É muito provável que você já tenha sentido cansaço mental em algum momento da vida. Afinal, vivemos em uma rotina acelerada em um mundo hiperconectado.

Cansaço mental: quando começa a ser um problema?
Cansaço mental: quando começa a ser um problema? / Reprodução: Canva

São diversas atividades simultâneas, informações sobre os mais diversos assuntos em tempo real, problemas no trabalho e com os filhos, entre outras diversas situações.

No entanto, também ainda vivemos em uma sociedade que não reconhece a seriedade do cansaço mental tanto quanto o cansaço físico. Mas assim como nosso corpo, o cérebro também precisa de descanso. 

Você sabe quando o cansaço mental passa a ser um problema? Sabe reconhecer os sintomas? 

Vamos te ajudar a reconhecer o momento de procurar ajuda profissional! 

O que é cansaço mental?

Antes de tudo é importante que você entenda o que é o cansaço mental, também conhecido como estafa. 

Basicamente é uma série de sinais enviados pelo nosso cérebro com o objetivo de comunicar a necessidade de descanso.

Caso a gente não faça uma pausa nesses momentos, vamos perceber nosso desempenho cada vez mais baixo em atividades que antes fazíamos normalmente, podendo assim afetar nossas relações interpessoais e rendimento no trabalho.

Quais são os sintomas do cansaço mental?

Além da queda da produtividade, é importante que você saiba quais são os outros sinais que nosso corpo pode apresentar:

  • Insônia;
  • Alterações de humor;
  • Irritabilidade;
  • Perda de memória;
  • Cansaço excessivo;
  • Perda de apetite;
  • Redução de libido;
  • Sintomas físicos como hipertensão, gastrite, dores de cabeça e dores no corpo.

Quais são as possíveis causas do cansaço mental?

Em resumo, as causas do cansaço mental são alguns hábitos que nos mantém em estado de alerta e exige desempenho constante do cérebro. Por exemplo:

No entanto, as causas são particulares de cada um. Por isso, é importante que você procure ajuda para entender quais são as suas necessidades.

Quando procurar ajuda?

Talvez você sinta cansaço mental apenas por um período de atividades intensas. Mas é importante que você se observe e se questione há quanto tempo se sente dessa forma.

Reconheça também seus momentos de lazer: você reserva uma parte do dia para fazer o que gosta? Sente culpa por isso e acha que, mesmo cansado, precisa ser produtivo?

Tudo isso pode ser reflexo. Nesses casos, a psicoterapia é fundamental para aprender a lidar com essas situações e quebrar padrões de comportamento.

Vale ressaltar que nem sempre conseguimos identificar sozinhos quais são as causas e como reconhecer o momento certo de parar. Por isso, não hesite em procurar ajuda de profissionais da área.

Como aliviar o cansaço mental?

Podemos aliar algumas atividades à terapia que podem até parecer simples, mas que são fundamentais para a saúde mental.

  1. Faça exercícios físicos constantes: eles aumentam a produção de endorfina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar;
  2. Descubra seus hobbies: separe um tempo do seu dia para fazer algo que goste, como ver um filme, cuidar das plantas, etc;
  3. Cuide da alimentação: não é só a saúde física prejudicada quando comemos mal. Refeições completas ajudam a melhorar nossas funções cerebrais;
  4. Tire um descanso do trabalho: férias é um direito seu como trabalhador. Aproveite para esquecer dos problemas empresariais por um tempo;
  5. Tente dormir melhor: o sono tem uma função restaurativa para que possamos nos recompor das energias gastas durante o dia.
Descansar é importante para aliviar sintomas do cansaço mental / Reprodução: Canva

Em resumo, é essencial buscar equilíbrio entre as mais diversas atividades diárias e separar um tempinho para o autocuidado. O cansaço mental é tão prejudicial quanto o físico – não negligencie os sinais!

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?