Você provavelmente já deve ter se perguntado qual é a diferença entre psicólogo e psiquiatra, né? Uma coisa eles têm em comum: ambos buscam proporcionar ao paciente o melhor tratamento, diagnóstico, acompanhamento e promover a melhora da qualidade de vida. No entanto, é preciso entender as especificações de cada um e sua importância. 

diferença entre psicólogo e psiquiatra
Você sabe qual é a diferença entre psicólogo e psiquiatra? Saiba mais!

Pensando nisso, para te ajudar a desmistificar as principais dúvidas sobre estas duas profissões, nós responderemos as seguintes dúvidas ao longo deste artigo:

  • Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?
  • Quando procurar um psicólogo ou um psiquiatra?
  • Qual a relação entre as duas profissões?

Qual a diferença entre psiquiatra e psicólogo?

duas pessoas conversando
Entenda a função do psicólogo e do psiquiatra em prol da saúde e do bem-estar do paciente

Muitas pessoas pensam que o psicólogo e o psiquiatra desempenham as mesmas funções em relação aos pacientes, mas, na verdade, não é bem assim que as coisas acontecem no dia a dia destes profissionais. O primeiro ponto que diferencia uma profissão da outra é a formação, sabia?

Por exemplo, para que um psicólogo exerça tal função, é preciso que seja feita a graduação de psicologia, que dura em média cinco anos. Em relação ao psiquiatra, é preciso se formar em medicina (com duração de seis anos). Após a conclusão, o profissional precisa fazer residência ou especialização com foco em psiquiatria. 

Ficou ainda com algumas dúvidas? Sem problema! A seguir, explicaremos as diferenças das duas profissões de forma mais detalhada. Vamos lá?!

Psicólogo 

De modo geral, o psicólogo é responsável por cuidar da saúde da mente. Geralmente, devido à correria da rotina e/ou aos acúmulos de problemas que acabam surgindo, alguns problemas mentais e emocionais podem surgir, como o estresse, a preocupação excessiva, a ansiedade e/ou a depressão.

A partir do psicólogo, é possível analisar e identificar os mais diferentes tipos de problemas relacionados às atitudes, emoções e sentimentos que, muitas vezes, foram deixados em segundo plano. 

Além disso, este profissional é responsável por ajudar o paciente nas situações difíceis que aconteceram ao longo da vida, tanto na infância quanto na vida adulta. Traumas também são pontos trabalhados, visto que podem causar frustrações, medos e receios, sendo prejudiciais à saúde, como, por exemplo, o isolamento social, a perda de apetite, entre outras. 

Psiquiatra 

O psiquiatra é responsável pela prevenção, atendimento, tratamento e reabilitação de diversas doenças relacionadas à saúde mental. Para a análise de algum transtorno, são analisadas diversas perspectivas dos pacientes, desde biológicas até genéticas, culturais e/ou psicológicas. 

Em casos de patologias e/ou distúrbios, ele pode solicitar alguns exames laboratoriais para avaliar as condições dos pacientes. 

Diferente do psicólogo, o psiquiatra faz parte de uma especialidade da medicina, podendo prescrever medicações para auxiliar no tratamento de doenças mentais diagnosticadas, como depressão, transtorno de ansiedade, esquizofrenia, transtorno bipolar, entre outras.

Quando procurar um psicólogo ou um psiquiatra?

Terapeuta e paciente
Tem dúvidas sobre quando procurar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra? Saiba mais!

Em relação ao psicólogo, muitas pessoas pensam que este profissional deve ser procurado apenas em casos de transtornos mentais e/ou emocionais, sendo que, na verdade, ele pode ser um grande aliado em diversos problemas que acontecem na própria rotina, tanto em casa quanto no trabalho, por meio da terapia.

Geralmente, devido aos desgastes do dia a dia, muitas pessoas acabam acumulando sentimentos e ficam sem saber com quem conversar. Sendo assim, é importante procurar a ajuda de um psicólogo para mais orientações ou até mesmo simplesmente para colocar para fora tudo o que está sentindo, visto que o contato é totalmente imparcial e sem vínculo.

No entanto, quando os transtornos mentais começam a sair do controle, seguidos de sintomas físicos, é importante que o paciente busque ajuda psiquiatra. Muitas pessoas pensam que a ajuda psiquiatra tem a ver com “pessoas loucas”, mas isso não é verdade.  Às vezes, é preciso entrar com medicação para controlar os hormônios e amenizar os sintomas dos transtornos mentais. 

Além disso, outros fatores são indicativos para buscar ajuda de um psiquiatra, como, por exemplo, mudanças de humor frequentes, dificuldades para dormir, alterações no apetite, vícios incontroláveis, entre outras coisas. Por meio da medicação certa e do acompanhamento correto, os sintomas podem sumir com mais rapidez. 

Qual a relação entre as duas profissões?

psicólogo conversando com paciente
Sabia que o psicólogo e o psiquiatra andam lado a lado em prol do paciente? Confira!

Mesmo com graduações tão diferentes, tanto o psicólogo quanto o psiquiatra, podem atuar em conjunto. Afinal, ambos estão tratando de problemas relacionados à rotina, doenças mentais e emocionais, entre outras. 

E quando o assunto é a saúde e o bem-estar, um tem a função de ajudar o outro na recuperação do paciente, visto que são áreas complementares e precisam ser trabalhadas juntas para que os resultados sejam cada vez mais eficazes.  

Independente de qual seja a sua escolha, não deixe de procurar ajuda. Às vezes, o problema pode parecer pequeno e muitas vezes são deixados para depois, aumentando a gravidade da situação. 

Lembre-se: você não está sozinho! Tem excelentes profissionais à sua espera para te ajudar em prol da saúde e do bem-estar.