Um dos maiores desafios do RH hoje em dia é fornecer feedbacks integrados e produtivos para os colaboradores. A Avaliação 360° pode ser uma ótima opção para esse problema.

Saiba tudo sobre Avaliação 360°
Conheça as vantagens de implantar a Avaliação 360° na sua empresa

Existem diversos meios de analisar, metrificar e entender os resultados e performances dos colaboradores, para que eles consigam evoluir pessoal e profissionalmente. 

Cada empresa possui o seu próprio método de avaliação, baseado em fatores do dia a dia dos colaboradores e de acordo com a cultura e clima organizacional da instituição.

Por isso, ter uma visão integrada e buscar diversas opiniões sobre as competências de determinada pessoa pode ser uma ótima forma de definir o desempenho de forma real e vantajosa para ambas as partes. 

Conheça mais sobre a Avaliação 360° e como ela pode ajudar nesse quesito! 

O que é Avaliação 360°? 

A Avaliação 360° é um método integrado de avaliação de desempenho, onde o profissional do RH determina a competência do colaborador buscando diversos meios e opiniões diferentes, para assim ter uma visão completa e “360 graus” de sua evolução. 

Diferentemente dos feedbacks atuais, a Avaliação 360° se baseia na opinião não apenas do superior, mas também dos subordinados e dos colegas de trabalho do colaborador em questão. 

É uma forma do RH ter um olhar coletivo sobre a evolução, o modo de trabalho, competências e realizações dos colaboradores. Esse modelo pode ser benéfico em diversos casos, mas em outros não. É necessário avaliar os prós e contras dele antes de implantá-lo na empresa. 

A Avaliação 360° busca obter as informações mais completas e reais possíveis sobre o desempenho do colaborador ao analisar diferentes perspectivas: do líder, dos colegas, dos subordinados e também do avaliado em questão. Algumas empresas também podem optar por avaliar a visão de clientes e fornecedores para ter uma experiência ainda mais completa. 

Além disso, a Avaliação 360° também pode ser uma ótima ferramenta de gestão pessoal e desenvolvimento de todos os colaboradores da empresa

Qual a importância da Avaliação 360°?

A Avaliação 360° pode ajudar muito a empresa
Descubra a importância da Avaliação 360°

O modelo de trabalho tradicional está ficando cada vez mais obsoleto, especialmente para as novas gerações. As pessoas estão buscando por empresas que se alinhem aos valores e perspectivas delas, além de ser um ambiente de trabalho agradável e saudável. 

Desde o começo da pandemia, a retenção de colaboradores e a alta rotatividade tem sido um problema para os profissionais de RH. As pessoas estão mudando de emprego mais rápido e o salário não é mais o fator decisivo para muitos colaboradores. 

É preciso se adaptar e realizar as mudanças necessárias que os profissionais do futuro querem ver. A Avaliação 360° é uma tendência que está ganhando cada vez mais a simpatia dos RHs e sendo implantada em mais empresas. 

Como implantar a Avaliação 360°? 

A Avaliação 360° precisa de muito planejamento e estudo antes de começar a ser utilizada, de fato. Além disso, é preciso de um foco principal para servir de base para o feedback. Geralmente, os pontos mais avaliados são: 

  • Produtividade
  • Flexibilidade; 
  • Proatividade; 
  • Espírito de liderança; 
  • Integração; 
  • Organização; 
  • Colaboração. 

Para que ela funcione da melhor forma possível, é preciso seguir uma série de passos importantes: 

Planejamento

É preciso planejar a Avaliação 360°
Saiba o que envolve a fase de planejamento da Avaliação 360°

A fase de planejamento é, provavelmente, uma das mais importantes, pois é onde os profissionais de RH irão, de fato, desenhar a estratégia e definir qual a melhor forma que a Avaliação 360° irá funcionar na empresa. 

É preciso considerar alguns fatores, como: 

  • Quem será avaliado; 
  • Quais competências serão avaliadas; 
  • Quem são as pessoas que irão realizar a avaliação (gerentes, colegas, clientes, etc.) 

Execução 

Depois de todos os pontos devidamente alinhados, os profissionais de RH devem chamar o colaborador em questão e, de fato, começar a sua avaliação. 

É preciso que os avaliadores levem em consideração todas as opiniões ouvidas e tenham cuidado e atenção ao passar o feedback para o colaborador. 

O primeiro passo da execução é passar um questionário sobre o colaborador que será avaliado para todas as pessoas que irão fornecer as opiniões sobre ele. Depois de todos responderem, é necessário: 

  • Recolher os questionários respondidos, mantendo o sigilo e a imparcialidade; 
  • Cruzar as informações respondidas e estabelecer alguns pontos-chave, como competências, o que pode ser melhorado, o que deve ser mantido, entre outros; 
  • Apresentar esse relatório para o colaborador e passar o feedback formal para ele, dando dicas de como atingir o objetivo profissional dele, como ele pode melhorar e quais elogios foram apresentados. 

Depois desses passos, basta checar todos os resultados e ter certeza de que são realistas e se aplicam ao dia a dia da empresa. 

Quais os benefícios da Avaliação 360°?

Descubra os principais benefícios da Avaliação 360°
A Avaliação 360° pode levar uma série de benefícios para sua empresa!

Existem diversos benefícios de aplicar a Avaliação 360° na rotina da sua empresa. Conheça as principais vantagens! 

Diversas perspectivas 

É necessário avaliar as opiniões que diferentes pessoas podem ter de um mesmo colaborador. A Avaliação 360° é tão importante, pois possibilita que os profissionais de Recursos Humanos tenham acesso a diferentes perspectivas. 

Além disso, a Avaliação 360° é importante porque democratiza o processo e dá oportunidade de todos os colaboradores, independente de seu nível ou cargo, emitirem uma opinião, apontando os pontos fortes e de melhorias sobre o indivíduo que está sendo avaliado. 

Isso ajuda a tornar a comunicação organizacional mais unilateral, fazendo com que os funcionários se sintam mais incluídos e respeitados dentro da instituição.

Colaboradores mais satisfeitos 

Como dito no tópico acima, os colaboradores tendem a ficar mais satisfeitos quando se sentem valorizados e ouvidos pela organização. A Avaliação 360° é uma forma de análise imparcial e unilateral. 

Além disso, esse método também permite que os colaboradores avaliem as suas lideranças, demonstrando que a empresa se preocupa com a opinião de todo o quadro de funcionários e não apenas com aqueles em altos níveis de senioridade.

Melhores resultados 

Depois de todo o processo ser finalizado e o RH reunir todas as opiniões em uma única avaliação, os colaboradores têm um momento a sós com os profissionais de Recursos Humanos, garantindo um espaço livre para que eles também apresentem seus pontos e o que acharam do feedback. 

Com as diversas visões, o RH consegue ter recursos suficientes para garantir que o colaborador avaliado tenha o suporte necessário para conseguir superar todos os pontos de melhoria, garantindo resultados satisfatórios para a empresa.

A Avaliação 360° é o futuro dos feedbacks. Comece a planejá-la e implantá-la na sua empresa o quanto antes. 

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Quer saber mais sobre nossos benefícios? Converse com um de nossos profissionais para implementar a TotalPass na sua empresa! 

Ou indique sua empresa clicando aqui!

Agora tudo pode, Agora é TotalPass