O que você pensa quando o assunto é pós-pandemia no ambiente corporativo? A resposta pode até ser fácil, porém, você realmente já procurou saber o quanto esse assunto influencia o seu dia a dia? A adaptação e sua importância para os indivíduos e as organizações é um dos assuntos que mais gera debate no mundo corporativo atual e saber lidar com cada situação inesperada pode não ser tão simples assim.

Dados do LinkedIn mostram que a adaptabilidade é a quarta competência mais procurada entre as vagas de emprego disponíveis no mercado e, com isso, podemos notar que essa é uma qualidade indispensável para os funcionários e para as empresas, que devem ser versáteis no modelo atual de negócios.

pos pandemia empresa e colaborador

Mudanças são necessárias, querendo ou não

Todo trabalho está sujeito a mudanças, sejam elas positivas ou negativas – assim como a vida. Pensando nisso, é importante focar e abraçar a realidade no mundo corporativo pós-pandemia com perspectivas positivas, principalmente nos momentos de estresse. Basicamente, desenvolver uma inteligência emocional, além das competências necessárias.

É justamente nesse ponto que a palavra adaptação chega para entender e ajudar a resolver boa parte desse problema que sempre assusta muita gente. Uma empresa adaptável é aquela que, além de saber lidar com os desafios que aparecem, tem uma mentalidade de aprendizagem linear, ou seja, estimula seus colaboradores a perseguirem suas curiosidades e possibilidades.

Um funcionário motivado e confiante pode virar o jogo

Como exercício, é importante sempre a prática de políticas que motivem o funcionário a estar presente, tanto de maneira física, quanto mentalmente em seu trabalho. A motivação guia qualquer caminho para o sucesso. Diante disso, cabe a cada empresa se adaptar aos modelos de negócio atuais.

Com a pandemia em 2020, o mundo precisou se adaptar e aprender novas formas de ser produtivo. Os modelos de negócios evoluíram e as formas de trabalhar também, gerando novas tendências de trabalho, como o home office e o trabalho híbrido.

Faça a dificuldade virar sua aliada

Nesse contexto, é necessário mudar a rota para que o mesmo plano seja executado. As adversidades ocasionadas por este processo giram em torno do termo denominado mundo BANI, acrônimo de Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible (Frágil, Ansioso, Não Linear e Incompreensível, em português).

O termo, criado para entender e traduzir as principais características do mundo moderno pode arrepiar qualquer empresa em um primeiro momento, porém, depois de estudado, ele cai como uma luva em quem busca vivenciar e descobrir novas formas de trabalho, principalmente no mundo pós-pandemia.

Perca o medo e se jogue na nova realidade

É fato que as empresas também precisam abrir mão e se adaptar à realidade do momento, alinhando-se cada vez mais ao seu funcionário. No sistema híbrido, por exemplo, o foco, a disciplina e a organização são extremamente necessários. A empresa precisa demonstrar ao seu colaborador os seus pontos de confiança e contar com tecnologias que garantam a produtividade.

pos pandemia empresa
A importância dos funcionários se adaptarem ao novo modelo de trabalho. Foto: Reprodução/FreePik

Por fim, é necessário entender que a gestão de pessoas e a adaptação são dois pontos importantes no cenário pós-pandemia. Empresas e colaboradores precisarão se adaptar e desenvolver uma relação de confiança. Esses valores podem ser trabalhados no dia a dia de uma organização através de: reuniões frequentes, feedback constante, líderes que apontem curiosidade em aprender e reconhecimento público de pessoas que são referência de adaptabilidade dentro do local de trabalho.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira todos os nossos canais nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também o canal da TotalPass no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais. Até a próxima!