A metodologia OKR (Object and Key Results) é definida como um meio para a criação de um alinhamento entre os objetivos previstos por uma empresa e seus efeitos sobre os negócios. Resumindo, OKRs são um conjunto de metas que contribuirão para os resultados, por meio da ligação entre eles.

A cultura OKR está muito ligada à cultura organizacional de uma empresa, em que os valores da instituição devem estar alinhados com os objetivos e as metas previstos.

O exemplo de maior sucesso da cultura OKR foi quando ela chegou ao Google, elevando o patamar da empresa e inspirando uma série de outras a implementar o método.

Como a metodologia OKR é implementada?

metodologia okr

Entender qual será seu objetivo e quais as metas que devem ser batidas para que eles se realizem é o primeiro passo para a implementação da metodologia OKR.

O objetivo deve ficar bem claro para os colaboradores, para que fiquem explícitas as dimensões de sua conclusão e o quão impactante será para a empresa, melhorando muito o próprio engajamento dos colaboradores.

Já as metas devem ter relação direta com o objetivo final, para que ele seja alcançado com sucesso.

Ao mesmo tempo que os objetivos devem ser mais concisos e claros, para não saírem da cabeça dos colaboradores, os key results são utilizados como indicadores para medir se o objetivo será alcançado ao final do prazo.

Os benefícios da metodologia OKR

A metodologia OKR é utilizada como uma grande ferramenta de gestão e comunicação, auxiliando no alinhamento de toda a equipe e na criação de foco em torno de um objetivo em comum para toda a empresa.

Uma série de outros benefícios também é vista com a implementação da metodologia OKR.

Cooperatividade

Um dos grandes diferenciais notados com a aplicação da metodologia de OKR é a maior e melhor cooperatividade entre os diferentes setores da empresa, em que a gestão de pessoas está totalmente focada em um objetivo comum, juntando suas forças para alcançá-lo.

Essa prática também diminui as discrepâncias entre a equipe, pois todos se encontram no mesmo nível, estando focados no mesmo objetivo e agregando com suas qualidades individuais.

Comunicação mais clara

Com a aplicação da metodologia, além das melhorias voltadas aos objetivos, a comunicação entre as equipes também é influenciada, se tornando mais clara e objetiva – pequenos detalhes e atitudes que causam uma grande diferença ao fim de todo o processo!

Alta performance

A metodologia como um todo auxilia os colaboradores a repensar o método de trabalho, sempre visando cumprir os objetivos, fazendo com que eles saiam de sua zona de conforto e inovem em suas práticas, melhorando a empresa como um todo.

Outra forma conhecida de aumentar a produção dos colaboradores é o fornecimento de benefícios corporativos, como funciona a TotalPass, que oferece uma série de academias por um preço bem mais em conta, melhorando a vida e o bem-estar de seus colaboradores e refletindo diretamente em seu rendimento e produção.

Com a metodologia OKR em sua empresa, alinhar seus colaboradores em torno de um mesmo objetivo se torna muito mais simples, aumentando a qualidade da sua produção e a conquista de mais objetivos.