A prática de exercícios é importante em todas as idades, porém as atividades físicas para idosos possuem diversos benefícios para quem chegou na terceira idade.

Além de melhorar a saúde podendo evitar problemas cardíacos, dores da artrite e nas articulações, elas também ajudam a fortalecer os músculos, o que é essencial para a autonomia e independência dos idosos.

Melhores atividades físicas para idosos
Praticar atividades físicas na terceira idade melhora a qualidade de vida / Reprodução: Freepik

O ideal é que os exercícios físicos sejam praticados, no mínimo, três vezes por semana pelos idosos. Como já possuem a saúde mais frágil, recomenda-se que também façam o acompanhamento de um médico e de um profissional de educação física para garantir que a postura está correta em todos os exercícios.

Quais atividades físicas são melhores para idosos?

Durante essa fase da vida, é importante ter bastante cuidado com os exercícios físicos que são praticados. O correto seria praticar exercícios leves, com foco na proteção óssea e na coordenação motora. Além disso, deve-se evitar atividades com impactos muito fortes, com pulos por exemplo.

Listamos as melhores atividades físicas para idosos:

  1. Caminhadas;
  2. Musculação;
  3. Natação;
  4. Alongamento;
  5. Hidroginástica;
  6. Pilates.

Veja os benefícios de cada uma dessas atividades.

Caminhadas

A caminhada é uma das melhores atividades físicas para idosos porque, além de promover o convívio social, fortalece os músculos, melhora o ritmo cardíaco e promove bem-estar. O ideal é que seja feita ao ar livre, para que se possa apreciar a natureza.

Para realizar as caminhadas, o idoso deve vestir uma roupa leve e confortável, além de tênis com amortecedores. Ela deve ser feita de forma leve e de baixa intensidade, porém um pouco mais rápida do que uma caminhada cotidiana. 

Além disso, o idoso pode caminhar curtas distâncias no início, aumentando o tempo conforme se sentir melhor – podendo chegar a até 60 minutos de caminhada.

Musculação

Com o passar dos anos, é natural que se perca músculos. Por isso, o fortalecimento muscular é um dos exercícios mais importantes para idosos, já que, além de aumentar a resistência dos músculos, melhora a postura, aumenta a densidade óssea, ajuda a evitar artrose e osteoporose.

Isso sem contar que dá autonomia para o idoso em tarefas do dia a dia (como ter força para segurar sacolas de supermercado, por exemplo).

Para que o idoso pratique musculação com segurança, o ideal é que realize um check up médico antes de iniciar as atividades. Outro ponto importante é fazer um acompanhamento com um profissional de educação física durante os exercícios, para que ele cuide da postura e indique os melhores exercícios para cada caso específico.

Natação

A natação é uma atividade física completa para os idosos, isso porque, devido a água, ela evita o impacto e protege as articulações.

Além disso, ajuda a alongar e fortalecer os músculos, alivia dores causadas pela artrite, evita a perda óssea, diminui o risco de doenças como diabetes e hipertensão.

Entre outros benefícios estão: aumento da força e da flexibilidade, melhora da capacidade respiratória, correção da postura e melhora da musculatura do abdômen e do assoalho pélvico.

Alongamento

O alongamento é de suma importância para entrar na rotina de exercícios físicos para idosos. Eles melhoram a flexibilidade, a circulação sanguínea e a amplitude dos movimentos, além de prevenir lesões e diminuir a rigidez das articulações e dos músculos.

Hidroginástica

Assim como a natação, a hidroginástica causa pouco impacto nas articulações pois é realizada na água. Além disso, ela melhora os sistemas cardiorrespiratório e cardiovascular, diminui gordura corporal, melhora a insônia, a coordenação motora e a força muscular.

E o melhor de tudo, promove o convívio social e bem-estar, já que normalmente é praticada em grupos.

Pilates

O pilates é ótimo para ser praticado pela terceira idade, já que estimula a circulação sanguínea, aumenta a flexibilidade e a força e favorece a coordenação dos movimentos. Além disso, ele ajuda na consciência corporal e a manter uma postura correta.

A importância de praticar exercícios físicos na terceira idade
 A importância de praticar exercícios físicos na terceira idade / Reprodução: Canva

Assim, para viver uma terceira idade plena, é muito importante incluir atividades físicas para idosos em suas rotinas. Elas colaboram para uma velhice com mais saúde e autonomia nas atividades do dia a dia.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?