As demandas do dia a dia podem ser bem cansativas e ocupar a maior parte do nosso tempo. Assim, muitas pessoas encontram dificuldade em manter uma rotina de treinos.

rotina de treinos mesmo sem tempo
 Como manter uma rotina de treinos mesmo sem ter tempo para malhar? Imagem: Reprodução: Freepik.

Deixar de se exercitar pode ter diversos motivos: desmotivação, falta de tempo e/ou dinheiro, academia longe, entre outros. Porém, conseguir manter uma rotina de treinos poderá trazer diversos benefícios para a sua vida, tais como maior produtividade, preparação e aumento da qualidade de vida.

Como manter uma rotina de treinos?

A rotina de treinos deve ser levada a sério, pois será muito mais difícil voltar a treinar do que ir sem vontade. Veja algumas dicas de como se exercitar diariamente.

Treino é compromisso

Coloque o treino na agenda, como se fosse um trabalho. Vá à academia todos os dias no mesmo horário para criar um hábito e evitar desculpas de falta de tempo.

Elabore metas alcançáveis

Tenha em mente que o resultado de treinos constantes leva tempo. Por isso, criar metas pode ser um passo fundamental na hora de você avaliar o seu desempenho ao longo do processo. Porém, não acredite em soluções mágicas ou rápidas.

O corpo sente falta

Quem se exercita de vez em quando não consegue criar uma boa resistência física. Isso porque o corpo perde o preparo e a aptidão de responder a estímulos externos. Por isso, manter a constância é tão importante.

Exercícios físicos aumentam a produtividade

Além de melhorar a sua saúde física, manter uma rotina de treinos pode melhorar a sua rotina profissional. Além de lhe deixar com mais energia, a atividade física libera diversos hormônios responsáveis pelo bem-estar, evitando o estresse.

Você ficará menos doente

A prática de exercícios físicos possui diversos benefícios além da produtividade no trabalho. Ela ajuda a melhorar a circulação do sangue, evita gripes e resfriados, fortalece os músculos, evita a perda óssea e controla doenças como diabetes, obesidade e hipertensão.

Pratique exercícios em grupo

Muitas pessoas não mantêm uma rotina de exercícios por não se sentirem motivadas a irem para a academia. Por isso, ter companhia na hora de se exercitar pode ser de grande ajuda para não faltar a nenhum treino – cada um motiva o outro a irem juntos. Porém, não vire dependente do seu amigo para praticar atividade física – não falte o treino mesmo se for um dia que ele não poderá ir!

Experimente novas modalidades sempre que puder

A musculação é o exercício mais importante que você deve fazer, já que ela garantirá uma construção muscular e autonomia na velhice. Porém, existem diversas modalidades que as academias oferecem e que você pode gostar, como aulas de danças, lutas, yoga, funcional, entre outros.

Como implementar uma rotina de treinos sem tempo?

Apesar de você já saber todos os benefícios que manter uma rotina de treinos traz para a sua vida, ainda lhe falta tempo ou organização para conseguir implementar os exercícios físicos.

Existem algumas alternativas que você pode tentar implementar na sua rotina. Por exemplo, a modalidade HIIT (High Intensity Interval Training) é a prática de exercícios intercalados de alta e baixa intensidade e costumam ter uma duração menor do que um treino de musculação.

Outra dica é contratar um personal trainer para montar seus treinos e lhe acompanhar até a academia. Além de você investir em um acompanhamento personalizado, você terá um compromisso com outra pessoa sempre nos mesmos dias e horários, o que fará com que você não possa faltar.

implementar uma rotina de treinos sem tempo
Escolhe a atividade física que mais encaixa no seu estilo de vida e mantenha uma rotina de treinos. Imagem: Reprodução: Freepik.

Independentemente de como você decida agir, manter uma rotina de treinos é fundamental para a sua saúde mental e física. Escolha o que for melhor para você e continue forte no seu objetivo.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira todos os nossos canais nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também o canal da TotalPass no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais. Até a próxima!

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.