A inteligência emocional é uma característica muito importante para a nossa motivação e autocontrole. Ela está associada às nossas emoções, a como vemos o mundo e reagimos a ele. A melhor notícia é que ela pode ser aprendida, melhorando o seu bem-estar e sua alta performance no trabalho.

Inteligência emocional
A inteligência emocional traz benefícios para a vida pessoal e profissional

A rotina de um mundo mais frenético tem feito com que, muitas pessoas, esqueçam de cuidar de si mesmas. Dormir pouco e trabalhar muito são sinônimos de produtividade na modernidade e esquecemos que momentos de lazer, ler um livro e descansar bem são importantes para nos manter com alto desempenho no trabalho. Para que a busca desse equilíbrio seja possível, é necessário agir com inteligência emocional.

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional nada mais é do que entender as suas emoções e saber controlá-las. É importante entender que nem tudo está ao nosso controle, por isso entender como você se sente a determinados eventos em sua vida e não reagir imediatamente a eles é um dos fatores dessa prática. 

Ao acontecer algo em nossa vida, não podemos controlar como nos sentimos – com raiva, medo, tristeza – porém, conseguimos observar o que esse evento causa em nós, respirar fundo e gerenciar as nossas atitudes. Por isso, ela está intrinsecamente ligada ao nosso autoconhecimento.

Quanto mais nos conhecemos, mais tendemos a entender a quais acontecimentos da vida reagimos bem ou não e a que eventos podemos, ou não, nos expor – a fim de preservar a nossa saúde mental. Por isso, o papel da terapia é tão importante na compreensão de quem somos e de como desenvolver o autocontrole.

Veja o nosso vídeo sobre o que é a inteligência emocional e como aprendê-la:

Como praticar inteligência emocional no dia a dia?

Praticar a inteligência emocional no seu dia a dia lhe ajudará a manter relações mais saudáveis, tanto no trabalho quanto as pessoais. Por isso, separamos algumas dicas de como desenvolver a inteligência emocional.

Identifique suas emoções no momento em que aparecem

Como falamos anteriormente, não podemos deixar de sentir as sensações quando determinados eventos acontecem em nossas vidas. Porém, é possível desenvolver a habilidade de inteligência emocional para que os controlemos. Para que seja possível o autocontrole, primeiro devemos identificar nossas emoções, entender e aceitar.

Não reaja instantaneamente

Quando alguma situação que lhe deixa desconfortável acontecer, não reaja sem pensar. Logo após entender a emoção que você está sentindo, identifique qual seria sua atitude e se ela realmente é necessária.

Saiba a lidar com a pressão

Devido a nossa rotina cada vez mais corrida, nos pressionamos para conseguirmos lidar com tudo. Ser produtivo no trabalho, cuidar da casa, ir na academia… às vezes, simplesmente não conseguimos dar conta mesmo. Por isso, saber lidar com as pressões das suas tarefas e aprender a priorizá-las é uma boa maneira de praticar a sua inteligência emocional.

Conheça os seus limites

mulher feliz em casa
Inteligência emocional é trabalhar o autocuidado e o amor-próprio todos os dias

Uma boa habilidade de autoconhecimento passa por aprender quais são os seus limites. Você não precisa aguentar todas as cobranças e pressões do dia a dia até estourar. Conhecer os seus limites e saber quando você precisa descansar faz parte de praticar a inteligência emocional.

A inteligência emocional está intimamente ligada com o autoconhecimento e o seu bem-estar. Somos, cada vez mais, pressionados a desempenhar acima dos nossos limites e, muitas vezes, abrimos mão de nossa saúde para alcançar os resultados desejados. Porém, cuidar de si mesmo é fundamental para que esses resultados sejam alcançados com qualidade.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira todos os nossos canais nas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também o canal da TotalPass no YouTube! O Total TV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais. Até a próxima!

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.