Você é do time que não gosta de musculação? Tudo bem! Existem diversas modalidades de exercícios físicos que você pode experimentar e colher os benefícios de praticar uma atividade.

20 modalidades de exercícios físicos para quem não gosta de musculação / Reprodução: Canva

A prática de exercícios físicos pode ajudar a melhorar tanto a saúde do corpo quanto a da mente, já que liberam hormônios que auxiliam na prevenção de depressão, ansiedade e estresse – além de ajudar a melhorar o sistema cardiorrespiratório, imunidade, entre outros.

Por não gostarem de treinar musculação, muitas pessoas preferem passar longe de uma academia e acabam não praticando nenhuma atividade física. Mas existem diversas modalidades de exercícios que você pode experimentar e colher todos os benefícios que a prática de esporte regular pode trazer para o seu bem-estar.

Separamos 20 modalidades de esportes para você dar uma chance. E o melhor: todas estão disponíveis nos nossos planos da TotalPass!

1. Natação

A natação é uma das modalidades mais queridinhas e procuradas pelas pessoas. Ela é ideal para quem tem asma ou problemas respiratórios, pois exige um grande trabalho dos pulmões.

Além de melhorar o sistema cardiorrespiratório, ela trabalha todos os músculos do corpo, sendo uma atividade física completa.

2. Yoga

O Yoga é uma prática que busca envolver a respiração, a meditação e o controle do corpo.

Existem diferentes tipos de Yoga, alguns mais focados em relaxamento e alongamento e outros em equilíbrio e força.

Você pode experimentar qual linha está mais próxima às suas preferências e necessidades.

3. Muay Thai

Você prefere dar chutes, socos, cotoveladas e joelhadas? Então você vai adorar experimentar esta luta tailandesa!

Claro que em um ambiente controlado, como as aulas em estúdios de lutas, o foco é nos movimentos e na aprendizagem.

Para quem quer treinar pernas, glúteos e abdômen, mas quer passar longe da musculação, o Muay Thai é uma ótima alternativa.

4. Funcional

Você é daqueles que acha a musculação muito monótona? O treino funcional pode ser uma ótima pedida para você colocar o seu treino em dia.

Os exercícios são realizados em formato de circuito: séries curtas e intensas, repetindo-se durante a mesma aula. Normalmente, você fica o mesmo tempo em cada série (um minuto por exemplo) e passa para a próxima.

Assim, as aulas são mais dinâmicas e intensas, durando menos do que um treino de musculação.

5. Crossfit

A prática de crossfit é muito semelhante à musculação, porém é mais dinâmica e procura trabalhar o condicionamento físico, além do treino de força.

É um tipo de exercício físico que exige bastante do corpo e engloba grandes grupos de músculos, sendo perceptível a evolução do corpo do aluno ao longo do tempo.

Na TotalPass, você encontra diversas academias de crossfit para experimentar.

6. Beach Tennis

O beach tennis é uma modalidade nova que começou a se profissionalizar em 1996. Ela junta atributos do tênis, do vôlei de praia e do badminton.

Este exercício é ótimo para quem quer queimar caloria, pois pode queimar até 600 calorias por hora! Além disso, praticar o exercício na areia é uma maneira saudável (e intensa) de melhorar o sistema cardiovascular sem gerar muito impacto para os joelhos.

7. Pilates

Se você busca por condicionamento físico, consciência corporal e equilíbrio entre corpo e mente, o pilates é a modalidade de exercício que você pode experimentar.

Ele trabalha a musculatura e a postura, além de prevenir e ajudar no tratamento de lesões.

Encontre os melhores estúdios de pilates na TotalPass.

8. Boxe

As aulas de boxe trabalham ombros, braços, costas e abdômen, assim como possuem exercícios focados no condicionamento físico, como corridas, pulos de corda e abdominais.

Que tal dar uma chance para o boxe e ver se seu fôlego melhora?

Outras modalidades de esportes como o boxe
O boxe é um esporte completo para todas as pessoas / Reprodução: Canva

9. Judô

Para quem quer experimentar uma nova modalidade de exercício, mas gostaria de experimentar uma luta menos bruta, o judô pode ser uma boa opção.

Isso porque, nas aulas, os alunos aprendem a cair sem se machucar, além de noções de disciplina e espírito de equipe.

10. Corrida

O treino de corrida é um dos mais praticados do mundo – e um dos mais fáceis! Isso porque você não precisa ter um horário fixo para correr nem depender de aulas.

Outra vantagem é que ela pode ser praticada na rua, sem a necessidade de uma academia.

Além disso, é um dos treinos com os melhores benefícios para o sistema cardiorrespiratório, para fortalecer os músculos da perna e para emagrecer.

Chame aquela parceria e comece a correr hoje mesmo!

11. Spinning

Para quem gosta de pedalar, mas não consegue andar de bicicleta na rua, frequentar aulas de spinning na academia pode ser uma boa opção.

As aulas são feitas em bicicletas ergométricas e você pode variar o peso da pedalada, podendo simular diversos cenários, como subidas, descidas e planos.

Uma vantagem é que muitas academias deixam as bicicletas ergométricas à disposição do aluno, não precisando que se frequente as aulas para poder aproveitar de seus benefícios, que são muitos: tonifica os músculos das pernas, ajuda no emagrecimento e pode melhorar o sistema cardiorrespiratório.

12. Zumba

Você adora dançar? Que tal experimentar as aulas de zumba?

Com músicas latinas, as aulas trabalham algumas posturas de exercícios físicos, como agachamento e alguns movimentos de braços – além de serem muito divertidas!

Ela ajuda a melhorar o seu bem-estar e você sai da aula renovado, além de interagir com todo o grupo.

13. Jump

Você já pensou em fazer coreografias em cima de uma cama elástica? Pois é isso que você fará nas aulas de jump!

Elas são ótimas para melhorar o condicionamento físico, o equilíbrio e o emagrecimento.

14. Step

O step é uma plataforma utilizada para fazer exercícios na musculação e nas aulas de step.

Com a “ajuda” deste degrau, o professor monta coreografias e simula movimentos funcionais, como o agachamento.

As aulas são dinâmicas e ideais para quem quer emagrecer, devido ao grande gasto calórico durante o exercício.

Aulas de step como uma modalidade de exercícios físico
Aulas de step são uma opção de modalidade / Reprodução: Canva

15. Jiu-Jitsu

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial japonesa baseada no uso do corpo como alavanca e como defesa.

Ela é uma luta que trabalha o corpo de forma completa, além de ajudar a reduzir o estresse e melhorar a coordenação motora.

É importante que você pratique o Jiu-Jitsu numa academia conveniada, para evitar lesões e aprender os golpes de forma correta.

16. Hidroginástica

A hidroginástica é um exercício completo para quem busca por uma modalidade com baixo nível de condicionamento físico e impacto.

Normalmente, ela faz muito sucesso entre pessoas da terceira idade, mas pode ser praticada por todo mundo.

Ela pode ajudar a melhorar o sistema cardiovascular, o equilíbrio e a coordenação.

17. Aula de abdominal

Se você não gosta de musculação, mas quer os benefícios dos abdominais, pode aproveitar as aulas de abdominal que tem em algumas academias.

Ter um core forte ajuda a estabilizar a postura, a prevenir dores na lombar e na coluna e a melhorar a consciência corporal.

18. Aula de alongamento

O alongamento é essencial para melhorar a flexibilidade e evitar lesões.

É muito comum que se negligencie esta parte do treino depois de praticar algum exercício físico, por isso participar de aulas de alongamento em uma academia ou estúdio podem incentivar você a se alongar.

19. HIIT

HIIT, ou High Intensity Interval Training, é uma modalidade de treino com exercícios de alta intensidade.

As aulas costumam ser curtas, porém intensas. Assim, elas podem ajudar no emagrecimento e na melhora do condicionamento físico.

A modalidade de HIIT é ideal para quem tem pouco tempo, mas gosta de suar a camisa.

20. Spa

Depois de experimentar tantas modalidades exaustivas, que tal relaxar um pouco num spa?

Algumas academias, como a Smart Fit, oferecem o serviço de spa com uma massagem relaxante de cinco minutos em uma poltrona.

Relaxar também é uma modalidade de exercício físico
O relaxamento pós-exercício físico também deve estar incluso nos seus planos / Reprodução: Canva

Com tantas modalidades diferentes para experimentar, pode ficar difícil escolher. Por isso, o ideal é contar com um benefício de atividade física como a TotalPass. Você tem acesso a todas essas modalidades e muito mais: são mais de 250 para você aproveitar!

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição. 

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?