institucionais. 

Entender a missão, visão e valores de sua empresa é vital para criar seu propósito e deixar sua marca no mercado e no mundo. Ter total compreensão do que sua marca representa e defende é essencial para atrair pessoas que se conectam com você.

Assim, você cria um ambiente inspirador e que valoriza as pessoas que se empenham para executar sua visão.

  1. Atração de clientes em potencial e de candidatos para trabalhar na empresa. 

Determinadas ações de Employer Branding consistem em adotar benefícios corporativos. Implementar essas medidas torna sua empresa mais atrativa no mercado e ajuda a prospectar mais candidatos qualificados e, por consequência, mais clientes dispostos a entrar em negócios com você.

  1. Diminui o turnover (desligamento de colaboradores).

É seguro dizer que melhorar sua imagem como empregadora, entregando benefícios tangíveis e intangíveis aos seus funcionários, reduz o turnover, evitando a perda de talentos.

Essa é uma das principais vantagens do Employer Branding. Perder bons funcionários é um dos principais motivos pelos quais empresas desenvolvem uma má reputação.

  1. Ampliação da quantidade de promotores, sejam funcionários ou entusiastas. 

Todo mundo que se esforça em um bom projeto de branding tem como um de seus principais objetivos a transformação de clientes comuns em brand lovers (amantes da marca), para promover e recomendar seu serviço ou produto para novas pessoas. 

  1. Aumento da produtividade, melhorando os resultados da empresa. 

Sentir que seu contratante não liga pra você e suas necessidades acaba desmoralizando o trabalhador, desacelerando sua produtividade.

Mostrar que você é um aliado de seu funcionário e que se importa com seu bem-estar faz toda a diferença e incentiva um melhor desempenho.

  1. Aumento do engajamento.

Engajamento é uma das principais métricas para medir se sua marca está tendo uma boa percepção no mercado.

Ter um grande número de conversas pode ser muito positivo e alcançar pessoas que ainda não tinham conhecimento sobre seu negócio, expandindo sua base de consumidores.

  1. Obtenha vantagem se diferenciando dos demais concorrentes.

Criar uma margem de diferença entre você e seus consumidores pode ser decisivo para o sucesso da empresa.

Ter aquele ponto especial que te torna único, além de estratégico, é muito importante para atrair talentos.

Oferecendo um ambiente de trabalho positivo e com benefícios corporativos, você se torna mais atrativo para candidatos, além de reter os funcionários que já estão na empresa.

Quantas vezes já ouvimos que a vaga é maravilhosa, mas os benefícios não compensam? Com a adoção do Employer Branding e suas estratégias, esse tipo de situação diminui e atrai pessoas qualificadas para o seu negócio.

O que candidatos valorizam mais ao se aplicar para uma vaga de emprego?

Para obter sucesso como marca empregadora é necessário, por um momento, entrar na mente do candidato e entender o que ele mais valoriza em uma vaga e o que ele leva em consideração ao se candidatar.

Entenda alguns pontos super importantes e que se deve prezar para atrair bons profissionais:

  1. Ambiente saudável de trabalho

Qualidade de vida e manutenção da saúde mental estão entre os aspectos mais levados em consideração durante a busca por recolocação.

Principalmente em uma era marcada pela ansiedade, depressão, síndrome de burnout, entre outros distúrbios, prezar pelo bem-estar no ambiente de trabalho é fundamental.

Empresas que se preocupam com esses fatores têm uma percepção melhor no mercado e costumam ter um desempenho melhor, refletindo esse bem-estar em resultados.

  1. Remuneração

Oferecer um salário competitivo e compatível com o esperado do mercado é fundamental. A má remuneração em cargos de nível júnior e até mesmo sênior vem sendo uma pauta cada vez mais frequente em portais de vagas e redes sociais corporativas como o LinkedIn.

  1. Benefícios

Além do salário, benefícios corporativos, principalmente os que influenciam o bem-estar, como plano de saúde, convênio com academias e férias remuneradas, são determinantes para os candidatos.

Oferecer esse suporte aos colaboradores faz toda a diferença e torna o ambiente de trabalho mais apelativo, convidativo e atraente.

  1. Carga horária

A duração da jornada de trabalho é outro ponto bastante relevante. Muitas pessoas têm procurado por horários mais flexíveis e que se adaptem à rotina pessoal. 

Além disso, jornadas reduzidas podem até mesmo melhorar a produtividade da empresa. A luta contra cargas horárias menos abusivas não é novidade no mercado de trabalho e é um ponto-chave no momento de decidir trocar de emprego.

Employer Branding: exemplos de sucesso

E na prática? Como funciona uma empresa com um Employer Branding bem-sucedido? 

Veja abaixo três empresas que são destaque em Employer Branding:

Google

Sendo o maior site de busca e uma das maiores empresas do mundo, o Google oferece um espaço corporativo diferenciado, visando não só a produtividade, mas também a diversão dos colaboradores nos intervalos do expediente.

No Google, toda inclusão é muito bem-vinda. Por isso, há uma grande variedade em termos de orientação sexual, gênero, etnia e vagas destinadas a pessoas com deficiência.

L’Oréal

Quando o assunto é engajamento, a L’Oréal é referência. Ao acessar o canal do YouTube da marca, é possível assistir a vídeos de funcionários reais descrevendo como é trabalhar na empresa.

Já no LinkedIn, houve a elaboração da campanha “Are You In” para atrair os entusiastas da marca. Durante essa campanha, os participantes deveriam compartilhar “IN word” (uma palavra) e “IN moment” (um momento) que melhor os definissem. As dez melhores respostas foram publicadas na página oficial da L’Oréal.

Netshoes

Devido à sua cultura interna, o grupo brasileiro Netshoes é considerado uma das melhores empresas para se trabalhar no país. Além de ter criado a hashtag #GenteValorizada, transformou todos os colaboradores em embaixadores e realizou um projeto para entender como os funcionários percebiam a empresa.

Ações de Employer Branding

Para melhorar o Employer Branding de sua empresa, uma série de ações pode auxiliar em sua evolução, melhorando tanto os fatores internos quanto externos. Confira algumas delas!

Tornar os sites mais atrativos

Um bom site é a porta de entrada para os primeiros visitantes de sua empresa, buscando um modelo que desperte o interesse de quem lê, que seja bem projetado e pensado.

Descrever as vagas com clareza o aproxima do candidato, deixando claros seus benefícios, tarefas e programas.

Provar sua credibilidade torna sua empresa mais real e confiável. Por meio de vídeos, histórias e testemunhos de quem já é um colaborador, você consegue conquistar a confiança de quem busca recolocação com mais facilidade.

O site tem como grande função a reflexão dos ideais da empresa, mostrando quem ela é e o que almeja para seus empregados, demonstrando por que ele deveria se candidatar à vaga.

Por fim, a adaptação para o mobile deve ser bem feita, visto que grande parte das pessoas navega via celular. Facilitando o acesso, você consegue melhorar muito a experiência do usuário.

Investir em um bom trabalho de mídias sociais

Muitas vezes, as mídias sociais são o território mais usado pelos colaboradores. Manter sua empresa integrada e atualizada às novas tecnologias facilita o contato com novos candidatos e mantém uma ligação direta com seus atuais colaboradores.

A empresa pode, por exemplo, fazer postagens com as quais os colaboradores se identifiquem e se aproximem da corporação. Pode ser um post que mostre a rotina de trabalho ou que realmente valorize a atuação desses profissionais e como eles contribuem para os resultados da empresa.

Adotar políticas internas

Implementar políticas mais flexíveis e que visam o bem-estar dos colaboradores é uma das ações do Employer Branding, como o home office uma vez por semana. Também é recomendado criar um ambiente de integração de setores a fim de desenvolver uma visão holística em toda a equipe e, assim, trabalhar de forma coordenada mesmo em departamentos separados.

Outro aspecto importante é a criação de um plano de carreira, garantindo ao funcionário possibilidades de crescimento dentro da empresa a partir de orientações e metas. Desse modo, ele se sentirá mais motivado e valorizado como profissional.

Criar uma cultura de feedback

Em qualquer ambiente organizacional, o feedback pode ser uma ótima ferramenta para alinhar expectativas, pontos negativos e positivos de ambas as partes. Podendo ser realizado em forma de bate-papo, é preciso ter cautela e fazer observações construtivas, mantendo um bom diálogo.

Adaptar seus processos seletivos

O Employer Branding pode ser aplicado já no processo seletivo. Afinal, a primeira impressão, geralmente, é a que fica. Elaborar um jogo de perguntas interessante e reforçar a cultura interna da empresa durante as entrevistas são ótimas ações para reter e engajar talentos.

Oferecer benefícios corporativos

Oferecer benefícios corporativos a seus colaboradores facilita e melhora a vida em seus trabalhos, seja com benefícios já conhecidos, como vales alimentação e refeição, seja com convênios com academias, priorizando o bem-estar da pessoa no ambiente corporativo.

Interferir positivamente na saúde mental e física de quem trabalha em sua empresa é fundamental. A fim de melhorar seu Employer Branding, você pode oferecer uma série de academias com preços acessíveis para todos os colaboradores, melhorando diversos aspectos em seu trabalho, assim como funciona a TotalPass.

Com diversos benefícios e clareza em seus atos, o Employer Branding na gestão de pessoas se tornará peça fundamental em sua empresa, pois os colaboradores se sentirão muito melhores durante a rotina de trabalho.

Que papel a diversidade tem no Employer Branding?

Sabemos que o contexto social vem mudando nos últimos anos, tendo políticas de inclusão e diversidade sendo cada vez mais cobradas no mundo corporativo. 

Principalmente no Brasil, um país plural, multicultural e miscigenado, é necessário que estratégias de endomarketing e Employer Branding considerem diversificar o ambiente de trabalho.

Contratar e desenvolver profissionais de diferentes etnias, orientações sexuais e gêneros é imprescindível.

Promover processos seletivos mais inclusivos e que considerem profissionais mais diversos é urgente nesta nova etapa em que estamos entrando no mercado.

Essa adaptação, além de gerar impactos significativos na sociedade, permite encontrar colaboradores incríveis e que vão ajudar a cumprir o propósito de sua marca da melhor maneira possível.

Tomamos como exemplo o grande sucesso da Magalu, empresa renomada do segmento de varejo, chefiada por Luiza Trajano. A grande loja anunciou seu novo projeto de treinamento para trainees negros no ano de 2020. 

A quantidade de inscrições para as vagas de trainee foi excepcional, superando qualquer expectativa por parte da gestão da Magazine Luiza, agora Magalu. 

Para atingir esse objetivo, a Magalu simplificou o processo de candidatura, permitindo que mais pessoas tenham chance de conquistar seu lugar na empresa, de forma justa e inclusiva.

Apesar de algumas críticas, o recebimento da proposta pelo público foi muito positivo e agregou ainda mais valor à marca, que vem crescendo exponencialmente na última década, tornando-se uma das maiores empresas do Brasil

Employer Value Proposition (EVP): o que é e como definir

Já ouviu falar sobre EVP? Employer Value Proposition (Proposta de Valor do Empregado) é um documento onde se registra os diferenciais que sua empresa tem em detrimento dos demais concorrentes do mercado.

Ele possibilita que você implemente sua estratégia de Employer Branding de forma mais assertiva e com maior facilidade.

Nele, você deve listar toda e qualquer ação tomada pela empresa que vise melhorar o ambiente de trabalho e desempenho dos colaboradores. Aqui você também alinha algumas ferramentas que fortalecem sua imagem como marca empregadora, como a adoção de benefícios, plano de carreira, cultura de feedback, entre outras.

Após definir seu EVP, disponibilize as informações para o mercado e atraia talentos.

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Esperamos que esse artigo tenha esclarecido a técnica de Employer Branding e seus benefícios. Essa é uma ferramenta muito importante para criar uma boa percepção da marca e um ambiente saudável e produtivo de trabalho.

Agora que você já sabe o que significa Employer Branding, que tal começar a investir na saúde e bem-estar dos seus colaboradores? A TotalPass pode te ajudar nesse desafio!

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