O álcool faz parte da cultura e da vida social, estando presente em reuniões de amigos, festas, viagens e comemorações. Para quem está de dieta, conciliar uma alimentação saudável com álcool pode ser bem desafiador. Porém, com equilíbrio e moderação é possível.

alcool e dieta qual a relação
Como manter-se na dieta nas comemorações. Imagem: Reprodução: Freepik.

Você não precisa deixar de participar das celebrações nem de beber álcool enquanto está de dieta. Com algumas modificações e em menor quantidade é possível ingerir bebidas alcóolicas enquanto se preocupa com uma alimentação mais saudável.

Como o álcool influencia na dieta?

O álcool é uma bebida inflamatória, tóxica e potencialmente cancerígena, podendo machucar o sistema digestivo e destruir a flora intestinal. Além disso, ele pode sobrecarregar as vias renais e hepáticas, contribuindo para a intoxicação e sensação de ressaca, como dor de cabeça, cansaço, irritabilidade, baixa imunidade e inchaço.

Para quem está de dieta, o álcool pode não contribuir para o alcance do objetivo de emagrecimento, já que ele é uma bebida bastante calórica (contém 7kcal/g, sendo que o açúcar contém 4kcal/g) e pode aumentar o apetite ou ser acompanhado de comidas não tão saudáveis, como batata frita por exemplo. Além de ser mais calórica, elas também são conhecidas pelas “calorias vazias”, ou seja, não fornecem nutrientes ao organismo.

Outro fator importante de ressaltar é que, por ser uma bebida oxidante, o álcool acelera o envelhecimento e predisposição a diversas doenças. O fígado, por exemplo, é o órgão que mais trabalha para desintoxicar o organismo, podendo sobrecarregá-lo caso você ingira bebida alcoólica em excesso. Porém, nem só de defeitos é feita a bebida.

O vinho, por exemplo, contém resveratrol, que é um dos mais potentes antioxidantes, sendo indicado pelas instituições de proteção cardiovascular. Quanto a calorias, o gin (com água com gás ou tônica zero) e o saquê são ótimas opções para socializar, já que são bebidas pouco calóricas.

Como diminuir os efeitos do álcool na dieta?

Caso você esteja de dieta e não queira deixar de consumir bebidas alcoólicas, não tem problema. Você pode amenizar os efeitos do álcool mudando pequenos hábitos na hora de ingeri-lo.

Beber bastante água entre os goles de álcool é uma ótima maneira de amenizar os efeitos nocivos que a bebida poderá gerar no seu organismo, pois a água ajudará o seu corpo a se manter hidratado e não sobrecarregará tanto o seu fígado. Além disso, também diminuirá os efeitos alcoólicos, lhe deixando mais sóbrio.

Além disso, é importante você se programar para o dia que irá beber álcool, para que, durante a semana, você já diminua a ingestão de comidas e bebidas mais calóricas. Também procure não ingerir comidas gordurosas junto com o álcool – opte por proteínas, como carnes e peixes.

Lembre-se que quantidades são importantes. Por isso, tente diminuir a quantidade de bebida alcoólica que normalmente você tomaria.

Quais substituições posso fazer no álcool?

Caso você opte por não beber álcool durante um evento social, saiba que há inúmeras bebidas gostosas que você pode saborear durante os eventos.

Você pode substituir o vinho por um suco de uva integral orgânico e tomá-lo na taça; a cerveja pela kombucha no mesmo copo; água com gás ou tônica zero, com gelo e limão na taça de gin; sucos e suchás (chá com suco) com gelo no copo de caipirinha; e shots funcionais (suco verde, chá verde, etc) em copos de shots.

Evite batidas com leite condensado (como piña colada), caipirinha com açúcar, cerveja e espumante. Essas bebidas alcoólicas possuem grande quantidade de caloria.

alcool e dieta combinam opção saudavel
Substituições gostosas do álcool para quem está de dieta. Imagem: Reprodução: Freepik.

Você não precisa deixar de ingerir álcool enquanto está de dieta, mas pode amenizar seus efeitos diminuindo a quantidade, hidratando-se bem e optando por bebidas menos calóricas. Lembre-se de focar no seu objetivo e nos ganhos a longo prazo.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira todos os nossos canais nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também o canal da TotalPass no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais. Até a próxima!

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.