Ter uma boa noite de sono influencia diretamente na sua qualidade de vida, já que dormir é uma necessidade fisiológica tal como beber água ao sentir sede ou comer quando sentir fome. Noites mal dormidas podem resultar em alterações no humor, na concentração e até no apetite. Por isso, dormir bem é fundamental para que consigamos desempenhar nossas atividades com qualidade.

Como dormir bem e ter mais qualidade de vida
Dormir bem pode influenciar na sua qualidade de vida / Reprodução: Freepik

Portanto, é importante que a pessoa adote algumas práticas durante o dia para dormir bem durante a noite. A privação de sono pode trazer muitas consequências à saúde, como transtornos mentais, metabólicos e cardíacos. 

Algumas medidas que você pode adotar é dormir sempre no mesmo horário, ter um ambiente escuro e beber um chá calmante 30 minutos antes de dormir.

Veja algumas outras dicas para dormir melhor.

Pegue sol durante o dia

A luz solar é responsável por regular o nosso relógio biológico. A alternância entre luz e escuridão é o que dita o ritmo do nosso ciclo circadiano, ou seja, é como o nosso corpo entende quando deve começar a produzir melatonina, que faz com que sintamos sono, ou cortisol, para nos despertar. Expor-se a luz solar de 1 a 2 horas durante o dia é importante para o funcionamento correto do nosso relógio biológico.

Durma e acorde sempre no mesmo horário

Para que se tenha uma noite repousante de sono, é importante que se respeite o horário de dormir. Ou seja, dormir e acordar sempre no mesmo horário, além de ter entre 8 e 9 horas de sono, é fundamental para a qualidade do repouso. 

Se, aos finais de semana ou feriados, você dorme em outros horários ou dorme por mais tempo, seu ciclo de sono tende a se desregular, fazendo com que a qualidade do seu descanso seja prejudicada.

Evite usar aparelhos eletrônicos próximo a hora de dormir

Aparelhos eletrônicos como televisão, celular, computador e videogames tendem a excitar o cérebro, devido aos seus estímulos de luz e som. Por isso, o ideal é que você pare de usá-los cerca de 30 minutos antes de ir deitar. Aproveite para deixar esses aparelhos fora do quarto para não cair na tentação de mexer no celular antes de dormir.

Leia antes de dormir

Ler antes de dormir pode ser um bom exercício para acalmar a mente. Por isso, leia um livro calmo e de histórias tranquilas na cama ou no sofá sob a luz de uma luminária mais fraca. Evite ler em dispositivos de leitura eletrônicos.

Crie um ambiente escuro

Há certas mudanças que você pode realizar em seu quarto para torná-lo mais aconchegante e convidativo ao sono. Por exemplo, se você utiliza luz branca no seu quarto, troque por uma amarela. Antes de dormir, deixe apenas uma luz amarela de abajur ou até uma vela acesa no quarto. Além disso, instale cortinas escuras para que a luz da rua não ilumine seu quarto durante a noite.

Cochile durante o dia

Se você sente muita sonolência durante o dia, tudo bem tirar um cochilo de 10 a 15 minutos após o almoço. Eles podem ser extremamente benéficos para que você enfrente mais uma etapa do dia com qualidade. Porém, atente-se se essa prática não está prejudicando o seu sono durante a noite e cuidado para não tirar cochilos muito longos.

Cuidado com a cafeína

Ao pensarmos em cafeína, a primeira bebida que vem à nossa cabeça é o café. Porém, refrigerantes e alguns chás, como o verde e o preto, também contêm essa substância e devem ser evitados. O efeito da cafeína pode durar até seis horas em nosso organismo, por isso atente-se a hora que você normalmente dorme para fazer esta conta.

Evite exageros no jantar

Alimentos gordurosos ou com muitas fibras levam mais tempo para que o organismo faça a digestão, o que pode fazer com que você demore para pegar no sono. Por isso, procure consumir alimentos mais leves no jantar para não ter uma noite muito pesada.

Consuma bebidas relaxantes

Para dormir melhor, tomar um chá calmante pode ajudar a induzir o sono. Você pode tomar chá de camomila, cidreira ou valeriana. Outras bebidas que favorecem o sono são o leite morno e o vinho.

Dicas para dormir bem
Dicas podem ajudar você a dormir bem / Reprodução: Freepik

Atividades físicas ajudam a dormir bem?

As atividades físicas liberam substâncias que ajudam a melhorar a qualidade do sono, como endorfina (bem-estar), dopamina (prazer) e serotonina (diminui a ansiedade). Além disso, os exercícios físicos são responsáveis por nos deixar mais cansados, o que pode induzir o sono mais facilmente. Porém, a curto prazo, eles nos dão mais disposição e nos despertam – por isso, o ideal é que sejam praticados cerca de 2 horas antes de dormir.

Alguns exercícios que podem ajudar a dormir melhor são:

  • Yoga: você pode escolher uma modalidade mais leve para praticar antes de dormir;
  • Natação: além de ser um exercício com muito desgaste físico, a natação promove uma sensação de relaxamento devido a água;
  • Caminhada: ajuda a combater o estresse e cansa o corpo;
  • Musculação: devido ao desgaste muscular, ajuda no cansaço para sentir sono.

É possível dormir melhor com algumas mudanças na rotina que você pode começar a implementar hoje mesmo. Para que você tenha um dia produtivo no trabalho, cuidar do seu descanso na noite anterior é fundamental.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?