Entre tantas emoções, tanto boas quanto ruins, a tristeza é considerada uma das mais comuns e mais presentes na vida das pessoas em diversos momentos, como, por exemplo, em casa, no trabalho ou situações aleatórias. 

tristeza
Já se sentiu triste? Saiba mais!

Entender porque a tristeza acontece é muito importante para levar uma vida mais leve, justamente para melhorar a autoestima, o amor-próprio e a autoconfiança. Pensando nisso, nós explicaremos as seguintes dúvidas sobre esta emoção:

Se você se sente ou já se sentiu triste em algum momento, mas deseja evitar, continue com a gente para desenvolver emoções mais positivas.  

O que são as emoções?

Antes de explicarmos o que é a tristeza, é importante entender o que são as emoções, né? Em resumo, elas são caracterizadas como reações vivenciadas por qualquer indivíduo, ou seja, podem acontecer como forma de resposta a alguma situação que aconteceu, seja ela boa ou ruim. 

Entre tantas emoções, a alegria, o medo, o nojo, a raiva e a tristeza são consideradas emoções básicas e encontradas nas pessoas desde o nascimento. Ao longo da vida, conforme a pessoa vai se desenvolvendo e se descobrindo, outras emoções podem vir à tona, como, por exemplo, a inveja e a vergonha. 

O que é tristeza?

homem triste
A tristeza pode ser ou não ser uma emoção ruim. Confira!

Mas, afinal, o que é a tristeza e por que ela acontece? Entre tantas emoções, a tristeza é o oposto da alegria e, geralmente, está relacionada às situações que colocam a prova o bem-estar mental e emocional. Para quem pensa que é um sentimento ruim, nós temos uma notícia para dar: depende!

De certa forma, ela é uma maneira de fazer com que cada pessoa consiga aprender a lidar com diversas situações ou acontecimentos tristes que aconteceram ao longo do dia, uma vez que as coisas nem sempre são como esperamos ser. Ela pode ser nas relações que temos, seja amizade, amorosa ou familiar, causadas por frustração ou desesperança.  

Quais são os sintomas da tristeza?

Em determinadas situações ela é uma emoção que pode ser desagradável, principalmente para quem está sentindo. Ela pode desencadear diversas reações, podendo ser visíveis ou invisíveis aos olhos dos outros e, em alguns casos, são prejudiciais à saúde mental e emocional. 

homem idoso triste
O semblante para baixo é uma das principais características da tristeza

Entender os seus sintomas é uma maneira de identificar quando essa emoção vem à tona, visando procurar alternativas para regular a tristeza. Pensando nisso, nós selecionamos uma lista de sintomas: 

  • Aperto no peito;
  • Vontade de chorar;
  • Semblante para baixo;
  • Sensação de angústia;
  • Isolamento de amigos e familiares;
  • Desinteresse em atividades do dia a dia;
  • Pensamento repetitivo do que aconteceu;
  • Incapacidade de expressar outras emoções.

Além disso, vale lembrar que algumas pessoas conseguem camuflar essa emoção para que amigos e/ou familiares não descubram que está se sentindo assim. Inibir o sentimento não faz bem à saúde e pode ser prejudicial ao bem-estar mental, desencadeando sintomas de estresse, ansiedade e/ou depressão

Qual a diferença entre tristeza e depressão? 

Antes de irmos direto para as dicas, é importante entender que tristeza e depressão não tem qualquer tipo de relação de primeira momento. Geralmente, muitas pessoas associam ela com algum transtorno mental, sendo que, na verdade, trata-se apenas de uma emoção básica. 

É claro que não podemos negligenciar os cuidados em relação à tristeza, visto que, dependendo da intensidade, ela pode virar um problema de saúde mental e emocional, desenvolvendo sintomas voltados à ansiedade e à depressão, impactando na rotina. 

Além disso, outro fator que diferencia uma da outra é o tempo de duração. Isso porque a tristeza é uma emoção que pode durar até alguns dias (dependendo da gravidade da ocorrência), enquanto a depressão é uma doença mental que pode seguir por muito mais tempo quando não tratada com psicólogo e/ou psiquiatra.

Como lidar com a tristeza? 

Caso já tenha se sentido triste em alguma situação, tanto em casa quanto no trabalho, saiba que esta emoção é mais comum do que muitas pessoas pensam. No entanto, é importante aprender a lidar com ela para que sintomas mais graves e, consequentemente, possíveis transtornos mentais não venham à tona, impactando na qualidade de vida

Por isso, caso os sintomas da tristeza persistam por mais de uma semana, é importante procurar a ajuda psicológica para entender o que está acontecendo, visto que, dependendo da gravidade dos sinais dessa emoção, ela pode estar se desenvolvendo para outros problemas de saúde. 

Ao entrar em contato com o psicólogo, por exemplo, será possível regular as suas emoções, tanto boas quanto ruins, fazendo com que você tenha um equilíbrio emocional. Além disso, o auxílio de um psiquiatra pode ser necessário em casos mais sérios, sendo preciso entrar com medicamentos para minimizar os impactos do problema à saúde mental. 

mulher se alongando em casa
A prática regular de atividade física pode ajudar a combater a tristeza

Por outro lado, caso os sintomas sejam recentes, é possível incluir hábitos na rotina para amenizar a tristeza. Confira o checklist que nós separamos para você:

  1. Não esconda que está triste; 
  2. Respeite os seus próprios limites;
  3. Tenha alimentação saudável e rica em nutrientes;
  4. Pratique ações de autoconhecimento e amor-próprio;
  5. Pratique momentos de lazer entre amigos e familiares;
  6. Enfrente os seus medos na vida pessoal e profissional;
  7. Compartilhe seus pensamentos com pessoas próximas;
  8. Mantenha o corpo ativo com a prática regular de atividade física.

O mais importante é entender que a tristeza é uma que pode acontecer a qualquer momento. Estar preparado para a enfrentar é uma forma de autoconhecimento e, consequentemente, autocuidado.