Você costuma acordar muito cansado e com sono? Isso pode ser consequência não só de uma noite mal dormida, mas do que você faz antes de deitar. Os hábitos que cultivamos durante o dia influenciam em como será o nosso descanso à noite. Por isso, cultivar uma rotina matinal com boas atitudes poderá fazer a diferença ao longo do seu dia – e da sua noite.

Como melhorar sua disposição com uma rotina matinal
Você acorda sem disposição e cansado? Ajuste sua rotina matinal / Reprodução: Freepik

Veja algumas sugestões para tornar a sua rotina matinal mais saudável e com mais disposição.

Cuide do seu sono

Como comentamos anteriormente, cultivar uma boa noite de sono influenciará diretamente no seu despertar no outro dia. Por isso, praticar a higiene do sono é tão importante para você dormir. 

Desligue aparelhos eletrônicos como TV, celular e tablet pelo menos uma hora antes de deitar. Deixe o seu quarto escuro e crie uma atmosfera agradável e aconchegante para você pegar no sono. Além disso, tente dormir sempre no mesmo horário.

Organize o seu dia na noite anterior

Tente deixar o mínimo de afazeres possíveis para a manhã seguinte. Por isso, organizar a roupa que você irá usar no outro dia, deixar a bolsa ou a pasta arrumadas e separar o almoço que irá levar para o escritório poderão poupar tempo – e preocupação – durante a manhã.

Jante uma comida leve e não beba álcool

Comidas muito pesadas podem atrasar a digestão e comprometer o sono. Além disso, o álcool estimula o seu organismo, fazendo o efeito contrário da crença popular de que ele nos deixa mais sonolentos. 

Alimentos muito apimentados e frutas cítricas também não são uma boa opção para ingerir logo antes de dormir.

 Evite o efeito soneca

Assim que o seu despertador tocar, levante da cama. O efeito soneca pode lhe deixar ainda mais cansado, já que o nosso sono é, geralmente, feito de ciclos de 90 minutos. 

Por isso, se você voltar a dormir depois do soneca, seu corpo pode entender que estará entrando em um novo ciclo – e será ainda mais difícil de acordar do que da primeira vez. Além disso, tente acordar sempre no mesmo horário, inclusive aos finais de semana.

Deixe a luz natural entrar

Nosso corpo produz melatonina à noite para nos deixar sonolentos e, pela manhã, cortisol para nos despertar. Por isso, é muito importante que você deixe a luz da manhã entrar no quarto para que seus hormônios se regulem e lhe deixem mais disposto.

Alongue-se ainda no quarto

Ter o hábito de se alongar assim que acordar é ótimo para a sua postura e para evitar dores durante o dia. Ainda na cama, você pode começar a se espreguiçar para dar sinais ao seu corpo de que você está acordando e começando a se mexer.

Não mexa no seu celular logo ao acordar

Com o despertador atrelado ao celular, é ainda mais tentador já abrir as redes sociais e começar a responder as mensagens. Porém, tente não dar esse estímulo ao cérebro logo cedo – você já terá o dia todo para isso.

Acordar com calma e leveza ao invés de preocupação é um ótimo jeito de ter mais disposição durante o dia.

Arrume a cama pela manhã

Arrumar a cama logo ao acordar poderá fazer você se sentir mais produtivo, já que, em pouco tempo, você já terá concluído a primeira tarefa do dia. Assim, você terá mais disposição para as próximas atividades – e muito mais ânimo!

Tome café da manhã

Tomar um café da manhã com calma fará que você não desperte com desespero. Por isso, o ideal é que você levante de 20 a 30 minutos antes do seu compromisso, para conseguir apreciar o frescor da manhã. 

Além disso, seu corpo acabou de passar por um jejum de, no mínimo, 8 horas. Portanto, se alimentar pela manhã pode lhe trazer muitos benefícios.

Pratique exercícios físicos logo cedo

Além de ser bom para o corpo, praticar uma atividade física antes de iniciar o seu dia irá lhe despertar para as tarefas que seguirão. Isso porque ela traz mais energia, libera os hormônios do prazer e da felicidade e diminui a ansiedade e depressão

Caso você não esteja acostumado a praticar atividades muito pesadas, como a musculação, experimente caminhadas leves ou yoga.

Faça exercícios físicos pela manhã
 Fazer exercícios físicos pela manhã podem trazer mais disposição / Reprodução: Freepik

Ajustar alguns hábitos na sua rotina matinal poderão lhe trazer melhores noites de sono e, consequentemente, mais disposição no dia seguinte. Pequenos ajustes podem fazer uma grande diferença no desempenho do seu trabalho e demais responsabilidades do seu cotidiano.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?