Você com certeza já ouviu falar sobre fisioterapia. Mas você sabe de verdade todos os benefícios que essa prática pode fazer para a sua saúde?

Saiba os benefícios da fisioterapia
A fisioterapia leva uma série de vantagens para a saúde

Ao contrário do que muita gente pensa, a fisioterapia não deve ser feita apenas quando ocorre uma lesão e precisa que o músculo/tecido danificado volte a funcionar corretamente. Essa prática também pode ajudar a prevenir e restaurar movimentos do corpo ao longo de toda a vida. 

Existem inúmeras técnicas que podem ser utilizadas na fisioterapia, dependendo do paciente, do objetivo dele, do motivo pelo qual ele começou o tratamento, entre outros fatores. 

Quer saber mais sobre essa prática? Continue a leitura. 

O que é fisioterapia? 

A fisioterapia é uma ciência da saúde que realiza o tratamento e prevenção de disfunções do indivíduo. É uma prática extremamente ampla, que está presente nas mais diversas áreas da saúde. 

Ela se baseia principalmente em exercícios e técnicas, como manipulação, alongamento e mobilização da área afetada, associada ao emprego de vários agentes físicos para ajudar no tratamento a longo prazo. 

Existem inúmeras técnicas que podem ser utilizadas na fisioterapia, como exercícios físicos, aparelhos e massagens. O grande diferencial da fisioterapia são as avaliações funcionais realizadas pelo profissional, já que o tratamento é completamente personalizado e alinhado com a necessidade de cada paciente. 

Com o tratamento extremamente individualizado, a melhora do paciente tende a ser mais certeira, garantindo mais qualidade de vida para ele. 

A técnica de fisioterapia mais famosa é a que trata dos músculos e articulações, que cuida tanto da reabilitação para retomar as funções até lesões recorrentes de sobrecarga e outros fatores do dia a dia. 

Quer saber mais? Neste vídeo, te explicamos tudo sobre fisioterapia:

Quais os objetivos da fisioterapia?

Saiba o objetivo da fisioterapia
Existem diversas técnicas para a fisioterapia, cada uma com um objetivo

Por ser um tratamento individual e personalizado, os objetivos da fisioterapia dependem diretamente do problema e questionamento do paciente. 

De forma geral, o grande propósito da fisioterapia é oferecer a melhor qualidade de vida possível às pessoas por meio de prevenção de lesões e reabilitação física delas. 

Existem diversos tipos e técnicas de fisioterapia, todas focadas na valorização da prevenção de lesões e promoção da saúde do paciente. 

A fisioterapia deve ser feita por pacientes que possuem alguma parte do corpo danificada por algum motivo ou até mesmo para quem sente dores constantes, que possuem problemas de postura, que treinam regularmente e precisam de acompanhamento para alguma atividade física ou desejam prevenir qualquer problema muscular que possa acontecer. 

Dentre as técnicas mais utilizadas na fisioterapia, destacam-se:

  • RPG: Reeducação Postural Global;
  • Cinesioterapia;
  • Eletrotermofototerapia;
  • Mecanoterapia;
  • Crochetagem;
  • Liberação miofascial.

Quais os benefícios da fisioterapia?

Conheça os principais benefícios da fisioterapia
A fisioterapia pode ajudar em diversos problemas e lesões.

Como dito acima, a fisioterapia pode trazer uma série de vantagens para a saúde do paciente. Existem diversos motivos para procurar um fisioterapeuta profissional e começar o tratamento o quanto antes, como: 

Diminuição de dores 

As pessoas tendem a passar mais da metade do dia sentadas atrás de telas de computador trabalhando. Isso a longo prazo pode trazer sérios problemas para a coluna e levar a muitas dores. Sabe aquele incômodo que sentimos nas costas ou no pescoço às vezes? Pode ser um sinal do seu corpo. 

Ou até mesmo dores causadas pela prática constante de atividades físicas ou esportes, ou por conta de esforços físicos constantes. Existem vários fatores do dia a dia que podem causar pequenas lesões e tensões no corpo. 

Fazer um tratamento fisioterapêutico pode ajudar a prevenir e diminuir essas dores de forma significativa. 

Prevenção de lesões 

Não espere o problema aparecer para começar a lidar com ele. Quando você tem alguma lesão por qualquer motivo, é comum buscar pela fisioterapia, porém depois que o problema é resolvido, a grande maioria dos pacientes para com o tratamento. 

Quando o tratamento de uma lesão acaba, é importante continuar com os exercícios de forma semanal ou, ao menos, mensal, para ter um acompanhamento mais próximo e impedir que o problema volte ainda pior no futuro. 

A prevenção de outras lesões é essencial, e isso faz com que o corpo e os músculos fiquem cada vez mais fortes, sofrendo menos com o impacto quando algum problema acontecer. 

Melhoria de problemas respiratórios 

Sabia que a fisioterapia pode ajudar com problemas respiratórios crônicos, como asma e bronquite? 

Existe uma técnica específica nessa ciência que é focada em otimizar o transporte de oxigênio e fazer com que os problemas de respiração tenham uma grande melhora ou sejam tratados de uma vez. 

Para esse serviço, é preciso buscar por um especialista nessa área para receber um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais adequado. 

Melhora da postura 

Muitas pessoas não se preocupam com a postura. Com a correria do dia a dia, é normal sentar de forma torta, não se alongar e não prestar atenção na forma de andar correta e ereta. 

Ter uma simetria corporal é essencial para evitar dor lombar, o que pode ocasionar em problemas mais sérios no futuro. Quanto antes introduzir a fisioterapia na rotina, menor a chance dessas adversidades acontecerem, e é possível restabelecer a postura e melhorar a qualidade de vida. 

Tratamento de doenças crônicas 

Muitas pessoas que sofrem de doenças crônicas como hipertensão e diabetes podem tratar essas condições com a fisioterapia, já que essa prática tem um grande aspecto funcional, especialmente na área cardiopulmonar. 

Por meio de exercícios específicos é possível aumentar a qualidade de vida dos pacientes. 

Evitar e tratar lesões esportivas 

Especialmente para as pessoas que praticam atividades físicas regularmente, ter lesões e dores no corpo é comum, especialmente para exercícios que exigem mais do corpo, como musculação e crossfit

Apesar de serem atividades mais complexas, com a prática regular da fisioterapia, é possível prevenir lesões e dores que os treinos podem proporcionar. 

Além disso, a fisioterapia também ajuda na reabilitação de atletas, podendo atuar no tratamento da dor e no retorno às atividades normais das pessoas lesionadas.

Melhora da qualidade de vida 

Uma pessoa que introduz a fisioterapia na sua rotina diária pode conquistar mais saúde, disposição, coordenação motora, equilíbrio e outras coisas. 

Ter uma qualidade de vida boa é essencial para lidar com os problemas do dia a dia, e a fisioterapia pode ser uma grande aliada para deixar o paciente mais feliz e disposto, além de poder prevenir lesões e dores que possam acontecer. 

Investir na fisioterapia é investir na saúde e garantir que sua qualidade de vida seja cada vez melhor.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Quer saber mais sobre nossos benefícios? Converse com um de nossos profissionais para implementar a TotalPass na sua empresa! 

Ou indique sua empresa clicando aqui!

Agora tudo pode, Agora é TotalPass