Quem não deseja aprimorar o autodesenvolvimento e aprender cada vez mais? A busca constante por mais conhecimento pode fazer você decolar na carreira e melhorar suas relações pessoais. Por isso, separamos quatro livros para crescimento pessoal que irão mudar o seu jeito de pensar e de trabalhar. Por isso, separamos quatro livros para crescimento pessoal que irão mudar o seu jeito de pensar e de trabalhar.

4 livros para crescimento pessoal que todo mundo deveria ler
4 livros para crescimento pessoal que todo mundo deveria ler. Imagem: Reprodução: Freepik.

Existem inúmeras maneiras para você desenvolver o seu aprimoramento pessoal e profissional, como terapia, cursos e palestras. Porém, um dos métodos mais fácil, rápido e barato é por meio de livros. 

Os livros são os melhores aliados para quem procura estimular o desenvolvimento pessoal por meio de conhecimento. Isto porque eles são um condensado de informações de milhares de anos escritos por autores que já estudaram e aprenderam sobre aquilo ao qual se propuseram a escrever.

1. O Poder do Hábito

O livro de Charles Duhigg busca investigar como os hábitos influenciam em nossas vidas. Antes de se tornarem atitudes automáticas, os hábitos eram tarefas difíceis e complexas, que realizamos tantas vezes que passamos a nem prestar mais atenção na hora de realizá-las, como dirigir.

Os hábitos podem ser bons ou ruins, mas, se aprendermos a controlá-los, conseguiremos gerar grandes impactos em nossas vidas, mudando aquilo que nos atrasa e que nos impede de crescer pessoal e profissionalmente.

O livro, então, revela um entendimento sobre como o nosso cérebro poupa energia por meio de ações repetidas ao longo do tempo. Assim, ao identificarmos como um hábito é criado, conseguimos mudá-los e criar hábitos angulares, que são aqueles responsáveis por desencadear mudanças em outras áreas.

2. A Coragem de Ser Imperfeito

Neste livro, a autora Brené Brown disserta sobre o conceito de vulnerabilidade, que, nas palavras dela “quando estamos vulneráveis é que nascem o amor, a aceitação, a alegria, a coragem, a empatia, a criatividade, a confiança e a autenticidade”. Ou seja, precisamos ter coragem de sermos vulneráveis para admitirmos quem somos e todas as potencialidades que podemos alcançar.

No mundo atual, temos medo de lançar ideias ou projetos e nos expor, pois seremos julgados e ridicularizados. Assim, perdemos diversas oportunidades de negócios simplesmente por não termos nos permitido ser vulneráveis na frente dos outros. Contudo, apenas alcançaremos grandes resultados se nos permitirmos a “nos jogar” no incerto, ou seja, se esperarmos pelo “momento certo” e pela “perfeição”, nunca estaremos prontos.

3. Originais

Adam Grant trouxe uma rica investigação sobre criatividade e inovação em seu livro Originais: como os inconformistas mudam o mundo. Ele buscou decifrar o que é a originalidade, seus caminhos, tendências e efeitos.

O autor explica que indivíduos originais são aqueles que não se adaptaram a nenhuma regra do jogo e por isso, resolveram inovar e pensar em outras maneiras de encontrar a solução para os problemas. Além disso, você encontrará técnicas e estratégias para se tornar mais original e vencer barreiras.

Alguns ensinamentos do autor são: uma maneira de produzir algo original é produzir muito; originalidade envolve quebrar regras; para construir é preciso desconstruir; costuma ser mais arriscado agir cedo do que tarde; e ser original tem a ver com atitude.

4. Descubra Seus Pontos Fortes 2.0

A proposta central do livro de Tom Rath é ajudar o leitor a descobrir os seus talentos e aprimorá-los, ao invés de tentar corrigir os pontos fracos. Segundo o autor, ao apostar no desenvolvimentos dos pontos fortes, você conseguirá gerar muito mais valor do que tentar corrigir aquilo que não é muito bom em você, pois isso só o tornará uma pessoa mediana.

Ao valorizarmos e não desperdiçarmos o potencial das pessoas, temos a oportunidade de criar profissionais que atuem com alto desempenho em suas tarefas. Todas as pessoas são únicas e diferentes umas das outras, por isso devemos contar com essa diversidade no time e valorizar o que há de bom em cada uma.

Livros para crescimento pessoal podem melhorar suas relações e a sua carreira
Livros para crescimento pessoal podem melhorar suas relações e a sua carreira. Imagem: Reprodução: Freepik.

Os livros são ferramentas muito valiosas para quem busca conhecimento e se desenvolver de alguma forma, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Os livros para crescimento pessoal poderão mudar o seu jeito de pensar, suas atitudes, suas relações e sua carreira. Gostou de saber mais sobre estes livros? Conte-nos nos comentários qual é o livro que você está lendo atualmente.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira todos os nossos canais nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também o canal da TotalPass no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais. Até a próxima!

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.