No dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo, sabia? Mais do que ouvir e aconselhar, os psicólogos têm como missão promover mais saúde e bem-estar na vida dos pacientes, guiando-os para a autodescoberta por meio da compreensão de mundo e como se relacionam com as próprias ações e com todos à sua volta.

Mulher se consultando com a psicóloga
A terapia ajuda a promover o autoconhecimento, entre outros benefícios à saúde. Confira!

Pensando nisso, para te ajudar a entender melhor a importância desta data, você encontrará os seguintes tópicos neste artigo:

  • Conheça a história que deu origem à psicologia;
  • O reconhecimento do Dia do Psicólogo no Brasil;
  • 3 benefícios do auxílio de um psicólogo;
  • Promova saúde e bem-estar com o Total Mind.

Conheça a história que deu origem à psicologia

Tudo começou há alguns séculos, quando os egípcios antigos pensavam que, a partir da morte, as ações de cada pessoa eram analisadas em uma espécie de balança.

Além das ações, o povo egípcio acreditava também que o coração carregava a essência da vida e da alma, por isso era importante que fosse colocado em um tipo de “Tribunal de Osíris” — espaço destinado para todas as pessoas que morreram, cujo objetivo era avaliar seus erros e acertos ou tudo que foi feito em vida por meio de uma balança, sendo julgado por 42 divindades.

Psicóloga com a paciente
A psicologia tem como objetivo trazer inúmeras reflexões sobre a vida de cada indivíduo

Mas, afinal, qual a relação da alma com a psicologia? Será que elas estão interligadas? De origem grega, psyche representa o significado de alma ou espírito, fazendo referência ao início da história, já o sufixo logos, significa a razão, ou seja, o ato de compreender, ponderar e raciocinar.

Segundo o livro “Da Alma”, de Aristóteles, é feito uma reflexão sobre as ações que o autor considerava fazer parte da essência de todas as pessoas, desde a sua natureza, o alimento consumido até a influência que os outros tinham em relação ao intelecto. Por fim, entende-se que a psicologia e a alma estão ligadas.

No entanto, a psicologia só começou a ser exercida no ano de 1879, na Alemanha, quando o psicólogo Wilhelm Wundt montou o primeiro laboratório dedicado aos estudos psicológicos.

Este espaço tinha como objetivo entender os diferentes tipos de perspectivas no que diz respeito às pessoas e como elas se comportam no dia a dia, levando em consideração as questões psicológicas, biológicas e socioculturais, afinal, elas representam um importante papel na vida e no pensamento de todos.

O reconhecimento do Dia do Psicólogo no Brasil

No dia 27 de agosto é celebrado o Dia do Psicólogo no Brasil. Esta data foi sancionada em agosto de 1962, pelo ex-presidente João Goulart — lei 4.119, que dispõe sobre a Psicologia como uma formação e regulamentada como profissão de psicólogo.

No entanto, essa lei demorou um pouco para entrar em vigor, sendo preciso esperar que ela fosse regulamentada. Em janeiro de 1964, o decreto nº 53.464 saiu sobre o exercício do trabalho como psicólogo.

Por outro lado, por meio do Wacław Radecki, pesquisador, foi desenvolvido o modelo de graduação em Psicologia no Brasil. Em 1952, este curso recebeu a autorização do Ministério da Educação (MEC) e, no ano de 1971, saiu a lei n.º 5.766, que criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia.

A partir destas leis, o país passou a dar mais valor ao trabalho desenvolvido pelos psicólogos na promoção da saúde e bem-estar.

3 benefícios do auxílio de um psicólogo 

Mulher pensativa sobre a vida
O auxílio de um psicólogo ajuda na descoberta das próprias emoções. Confira!

1 – Promove o autoconhecimento 

Ao buscar a ajuda de um psicólogo, é possível melhorar o autoconhecimento, ou seja, identificar a si mesmo como indivíduo, seus principais comportamentos, a forma de agir e entender suas limitações em relação às tarefas do dia a dia. 

O auxílio de um profissional permite que você conheça mais sobre as suas principais características e, consequentemente, promova a autorreflexão. 

2 – Ajuda no contato com as emoções

Devido à correria do dia a dia, nós acabamos deixando de lado alguns sentimentos, seja pela falta de tempo ou por simplesmente pensarmos que aquilo não faz sentido para o momento. Em alguns casos, nos alimentamos de emoções negativas, como a preocupação excessiva ou positividade tóxica.

No entanto, com a ajuda de um profissional, é possível avaliar as próprias emoções, como alegria, tristeza, medo, raiva, angústia e, a partir delas, desenvolver o autocuidado, afinal, amar é se cuidar e se conhecer.

3 – Traz à tona novos sentidos para a vida 

Desde criança até a fase adulta, nós somos moldados por meio de conhecimentos, experiências e referências em que são absorvidas pela rotina e pelas ações de outras pessoas, o que acaba nos limitando a fazer algo novo ou a buscar melhorias em relação aos comportamentos próprios. 

Sendo assim, a terapia guiada pelo psicólogo pode ajudar a quebrar essas limitações que, às vezes, são impostas pela sociedade desde a infância, reduzindo os preconceitos para viver uma vida nova por meio do equilíbrio emocional.

Além desses três benefícios, o apoio de um psicólogo é muito importante e pode proporcionar muitas outras vantagens, como: 

  • Promover a inteligência emocional;
  • Melhorar os relacionamentos interpessoais;
  • Melhorar as Soft Skills no ambiente de trabalho;
  • Diminuir os traumas do passado;
  • Promover o autocontrole;
  • Ajudar na melhora das habilidades do dia a dia;
  • Identificar os pontos frágeis;
  • E muito mais!

Promova saúde e bem-estar com o Total Mind

Mulher meditando
O Total Mind da TotalPass reúne consulta psicológica e meditação guiada. Saiba mais!

Com o objetivo de melhorar ainda mais a saúde e o bem-estar por meio do nosso benefício corporativo, nós oferecemos acesso a milhares de academias e estúdios parceiros em todo o país. São mais de 250 modalidades, como musculação, yoga, natação, boxe e muitas outras para que os colaboradores possam aproveitar ao máximo as nossas vantagens. 

No entanto, para melhorar ainda mais a saúde integral, contamos com o Total Mind: uma solução que dá acesso a mais de 5 mil psicólogos on-line em parceria com a plataforma da Psicologia Viva, perfeito para quem deseja se consultar sem sair de casa.

Além disso, para ajudar a diminuir a sensação de estresse e a lidar com as emoções, independente de qual seja, nós temos mais de 400 áudios de meditação com o Zen App.

Gostou e quer oferecer para os seus colaboradores? O Total Mind só poderá ser usado pelos funcionários após a contratação deste serviço em contrato por meio da empresa.

Caso a sua empresa não seja ainda uma parceira da TotalPass, indique-a agora mesmo para garantir mais saúde e bem-estar.

Indique sua empresa

Agora que você já conhece a história do Dia do Psicólogo e alguns dos benefícios da terapia guiada por estes profissionais, lembre-se: o acompanhamento psicológico é importante em todas as fases da vida. Por último, mas não menos importante, gostaríamos de parabenizar todos os psicólogos pela empatia, humildade e sororidade.