A correria do dia a dia e o estresse, muitas vezes, podem fazer com que não pratiquemos o autocuidado, que é uma parte super importante para o bem-estar.

Saiba os benefícios do autocuidado
O autocuidado pode ser praticado de diversas formas

Praticar o autocuidado é essencial para que a qualidade de vida seja cada vez melhor, além de ajudar também na saúde física e mental de cada um. 

Quer saber a importância do autocuidado e como começar a praticá-lo? Continue a leitura! 

O que é autocuidado? 

O autocuidado é diferente para cada indivíduo. O que pode fazer bem e ser sinônimo de cuidado para um, pode não ser para o outro. Como o próprio nome diz, é uma forma de fazer com que você e seu bem-estar estejam na melhor condição possível. 

Com todo o caos que é o nosso dia a dia, muitas vezes esquecemos de respirar e tirar um tempo para nós mesmos. 

E, com isso, inúmeras doenças mentais podem começar a se manifestar, como ansiedade, depressão e estresse crônico. 

A partir do momento que você estabelece uma rotina de autocuidado, você pode ver uma melhora na sua saúde mental e física, além de aumentar a autoestima também.

O autocuidado para você pode se basear em diversas atitudes diferentes, desde estabelecer uma rotina de skincare, até sair para uma caminhada. O autocuidado é totalmente personalizável de acordo com cada pessoa. 

Investir em autocuidado é investir em si mesmo, na sua autoestima e qualidade de vida. E esse pequeno ato de amor próprio pode fazer uma grande transformação na sua vida. 

Tipos de autocuidado 

Existem três principais tipos de autocuidado. O ideal é que todos eles sejam praticados em conjunto, de forma que seu corpo e mente estejam alinhados e trabalhando da melhor forma possível. Conheça-os: 

Físico

Saiba mais sobre o autocuidado físico
O autocuidado físico é extremamente importante para a saúde

O autocuidado físico é baseado em atividades relacionadas ao cuidado com o corpo, ou seja, praticar atividades físicas, ter uma alimentação balanceada, dormir pelo menos 8 horas por noite, entre outras coisas. 

Emocional 

O autocuidado emocional é aquele baseado em nossas emoções, ou seja, estar conectado com o que você está sentindo e não se sujeitar a situações que não te cabem. Aqui, é essencial o acompanhamento com um psicólogo especialista, que pode te ajudar melhor a entender suas emoções e a tomar atitudes que sejam, de fato, benéficas para você. 

Social 

O autocuidado social é praticado quando você movimenta a sua vida social, ou seja, trabalha na conexão com outras pessoas e te ajuda a construir bons relacionamentos duradouros e importantes para si mesmo. 

Como praticar o autocuidado? 

O autocuidado é um conceito muito amplo, e pode funcionar de forma diferente para cada pessoa. 

Para começar a praticar o autocuidado, antes de tudo, você precisa tirar um tempo para si mesmo. Para respirar fora da rotina e fazer algo que você goste de verdade. 

Seja ouvir música, praticar yoga, fazer exercícios físicos, caminhar com o seu cachorro, ou talvez até mesmo ler um livro. Não existe uma forma certa e uma errada de começar a investir no autocuidado

Ele se baseia em um momento só seu, onde toda sua atenção e energia estão concentradas em fazer coisas que você gosta. 

Ter um momento de autocuidado pode trazer uma série de benefícios para si, como aumento da criatividade e autoconfiança, aumento da autoestima, desenvolvimento do autoconhecimento e pode até ajudar a controlar a ansiedade e outros problemas mentais. 

Ter uma rotina de autocuidado é ideal para fugir um pouco do estresse do dia a dia e tomar atitudes que serão benéficas apenas para você. 

Como começar o autocuidado? 

Existem algumas formas de começar o autocuidado e se colocar em primeiro lugar. Conheça: 

Comece a fazer terapia 

Fazer sessões semanais com um terapeuta é uma ótima forma de autocuidado. A terapia é essencial para nos entendermos melhor e também para tratar uma série de problemas e traumas decorrentes do dia dia. 

Fazer terapia é uma das formas mais genuínas de cuidar muito bem da nossa mente, afinal, é preciso nos entender para conseguirmos ser a melhor versão possível de nós mesmos. 

Tenha um tempo de lazer 

Ler é uma forma de autocuidado
O autocuidado leva uma série de vantagens para a saúde

O mundo não vai acabar se você tirar 5 minutos do seu dia para apreciar a natureza e fazer algo para si mesmo. Com todo o estresse do dia a dia, muitas vezes pode parecer que não temos tempo para apreciar as pequenas coisas da vida, que são mais prazerosas.

É preciso entender que tirar um tempo para o próprio lazer é uma forma de autocuidado e as coisas não vão sair dos eixos porque você tomou essa atitude. 

O seu tempo de lazer pode ser ir à academia, correr, andar de bicicleta, ir a um parque, ler um livro… São inúmeras possibilidades e você pode testar cada uma delas até entender a que faz mais sentido para você. 

Tenha uma boa noite de sono 

Sim, dormir também faz parte do autocuidado. Uma boa noite de sono, de pelo menos 8 horas, pode te ajudar em diversas partes da rotina: além de ficar mais disposto, a ansiedade e o estresse diminuem, sendo muito benéfico para a saúde.

Dormir bem é uma forma de autocuidado físico, já que é um jeito de preservar o seu próprio corpo e mente. 

Faça atividade física 

Correr é uma forma de autocuidado
Atividades físicas podem ajudar no autocuidado

Além de ajudar a ser uma pessoa mais saudável, a prática de atividades físicas também libera endorfina, conhecida como hormônio da felicidade. 

Os exercícios físicos são ótimos para aliviar a ansiedade, além de ajudar a tratar outras doenças crônicas, tanto físicas quanto mentais. 

Tirar um momento da sua rotina para essa prática é essencial para melhorar sua qualidade de vida. 

Aprenda a dizer não 

Provavelmente, a forma de autocuidado mais importante é aprender a dizer não e não se sujeitar a situações que são desconfortáveis para si mesmo. 

Muitas pessoas têm medo de negar algo por receio de parecerem grossas ou mal educadas e, por isso, sempre arrumam tempo para fazer algo de última hora que não faz com que elas se sintam bem. 

Quando você fala não para essas coisas, você também está se colocando em primeiro lugar e deixando de gastar tempo e energia com algo que não vai contribuir para si mesmo. 

Praticar o autocuidado não é uma forma de egoísmo, mas sim de amor próprio. Quanto antes você começar a praticá-lo, mais cedo você irá perceber a melhora na sua vida. 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira todos os nossos canais nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também o canal da TotalPass no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais. Até a próxima!

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.