Num mundo em que trabalhar e produzir cada vez mais faz parte do dia a dia das pessoas, quem tem um hobby pode parecer um estranho. Porém, descobrir qual é o seu e separar um tempo para curti-lo pode ser ótimo para a sua saúde mental e, inclusive, para a sua produtividade.

Ter um hobby é bom para a sua saúde mental.  Foto: Reprodução/FreePik

Ter um hobby é muito mais do que passatempo, pois é uma oportunidade de desenvolver uma habilidade pessoal que poderá, até mesmo, lhe dar insights profissionais. Além disso, será um momento seu consigo mesmo, em que você poderá se conhecer melhor e se conectar com a sua verdadeira essência.

Qual a relação do hobby com a saúde mental?

Existem diversas áreas da nossa vida que merecem nossa atenção, como a nossa saúde física e emocional e os lados social, espiritual, financeiro e profissional. Encontrar um equilíbrio em todas as dimensões pode ser bem desafiador, para não dizer impossível. Por isso, para mantermos nossa saúde mental em dia, é importante entender que nem sempre conseguiremos atingir excelência em tudo e, quando uma área está melhor, pode ser que tenhamos que negligenciar um pouco as outras.

Para que tentemos manter o equilíbrio entre as áreas da nossa vida e cuidar da saúde mental ao mesmo tempo, devemos criar bons hábitos que nos auxiliem no processo. Neste sentido, escolher as pessoas com quem compartilhamos nosso tempo, as habilidades que desejamos desenvolver e cuidar da saúde física podem ser um bom indicativo de como “se manter de pé”.

Ao desenvolver um hobby, você estará criando um momento único para você de autoconhecimento e autoconexão. Conhecer-se e entender quais são os seus limites poderá ajudar você a, além de não sucumbir às dificuldades, performar ainda melhor em suas atividades.

Dedicar um tempo para uma atividade agradável pode contribuir para o controle da ansiedade, diminuição do estresse e motivação ao ver o seu progresso e entender do que você é capaz. Assim, isso se refletirá em todas as áreas da sua vida.

Como encontrar um hobby?

Viver numa sociedade altamente competitiva e focada em alto desempenho pode fazer com que você só pense em produtividade e trabalho. Assim, cada vez mais nos afastamos da nossa essência e de quem realmente somos.

Não à toa, o mundo está tomado de pessoas que desenvolveram doenças como depressão, ansiedade e esgotamento físico e mental. Por isso, encontrar um hobby e uma atividade na qual você se identifique vai muito além de passar um tempo, mas um alívio para a sua cabeça.

O corpo humano funciona melhor com períodos de descanso intercalados com as atividades profissionais, por isso também é recomendado que se faça intervalos no trabalho. Porém, não somente devemos fazer pequenas pausas durante o dia, mas também devemos relaxar por alguns dias longe das atividades laborais.

Se você não sabe como encontrar o seu hobby, veja algumas dicas que podem lhe ajudar a encontrar a atividade ideal para a sua personalidade:

Diversifique as atividades

Há pessoas que possuem interesses diversos e, por isso, é difícil de se decidir; enquanto outras, não possuem nenhum e a única coisa na qual conseguem pensar é em descansar. Para ambas, o ideal seria diversificar suas opções de atividades para tentar descobrir, na prática, o hobby.

Inscrever-se em cursos diversos, aprender novas habilidades ou fazer algo que você nunca imaginou lhe abrirão o horizonte de possibilidades. Assim, na “tentativa e erro”, você vai eliminando as atividades que não se identificou, até que encontre o seu hobby ideal.

Crie ou faça parte de grupos de interesses em comum

Às vezes, você pode se sentir intimidado em começar uma nova atividade sozinho, por medo ou insegurança. Por isso, convidar um amigo para ir com você pode ser uma ótima opção. Assim, além de tornar o descobrimento do hobby mais divertido, ter uma companhia também ajuda na motivação e na responsabilidade de honrar o compromisso firmado.

Se seus amigos não puderem estar presentes nesse programa com você, procure por grupos de pessoas ou clubes da atividade na qual você quer começar. Além disso, será uma ótima oportunidade de conhecer pessoas e interagir com elas.

Procure algo não relacionado a sua profissão

O principal objetivo de encontrar um hobby é justamente fugir das responsabilidades e abstrair um pouco. Assim, você terá mais energia e bom humor na hora de voltar ao trabalho. Por isso, o ideal é que você busque por atividades que não estejam relacionadas a sua profissão – deixe isso para cursos e leitura de livros técnicos.

Concentre-se em algo que lhe dê prazer e esqueça das suas obrigações por um pequeno tempo. Foque em manter atenção plena na atividade que você está desenvolvendo, entendendo todo o processo de aprendizagem envolvido naquilo – por isso, é muito importante que você encontre uma atividade que envolva você o suficiente a ponto de prender a sua atenção.

Caso a atividade que você esteja desempenhando não faça você entrar nesse estado de meditação e, pelo contrário, ainda esteja lhe tornando infeliz, troque de hobby. Outro ponto também pode ser o horário que você está desempenhando a atividade – se for à noite, verifique se não está cansado demais.

Qual hobby escolher?

É muito comum que, mesmo após ter lido nossas dicas, você ainda tenha dúvidas sobre qual hobby escolher. Separamos algumas ideias que podem lhe ajudar a descobrir:

  • Aprender a cozinhar;
  • Dançar;
  • Praticar algum esporte, como bicicleta, corrida, luta;
  • Pintar ou desenhar;
  • Costura;
  • Xadrez;
  • Fotografia;
  • Aprender a tocar algum instrumento;
  • Aprender uma segunda língua;
  • Esportes radicais como canoagem, rapel, escalada;
  • Cuidar de plantas;
  • Trabalhos manuais, como cerâmica.
Encontre um hobby que tenha a sua personalidade. Foto: Reprodução/FreePik

Essas são apenas algumas opções para você descobrir qual é o seu hobby e cuidar mais da sua saúde mental. Aprender mais sobre si mesmo e se conectar com o seu verdadeiro eu poderá ajudar você a evoluir em diversas áreas, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira todos os nossos canais nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também o canal da TotalPass no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais. Até a próxima!

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.