Ficar isolado durante tanto tempo nos fez perceber o quanto cuidar do corpo por meio de uma atividade física ajuda a manter uma boa saúde mental. O isolamento seguido de tantas notícias negativas, preocupações com a nossa saúde e das pessoas que amamos e ainda somada às questões econômicas pode nos deixar tristes, ansiosos, tensos. 

Saiba como cuidar da sua saúde mental e de seus colaboradores agora e após a pandemia. 

Por que a saúde mental é tão importante?

Os problemas do dia a dia são muitos e podem acarretar diversos quadros de depressão, ansiedade e burnout. Essas doenças estão se tornando cada vez mais comuns, afastando os funcionários do trabalho e até mesmo aumentando os índices de suicídio em todo o mundo.

O problema é tão grande que a comunidade científica desenvolveu várias pesquisas a respeito. Um estudo da The Lancet Psychiatry (2018), mostrou que 43,2% das pessoas que se exercitavam tiveram menos problemas relacionados a sua saúde, se comparados com os sedentários.

Atividade física para cuidar do corpo… E da mente! 

O Brasil se destaca por muitos pontos: país do futebol, lindas praias, turismo, músicas famosas… Mas você sabia que também somos o país com mais academias de ginástica no mundo? Só ficamos atrás dos Estados Unidos. 

Por outro lado, o Brasil é o 5° país mais sedentário do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. 

O problema é que o sedentarismo está diretamente ligado a diversas outras doenças como a obesidade, doenças cardíacas, cardiovasculares, diabetes e muitas outras. Essas enfermidades são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as mortes de 15 milhões de pessoas por ano entre 30 e 70 anos.  

Por isso, a prática regular de atividades físicas é fundamental para prevenir essas doenças e levar uma vida com mais qualidade e bem-estar. Mas você sabia que ela também pode ajudar a cuidar da sua saúde mental? 

Como a atividade física ajuda na saúde mental? 

A pessoa que é ativa sofre menos com o estresse e tem mais disposição para as tarefas do dia a dia. A explicação está na química do cérebro. 

A prática regular de atividades físicas reduz os níveis dos hormônios estressantes como a adrenalina, noradrenalina e cortisol. E, do outro lado, libera um hormônio chamado endorfina (conhecido como o hormônio da alegria, que promove a sensação de bem-estar, euforia e alívio de dores) e da dopamina (que gera efeito tranquilizante e analgésico no indivíduo que pratica, regularmente, atividade física). 

Assim, se você quer ficar de bem consigo mesmo, é hora de encontrar uma atividade física para chamar de sua!

E-book

Uma atividade física para chamar de sua

Lá no fundo, todo mundo tem pelo menos alguma ideia do que é bom e do que não é para a nossa saúde. A gente sabe que fumar e beber álcool demais faz mal, assim como ter uma alimentação descuidada. E todo mundo sabe também que praticar um esporte ou ir à academia faz bem.

Mas daí a sair do sofá é um passo que pode ser muito demorado. E por quê?

Geralmente, as pessoas dizem que não gostam de atividade física ou de academia ou de um esporte por preconceito ou simplesmente porque não experimentaram. A primeira e maior dica é: experimente várias modalidades e faça o que você gosta. 

Se não curte academia, já pensou que na maior parte delas tem aula de dança? Não gosta de correr na rua ou acha perigoso? Experimente natação. Acha alguns esportes coletivos muito agitados para o seu gosto? Calma, tem yoga, pilates…

É só escolher aquela que mais combina com o seu perfil! 

Mais dicas para cuidar da saúde mental 

Além de praticar atividades físicas, existem outras maneiras de cuidar da saúde mental. Principalmente durante o período em que estamos vivendo: pandemia, isolamento social, incertezas, ansiedade… Confira essas dicas! 

1 – Evite o excesso e informações

Sim, se manter informado é muito importante. Mas, por causa do avanço da tecnologia e da globalização, estamos sendo bombardeados com informações em tempo real a todo momento, isso pode gerar uma ansiedade muito grande. 

Escolha um ou dois horários para se informar, busque fontes confiáveis para isso e evite checar as notificações do seu celular a todo momento. Isso pode te ajudar a se concentrar e ser mais produtivo ao longo do dia. 

2 – Monte uma rotina 

Estabeleça um horário para acordar, tome um café da manhã reforçado e tire o pijama para começar a trabalhar. Roupas confortáveis e um ambiente agradável vai te ajudar a deixar a preguiça de lado. 

Tenha um horário definido para fazer suas refeições, faça pausas ao longo do dia e, claro, separe alguns minutos para se exercitar (lembra que isso vai te fazer bem, né?) 

Encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional na sua rotina vai ajudar a arrumar um tempinho para cuidar da sua saúde física e mental. 

3 – Experimente mais

Faça aulas de yoga, alongamento e meditação. Esse tipo de atividade ajuda a relaxar o corpo e a mente. Você pode encontrar esse tipo de aulas online dentro do TP Plus! 

Além disso, você pode experimentar outras atividades que te ofereçam bem-estar. Pode ser tocar aquele velho violão esquecido no canto do quarto, fazer desenhos e pinturas com as crianças, inventar um novo passo de dança… O importante é sempre reservar um tempinho para fazer algo diferente. 

4 – Tecnologia para aproximar as pessoas 

O isolamento social pode ser frustrante, mas que bom que temos a tecnologia para encurtar distâncias e nos ajudar a superar este momento. 

Ligue para os pais, avós, tios, amigos. Aproveite para falar com aquela sua amiga que não vê há muito tempo! Vocês podem fazer jogos online, preparar receitas ou só colocar o papo em dia. 

Dessa forma, você pode afastar os sentimentos negativos e se conectar ainda mais com quem você ama. 

Gostou dessas dicas? Então compartilhe com seus colegas de trabalho e amigos. Esperamos que você consiga olhar com mais atenção para a sua saúde mental. 

Quer ver mais dicas sobre o tema? Então baixe o nosso E-book com Tudo o que você Precisa para cuidar da Saúde Mental. Tem uma entrevista exclusiva com a Dra. Daniella Medeiros Ciciarelli Cargo, médica psiquiatra com enfoque na Saúde Mental do Trabalhador.

E-book