Que as atividades físicas possuem muitas vantagens para o nosso organismo, você já sabe. Porém, existem diversos benefícios dos exercícios físicos para a saúde mental também, podendo até diminuir os riscos de depressão e ansiedade, além de amenizar alguns sintomas de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Benefícios dos exercícios físicos para a saúde mental
Benefícios dos exercícios físicos para a saúde mental / Reprodução: Canva

Apesar de todos os benefícios já conhecidos da atividade física, o sedentarismo é um dos principais problemas da atualidade. 

O nosso corpo foi feito para estar em movimento. Isso porque, antigamente, precisávamos caçar para ter acesso ao alimento. Hoje, a maior parte dos trabalhos braçais contam com a ajuda de máquinas, enquanto outros são mais dependentes de notebooks e smartphones, ou seja, as pessoas passam a maior parte do dia sentadas em frente a uma tela.

Com essa mudança de rotina das atividades, viu-se a necessidade de “forçar” o corpo a se mexer: ir a uma academia, praticar crossfit, andar de bicicleta ou sair para caminhar. E, justamente por isso, a prática esportiva foi “deixada de lado”.

Muitas pessoas usam a desculpa do “não tenho tempo” ou “estou trabalhando demais” para não praticar um exercício físico e, os únicos que acabam realmente mexendo o esqueleto, são os apaixonados por esportes.

Porém, essa falta de atividade física pode estar não só prejudicando a sua saúde física, mas a mental também. Veja alguns benefícios dos exercícios físicos para a saúde mental.

Benefícios dos exercícios físicos para a saúde mental

As atividades físicas possuem diversos benefícios para a saúde mental, como:

  • Redução do estresse;
  • Diminuição da ansiedade;
  • Melhora da capacidade cognitiva; 
  • Maior sensação de energia; 
  • Aumento da autoestima.

E uma das grandes responsáveis por todas essas sensações de bem-estar é a endorfina, o “hormônio da felicidade”, que além de nos proporcionar essas boas sensações, melhora a memória e a concentração, ajuda a aumentar a disposição física e mental, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores e tensões musculares e melhorar a qualidade do sono.

Mas ela não está sozinha! A serotonina, outro neurotransmissor liberado durante a prática de uma atividade física, ajuda na manutenção do bom humor e na regulação do sono.

Todos esses fatores que acontecem no nosso corpo durante a prática de um exercício físico contribuem, positivamente, para aliviar (ou prevenir) sintomas de ansiedade, depressão, síndrome do pânico e TDAH.

Porém, você não precisa fazer musculação se não gosta de ir à academia (até precisa, mas isso é um papo para outra hora), mas você pode escolher entre uma infinidade de exercícios físicos disponíveis em diversos estúdios e até ao ar livre.

Há modalidades como hidroginástica, natação, pilates, yoga e muito mais. Você também pode optar por 30 minutos de caminhada, por exemplo. O importante é começar!

Exercícios físicos para a saúde mental: como começar?

Sabemos que, se você sofre de alguns desses transtornos da mente (como depressão, ansiedade, TDAH…), começar uma atividade física não é a tarefa mais fácil, pois só a força de vontade pode ser insuficiente, na maioria dos casos.

Por isso, é muito importante que você não se cobre em começar uma atividade física todos os dias e com alto desempenho. Respeitar o seu ritmo é muito importante neste momento!

Veja mais algumas dicas de como começar a praticar exercícios físicos.

  • Respeite o seu tempo! Entenda os benefícios dos exercícios físicos para a saúde mental e tenha em mente que você só precisa começar;
  • Vá aos poucos! Comece com uma caminhada, faça aulas experimentais de atividades como pilates, yoga, natação, luta. Há uma infinidade de exercícios te esperando por aí;
  • Não se cobre muito! Você não precisa se exercitar todos os dias da semana. Comece poucas vezes e entenda o seu ritmo;
  • Não negligencie seu tratamento! Exercícios físicos não são a cura para sua depressão, ansiedade, TDAH ou demais transtornos mentais, eles apenas podem auxiliar no tratamento. Por isso, continuar o seu tratamento com remédio e terapia é fundamental para o sucesso da sua recuperação.
Inclua exercícios físicos na sua rotina / Reprodução: Canva

Incluir atividades físicas na sua rotina pode ser muito benéfico para além da sua saúde física. Os benefícios dos exercícios físicos para a saúde mental são tantos que, depois de começar a se exercitar, você não vai mais querer parar.

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?