O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente: tanto do ponto de vista do empregador quanto do colaborador. Do lado da empresa, ela busca por profissionais qualificados e com um desempenho eficiente. Já do lado do colaborador, o foco é em empresas preocupadas não só com o trabalho desempenhado, mas também com a saúde psicológica de seus funcionários. Implementar uma cultura do feedback dentro deste cenário pode ser eficiente para ambos os lados.

cultura do feedback
A importância da cultura do feedback nas empresas. Foto: Reprodução/FreePik

A cultura do feedback tem se tornado cada vez mais comum dentro de empresas que buscam pelo bem-estar do funcionário. Ela é capaz de entender a percepção do colaborador sobre a empresa e vice-versa – e, assim, é possível que ambos os lados ajustem suas expectativas.

Ela tem se tornado muito comum entre gestores e profissionais de RH, mas o que é a cultura de feedback de fato? Como implementá-la de forma eficiente no home office?

O que é a cultura de feedback na empresa?

A cultura do feedback é a implementação, dentro da empresa, de o gestor proporcionar aos funcionários um retorno sobre o desempenho deles em suas atividades profissionais. O feedback pode abordar tanto pontos negativos quanto positivos – ou seja, tudo o que o colaborador proporcionou de valor para a empresa e pontos que ele ainda precisa melhorar.

O feedback na empresa ajuda o colaborador a entender como está o seu trabalho e aprimorar pontos que não estão muito a seu favor. Porém, é importante que exista uma estratégia de feedback bem estruturada dentro da empresa e que o gestor saiba passá-la aos funcionários.

Por que implementar a cultura do feedback na empresa?

A cultura do feedback gera inúmeros benefícios para funcionário, colaborador e empresa. Ela é uma forma de acompanhar resultados e fazer os ajustes necessários para que, no fim, todos saiam ganhando.

Veja algumas vantagens dessa prática.

Geração de confiança

Um dos pontos mais importantes que a cultura do feedback traz é a confiança que a equipe tem no seu gestor. Pois uma empresa que se propõe a ouvir, motiva os funcionários a continuarem dando o seu melhor por ela.

Criação de um ambiente propício à inovação

Além disso, quando existe um feedback contínuo na empresa, o funcionário também se sente mais seguro para errar e, consequentemente, para inovar. Criar um ambiente com colaboradores amedrontados não é bom para a empresa, pois assim os funcionários ficam com medo de fazer qualquer coisa para não serem mandados embora – e a inovação e a criatividade ficam sem espaço para aflorar.

Aumento da comunicação entre o time

Em um espaço onde todos têm espaço para falar e serem efetivamente ouvidos, as fofocas e ruídos são reduzidos ou até eliminados. Isto porque a cultura do feedback cria um espaço para a efetiva comunicação entre membros da equipe e da equipe com o gestor. Assim, ninguém se sente excluído ou perseguido, pois sabem que sua opinião importa.

Aumento de produtividade dos funcionários

Uma vez que os funcionários conseguem compreender os pontos que podem melhorar, isso dá uma chance para que eles possam se especializar. Para isso, é importante que o gestor tenha clareza na estratégia e no objetivo do feedback, para que possa passar de forma gentil e compreensível para o funcionário. Além disso, o gestor pode providenciar algumas orientações que espera que o colaborador siga.

Geração de satisfação no funcionário

Com uma empresa preocupada com o seu amadurecimento profissional e clara com seus objetivos e expectativas, o funcionário também se sente mais satisfeito ao cumpri-las. Entender seus erros é muito importante, mas ser reconhecido por seus acertos e desenvolvimento profissional é muito recompensador para o colaborador.

Participação no planejamento da empresa

Com funcionários e gestor bem alinhados, é possível analisar as melhorias que podem ser implementadas em toda a empresa. Além disso, os colaboradores se tornam agentes ativos do planejamento estratégico da empresa, o que aumenta o sentimento de pertencimento àquela instituição.

Aumento do lucro da empresa

Assim que a equipe se comunica e trabalha em conjunto, o trabalho de todos sofre uma perceptível melhora. Com equipe e gestor bem alinhados, é possível que os resultados da empresa também sofram um impacto positivo. Assim, tanto colaboradores quanto empresa têm a possibilidade de amadurecer profissionalmente.

cultura de feedback na empresa
A cultura do feedback gera equipes mais entrosadas com o gestor e melhoram os resultados da empresa. Foto: Reprodução/FreePik

Como implementar a cultura do feedback no home office?

Com a pandemia do coronavírus, as empresas tiveram que adaptar a sua cultura do feedback. O que antes era feito presencialmente, começou a acontecer à distância por meio de vídeo chamadas. Porém, com a distância, o feedback se tornou ainda mais importante entre gestor e equipe já que agora não existe apenas o retorno sobre o desempenho profissional de cada funcionário, mas o gestor teve que oferecer suporte à sua equipe – muitas vezes emocional.

Apesar das limitações que a tecnologia parece oferecer, é perfeitamente possível implementar a cultura do feedback no home office. Para que funcione, é necessário que gestor e setor de RH trabalhem em conjunto.

Manter reuniões periódicas e a agenda do gestor aberta para que o funcionário possa chamar uma reunião com o gestor a qualquer momento se tornaram ações imprescindíveis. O gestor, muitas vezes, deve estar preparado apenas para ouvir o colaborador e se mostrar disponível.

A cultura do feedback tem se tornado cada vez mais comum em empresas que se mostram preocupadas com o bem-estar do funcionário, assim como com seu desempenho profissional. Adaptar a equipe e treinar os gestores para que isso seja feito com estratégia e bons resultados é fundamental.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira todos os nossos canais nas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também o canal da TotalPass no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais. Até a próxima! 

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.