O Dia do Esportista é celebrado todo dia 19 de fevereiro, com o objetivo de conscientizar, incentivar e homenagear a prática de esporte. Por sermos um benefício corporativo de atividade física e pela prática de exercício estar no nosso DNA, esta é uma data muito importante para a TotalPass!

Dia do Esportista
19/02 – Dia do Esportista

O Dia do Esportista surgiu em 06 de julho de 1993, originalmente como “Lei do Zico”. Mas você sabe por quê?

Dia do Esportista: origem

O Dia do Esportista foi criado a partir da Lei n˚ 8.672, ou “Lei do Zico”, instituindo o dia 19 de fevereiro como a data para promover a conscientização dos benefícios de se praticar esporte.

Posteriormente, em 24 de março de 1998, foi criada a “Lei Pelé” ou “Lei do Passe Livre” (Lei n˚ 9.615) para instituir o Dia do Desporto, juntamente com o Dia Mundial do Desporto Olímpico.

Apesar disso, a população brasileira não aderiu à nova lei e o dia 19 de fevereiro segue sendo comemorado como o Dia do Esportista.

Benefícios de praticar atividade física

Segundo o dicionário on-line de português Dicio, esportista é quem se dedica ao esporte. Por isso, contempla todas as pessoas que praticam atividade física em qualquer intensidade e modalidade.

Diferentemente dos atletas, que visam a performance como objetivo, os esportistas podem praticar atividades físicas para saúde, bem-estar ou até lazer.

O exercício físico como uma prática regular é recomendado por diversos especialistas da área da saúde para manter uma boa qualidade de vida.

Além de trazer condicionamento físico ao corpo, fortalecer articulações e músculos, trabalhar o sistema cardiovascular e respiratório (entre outros benefícios), a rotina de atividade física também libera substâncias importantes no nosso organismo, como a endorfina, que oferece a sensação de bem-estar emocional, contribuindo para a qualidade de vida e para a nossa saúde mental.

O esporte também é responsável por mostrar importantes lições para pessoas de todas as idades, como trabalho em equipe, cooperativismo, paciência e concentração.

Ele também auxilia na prevenção de diversas doenças e na manutenção de uma vida mais longa com melhor qualidade.

Existe uma infinidade de modalidades de esportes que você pode praticar, como musculação, ciclismo, natação, yoga e muito mais. O importante é que você encontre prazer e se sinta bem ao praticá-lo!

O Dia do Esportista é um dia para relembrar da importância da atividade física para nossas saúdes física e mental, mas lembre-se que para colher os benefícios que a prática pode gerar em nossas vidas, os exercícios devem ser praticados com regularidade.

Acompanhe a TotalPass!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Quer saber mais sobre nossos benefícios? Converse com um de nossos profissionais para implementar a TotalPass na sua empresa! 

Ou indique sua empresa clicando aqui!