Ao praticar exercícios físicos na academia, já estamos habituados a nos cuidar devido aos pesos que podemos usar. Porém, o cuidado também deve se estender para evitar lesões com exercícios em casa: não é só porque não “pegamos pesado” que o risco não existe.

 Dicas de como evitar lesões com exercícios em casa
 Dicas de como evitar lesões com exercícios em casa. Foto: Reprodução/FreePik

Pelo contrário: quando os exercícios são feitos em casa, o risco pode até ser maior porque não temos o acompanhamento de um profissional de educação física para corrigir a postura de cada movimento. Por isso, mesmo que o exercício pareça “leve”, é importante você analisar bem o seu movimento para ter certeza de que não se machucará.

Dicas para evitar lesões com exercícios em casa

Existem algumas dicas que você pode seguir para evitar se lesionar ao fazer treinos caseiros. Os cuidados que você deve tomar são diferentes dos treinos com pesos realizados em academia, mas não negligencie a atenção que você deve ter só porque os treinos em casa são, teoricamente, mais leves.

Veja vídeos dos movimentos antes de realizá-los

Ver vídeos dos movimentos ajudará você a entender melhor sobre a postura que você deve ter na hora de realizar os exercícios. Se possível, procure por vídeos de profissionais explicando sobre o movimento em detalhes.

Use o auxílio de um espelho

Utilizar um espelho para fazer os exercícios irá ajudar você a se observar para ver se a postura está igual ao do vídeo que você assistiu. Primeiro, se preocupe em realizar o movimento bem feito e devagar até você pegar o jeito.

Faça aulas on-line

Com a pandemia e muitas academias fechando, profissionais de educação física do mundo todo se adaptaram para dar aulas on-line. Por isso, o ideal é que você busque por esse tipo de serviço, já que, além de o profissional cuidar do seu movimento, ele poderá fazer um treino caseiro personalizado para você.

Aprenda a conhecer o seu corpo

Ao praticar exercícios em casa, você começará a se conhecer mais, pois criará mais consciência corporal. Por isso, observe quais são as posições mais desconfortáveis e as mais fáceis para você. Doeu? Não force mais! E não esqueça de compartilhar tudo com o seu personal trainer.

Utilize roupas adequadas para treino

Não é porque você está em casa que deverá se exercitar de pijama. Vista uma roupa confortável de academia e também calce tênis. Além de ajudar a evitar lesões, essa prática informa o seu cérebro que não é hora de descanso.

Pré e pós-treino também devem ser feitos

Tanto o aquecimento antes do treino quanto o alongamento após devem ser feitos para evitar lesões com exercícios em casa. Você pode pedir auxílio ao seu personal em como fazer os alongamentos em casa.

Varie os grupos musculares treinados

É fundamental descansar os músculos treinados, por isso varie os grupos estimulados durante os dias.

A alimentação e a hidratação são importantes

Você deve se alimentare se hidratar bem para que seu corpo não sofra na hora do treino. Antes de começar os exercícios em casa, você pode comer um carboidrato leve, como uma banana. Já depois, certifique-se de ingerir proteínas, como um ovo cozido.

Invista no local do treino

Você não precisa montar uma academia elaborada em casa, mas pode comprar alguns pequenos acessórios que poderão auxiliar muito o seu treino caseiro. Por exemplo, tapetes de yoga ajudam na hora de diminuir o impacto sobre as articulações. Você também pode investir em caneleiras, faixas, halteres e um trx.

Use os itens domésticos a seu favor

Você pode utilizar os utensílios domésticos como pesos. Por exemplo, pegue o pacote de arroz ou feijão para fazer exercícios com peso ou o cabo de vassoura para servir de apoio ou barra. A criatividade deve ser usada!

utilizar os utensílios domésticos como pesos
É possível adaptar sua casa para fazer um treino caseiro. Foto: Reprodução/FreePik

O ideal é que você mantenha uma rotina de treinos diária, mesmo que seja em casa de forma mais leve. Não esqueça de tomar os cuidados necessários para evitar lesões com exercícios em casa.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?