O ano está acabando e uma das principais preocupações tem sido a saúde mental dos colaboradores. Com a pandemia do coronavírus e todas as mudanças que o mercado de trabalho e a sociedade têm vivido, cada vez mais a saúde mental tem sido assunto e preocupação das empresas. Por isso, separamos algumas dicas simples de como cuidar da sua saúde mental e dos seus colaboradores.

Como melhorar a saúde mental dos seus colaboradores
Melhorar a saúde mental de colaboradores virou prioridade nas empresas / Reprodução: Freepik

Com toda a mudança que nossa sociedade viveu, muitas pessoas tiveram que readaptar suas rotinas – trabalho de casa, crianças sem escola presencial e academias fechadas. Por isso, muitos atendimentos on-line como terapias e aulas de ginástica ganharam muita visibilidade.

Além de cuidar do corpo físico, é importante aliar a saúde mental aos cuidados consigo mesmo. Atitudes como frequentar uma terapia, cuidar da alimentação, encontrar hobbies e praticar atividades de bem-estar, como ler ou relaxar, podem ajudar não só na sua saúde corporal, mas como da mente também.

Se conhecer e saber lidar com adversidades faz parte da vida e é um dos pilares da inteligência emocional. No momento que vivemos, praticar atitudes assim na sua rotina fazem mais diferença ainda. Por isso, separamos 5 dicas simples que podem fazer a diferença no seu dia a dia.

1. Inclua atividades leves na rotina

Incorpore na sua rotina diária atividades de relaxamento, como meditação, yoga ou alongamento. De 5 a 10 minutos por dia já são o suficiente.

2. Crie metas realistas

Seja realista na hora de fazer suas metas. Grandes ideais são ótimos para sabermos qual caminho seguir, porém, no seu cotidiano de tarefas, seja realista com as metas que você consegue cumprir – tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

3. Durma bem

Cuide da sua noite de sono. Dormir bem irá influenciar em como você acorda no outro dia e enfrenta todas as tarefas. Por isso, pratique a higiene do sono e descanse de verdade.

4. Esteja perto de quem você ama

Mantenha os bons relacionamentos que você tem, tanto familiares quanto de amizades. Estar perto de pessoas que amamos, mesmo que seja virtualmente, faz uma grande diferença para a nossa saúde mental.

5. Não enfrente as adversidades sozinho

Peça ajuda. Nenhum de nós consegue alcançar nenhum objetivo sozinho e, por isso mesmo, você não precisa enfrentar as adversidades da vida sem ninguém. Reconhecer que não está bem e pedir ajuda é sinal de fortaleza e irá ajudar você a enfrentar os obstáculos.

Dicas de como melhorar sua saúde mental
Dicas de como melhorar sua saúde mental / Reprodução: Freepik

A saúde mental é um dos pilares fundamentais para que tenhamos uma boa saúde física e desempenho em todas as atividades na qual nos propomos. Por isso, cuidar de você pode ser um ato de amor a todas as pessoas que estão ao seu redor.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?