Produtividade no trabalho refere-se à capacidade de produção em determinado tempo. Mas não estamos falando sobre aumento de demandas ou de carga horária, e sim de otimizar a produção e gerar mais resultados com um menor esforço.

Como ter mais produtividade no trabalho?
Como ter mais produtividade no trabalho? / Reprodução: Canva

Porém, com tanta informação e distrações no dia a dia, principalmente durante o home office, pode ser que a produtividade seja afetada e o colaborador precise realizar horas extras.

Por isso, nem sempre a quantidade de horas trabalhadas está relacionada à qualidade de trabalho e capacidade de produção.

Mas como medir a produtividade no trabalho então?

Como medir a produtividade no trabalho?

Como dissemos anteriormente, a produtividade não está relacionada, apenas, à quantidade de horas trabalhadas,

Isso porque você pode ter trabalhado as 8 horas diárias, mas ter se distraído com redes sociais, e-mails e reuniões demais, entre outros fatores. Assim como pode ter entregado tudo o que se propôs a fazer em apenas 2 horas. 

Por isso, para entender o quanto você está produzindo, você precisa calcular as horas efetivamente trabalhadas e relacionar com as horas que você se dispôs a trabalhar.

Por exemplo, se você trabalhou 4 horas, mas ficou na frente do computador por 8 horas, você teve 50% de produtividade.

Porém, se você trabalhou e ficou na frente do computador por 4 horas, você foi muito mais produtivo!

Portanto, a produtividade nunca deve ser calculada em números absolutos, mas sim em relação a quanto você está se propondo a produzir naquele dia.

Muito se confunde, hoje em dia, que produtividade está relacionada a quantidade de horas trabalhadas, mas já vimos que isso não é verdade.

Então como melhorar a qualidade da produtividade no ambiente de trabalho?

Como aumentar a produtividade no trabalho?

Existem diversas maneiras de aumentar a produtividade de seus colaboradores.

Você pode realizar treinamentos, promover palestras, escolher as lideranças corretas, melhorar o ambiente da empresa e o clima organizacional, oferecer benefícios corporativos, entre outros.

Colaboradores motivados e valorizados podem produzir mais do que aqueles que sentem que não recebem atenção da sua empresa, principalmente quando sofrem com a Síndrome de Boreout. O contrário também precisa ocorrer: colaboradores muito sobrecarregados e estressados, além de não produzirem bem, podem desenvolver doenças sérias como o Burnout.

Promover ações de organização do espaço e cursos para que seus colaboradores aprendam a fazer gestão de tempo de suas atividades pode trazer resultados positivos.

Veja nossa entrevista com um especialista em terapia comportamental e neurociência sobre como melhorar a produtividade:

Vantagens da produtividade

Não apenas a sua empresa ganha com a produtividade do colaborador, mas ele próprio também tem muitos benefícios quando está (e se sente) mais produtivo.

As principais vantagens emocionais para o colaborador é o sentimento de “dever cumprido” (aquela mesma sensação quando saímos da academia), o sentir-se útil e ter a autoestima elevada com maior motivação para cumprir as tarefas.

Já os benefícios funcionais são diversos, como melhora no desempenho, realização de mais tarefas no dia e maior aproveitamento do tempo.

E quais são os principais motivos que atrapalham a produtividade?

Fatores como:

  • Procrastinação ou adiar e não cumprir tarefas;
  • Ter muitas coisas para fazer ao mesmo tempo e não conseguir delegar;
  • Dificuldade de concentração e uso de redes sociais;
  • Não saber planejar o dia.

São os principais fatores que atrapalham na produtividade no trabalho e faz com que suas 4 horas de produtividade se tornem em 8 horas de trabalho (como no exemplo anterior).

Benefícios de ter mais produtividade no trabalho
Benefícios de ter mais produtividade no trabalho / Reprodução: Canva

A produtividade no trabalho depende de muitos fatores para ser efetiva e não apenas das horas trabalhadas. Incentivar que o colaborador se torne produtivo pode trazer muitos benefícios, não só para a empresa (que tem mais resultados), como também para o funcionário, que se sente mais motivado.

Acompanhe a TotalPass

Gostou do nosso estudo? Confira todos os nossos conteúdos nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

E aí, bora?